Copyright © 2001, 2002 Charles Samuels
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
Noatun plug-in completo baseado num leitor multimédia para KDE;.
Índice
Noatun plug-in completo baseado num leitor multimédia para KDE;.
Noatun é um elaborado interface visual para o sintetizador analógico em tempo real aRts. Para adicionar objectos adicionais, vá a http://noatun.kde.org/plugins.phtml, ou a http://mpeglib.sf.net. Por omissão o aRts suporta os formatos MP3 e MPEG-1. O formato Vorbis é igualmente suportado se as livrarias do Vorbis tiverem sido disponibilizadas durante a compilação do KDE.
Noatun, por omissão é iniciado com um excelente 'plugin' de interface para o utilizador. Este 'plugin' foi escolhido pelo facto de ser similar a maior parte das outras aplicações do KDE.
Noatun é único por não existirem duas instalações iguais e por não ter um interface standard, no entanto existe um por omissão. Terá a liberdade de juntar e ajustar a sua selecção de 'plugins' e personalizar o Noatun até que se torne no seu leitor de multimédia ideal!
A janela de preferências do Noatun possuí uma caixa de texto Formato do Título estranha. Poderá introduzir um formato de cadeia de texto para personalizar a forma como o formato aparece.
Qualquer texto aparece de um modo normal, a não ser que esteja entre $( )
.
O texto entre $( )
irá utilizar a propriedade do Noatun para esse mesmo item, e irá substituí-lo pelo texto dado.
Se entre $( )
existem aspas, esse texto será apresentado normalmente, mas apenas se a propriedade desse nome existir.
As aspas podem estar no início do $( )
, no final, ou em ambos em simultâneo.
Por exemplo, $(bitrate)
é substituído pelo bitrate do ficheiro, tal como o 'plugin' Metatag o carrega. No entanto, se inserir aspas naquele campo, o texto entre aspas, será mostrado: $(bitrate"kbps")
dará informação sobre o bitrate, do ficheiro, seguido pelos caracteres "kbps"
, por exemplo. Não será mostrado no entanto se a propriedade “bitrate” não existir.
Poderá seleccionar diferentes 'plugins' indo ao menu , e seleccionando . Vá á página Plugins através da selecção do item adequado da lista. Então poderá activar os 'plugins' