Copyright © 2001-2005 Sebastian Stein
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O KBruch é um pequeno programa para gerar problemas com fracções. Estão disponíveis vários exercícios para este fim. O programa verifica os dados introduzidos e dá um resultado.
O KBruch é um pequeno programa para praticar o cálculo de fracções. Como tal, são oferecidos 4 exercícios diferentes.
Problema de Fracções - neste exercício, você terá de resolver um problema de fracções indicado. Você terá de indicar o numerador e o denominador. Este é o exercício principal.
Comparação - neste exercício, você tem de comparar o valor de 2 fracções indicadas.
Conversão - neste exercício, você tem de converter um dado número numa fracção.
Factorização - neste exercício, você terá de factorizar um dado número nos seus factores primos.
Em todos os vários exercícios, o KBruch irá gerar um problema e o utilizador terá de o resolver. O programa verifica os dados introduzidos e irá dar o resultado para eles.
O KBruch conta quantos problemas foram resolvidos de todo e quantos foram resolvidos correctamente. As estatísticas são mostradas ao utilizador, mas esta parte da janela principal pode ser escondida. O utilizador poderá limpar as estatísticas em qualquer altura.
O KBruch é muito compacto e foca-se na ideia de base de um gerador de problemas. Existe um sistema de ajuda 'online' que oferece uma ajuda dependente do contexto para as diferentes situações.
O KBruch é livre e está licenciado segundo a Licença Pública da GNU.
Aqui está uma imagem do ecrã principal do KBruch:
Toda a acção toma lugar neste ecrã. Isto garante que o KBruch é fácil de usar mesmo para os utilizadores novos! O ecrã principal está separado em 5 partes:
a barra de menu com os 3 menus , e
a barra de ferramentas, onde você pode definir a dificuldade dos problemas indicados no exercício
o selector de exercícios, onde poderá mudar entre os vários exercícios
a parte da tarefa, onde você terá de introduzir o resultado da tarefa indicada
a parte estatística, onde você poderá ver as tarefas que foram tentadas ou resolvidas correctamente
Primeiro, você terá de escolher um exercício no selector respectivo do lado esquerdo da janela. A parte do problema irá mudar de acordo com o problema escolhido. A configuração da barra de ferramentas ficará activa, se você escolher o exercício do .
Você também irá encontrar um ícone para gerar um novo problema na barra de ferramentas. Esta acção está também disponível no menu ->. Esta acção está sempre activa. Se você não tiver resolvido o problema actual, será gerado um novo e o actual irá contar como resolvido incorrectamente.
Você poderá esconder a parte de estatísticas se arrastar o separador vertical para a direita.
Se você terminar o KBruch, o exercício escolhido será guardado à saída e reposto na próxima inicialização.
Nesta parte do ecrã principal, você poderá ver:
quantas tarefas foram resolvidas
quantas tarefas foram resolvidas correctamente
quantas tarefas foram resolvidas incorrectamente
Você poderá reiniciar as estatísticas se carregar no botão por baixo das imagens.
As estatísticas serão gravadas à saída do KBruch e repostas no próximo arranque.
Nesta parte do ecrã principal você poderá ajustar algumas opções gerais para a área de problemas. Para abrir esta janela use a opção ->.
Na parte de cima da janela, você poderá escolher um tipo de letra para a visualização. Na parte inferior, você poderá escolher as cores para as diferentes partes de uma expressão matemática. Pode escolher mostrar a notação mista de números no resultado. Esta notação não é conhecida em todos os lados e pode portanto ser desactivada.
As configurações serão gravadas à saída do KBruch e repostas no próximo arranque.
Neste exercício você terá de resolver um problema indicado. Como tal, você terá de indicar o numerador e o denominador. A dificuldade do problema gerado poderá ser ajustada com os parâmetros do problema descritos em baixo.
Existem 3 parâmetros que influenciam a dificuldade das tarefas geradas:
O número de termos (fracções separadas) indicados em cada tarefa. De 2 a 5, inclusive.
O maior número que o KBruch irá usar como denominador comum nas tarefas que cria. Desde um mínimo de 10 até um máximo de 50.
As operações que deverão ser usadas na tarefa: Adição/Subtracção, Multiplicação/Divisão ou Todas as Operações em Conjunto.
Depois de ter alterado os parâmetros, você terá de carregar no botão na barra de tarefas para gerar uma tarefa que usa os novos parâmetros. Você também poderá chamar esta acção a partir da barra do menu com a opção ->.
A sua selecção do máximo denominador comum será reposta num valor predefinido, de cada vez que você altera o número de termos. Por isso deverá alterar primeiro o número de termos e depois seleccionar o máximo denominador comum.
Se você não resolveu a tarefa actual e chamar a acção , a tarefa irá contar como resolvida incorrectamente. Para evitar isto, você terá de alterar os parâmetros depois de resolver a tarefa mas antes de gerar uma nova.
Os parâmetros escolhidos serão guardados à saída do KBruch e repostos na próxima inicialização.
Depois de ter resolvido uma dada tarefa, você terá de indicar o resultado nos dois campos de dados. Na parte superior você indica o numerador e na inferior o denominador.
Se o resultado for negativo, você poderá indicar um sinal de menos à frente do numerador ou do denominador. Se o resultado for 0 (zero), você poderá deixar ambos os campos em branco. Se o resultado tiver um denominador igual a 1, você poderá deixar o campo de baixo em branco.
Depois de indicar o resultado, você deverá carregar no botão por baixo dos campos de texto. O KBruch irá validar o seu resultado e apresentar o resultado correcto. Como tal, o ecrã principal irá mudar um pouco, como poderá ver na imagem:
Este problema foi resolvido correctamente. O valor correcto é mostrado de 2 formas diferentes. A segunda forma à frente da palavra CORRECTO só é usada em alguns países deverá ser lida como 2 + 1/5 no caso indicado.
Você terá de indicar sempre o resultado reduzido, porque a maioria dos professores só dará a pontuação completa aos resultados reduzidos. O KBruch mostrar-lhe-á uma mensagem curta como a da imagem em baixo, se você indicar o resultado correcto mas não reduzido.
Para passar à próxima tarefa, carregue no botão . Se quiser mudar os parâmetros para a próxima tarefa, por favor faça-o antes de carregar no botão .
Neste exercício, você terá de comparar 2 fracções indicadas. Você terá de escolher a maior fracção da duas, seleccionando o sinal de comparação correcto.
Primeiro, escolha o sinal de comparação correcto. Para mudar o sinal de comparação, terá de carregar no botão que mostra o sinal de comparação. Depois de o ter escolhido, carregue na opção . O KBruch irá verificar os seus dados e apresentar o resultado correcto. Depois deste passo, poderá passar ao próximo exercício se carregar no botão .
Neste exercício, você terá de converter um dado número numa fracção. Você terá de indicar tanto o numerador como o denominador.
Do lado esquerdo do sinal de igualdade na imagem, poderá ver um ponto decimal recorrente. Isto significa que a fracção mostrada tem uma parte repetitiva. A parte repetitiva é identificada com a pequena barra por cima dos números. Estes números repetem-se infinitamente.
Depois de ter introduzido o numerador e o denominador carregue no botão . O KBruch irá verificar os seus dados e apresentar o resultado correcto. Depois deste passo, você irá passar ao próximo problema ao carregar no botão .
Não se esqueça de introduzir o resultado reduzidos. Os resultados não reduzidos irão contar como resolvidos incorrectamente.
Neste exercício, você terá de factorizar um dado número nos seus factores primos. Você terá de indicar todos os factores primos do número.
Você poderá indicar um factor se carregar nos . Os factores-primos indicados serão mostrados no campo ao lado do número a ser factorizado. Você poderá remover o último factor primo indicado se carregar no botão .
Depois de ter introduzido todos os factores primos carregue no botão . O KBruch irá verificar os seus dados e apresentar o resultado correcto. Depois deste passo, você irá passar ao próximo problema ao carregar no botão .
Na imagem do topo desta página, poderá ver um “*” entre os factores primos. Este é o sinal de multiplicação. O produto de todos os factores primos deverá ser o número que irá tentar factorizar.
Você terá de indicar todos os factores primos, mesmo quando um deles é repetido várias vezes. Por exemplo: como factores primos do número 18, terá de indicar 2, 3 e 3.
KBruch
Programa e documentação Copyright, 2001-2004 Sebastian Stein (seb.kde AT hpfsc.de)
Os agradecimentos vão para:
Anne-Marie Mahfouf por gerir o projecto KDE-Edu
Klas Kalass por ter ajudado a desenhar a interface
Eva Brucherseifer por criar o KMath (a interface gráfica do KBruch é baseada nesse trabalho)
Dominique Devriese pela correcção de erros
Stefan Schumacher por ter testado uma versão muito preliminar
Sven Guckes por testar a interface de texto (que foi removida)
David Faure por ajudar com o CVS e com o Bugzilla do KDE
Robert Gogolok por ajudar com o CVS do KDE
John Kesson por validar o manual
Tradução de José Nuno Pires (jncp AT netcabo.pt)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
O KBruch faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O KBruch pode ser encontrado no pacote kdeedu em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
Para conseguir usar com sucesso o KBruch, você precisa do KDE > 3.1.
O KBruch em si poderá ser encontrado na página pessoal do KBruch e faz parte do projecto KDE-Edu.
Você poderá encontrar uma lista com as alterações nas mensagens de alteração do CVS.
Para poder compilar e instalar o KBruch no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do KBruch:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o KBruch usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team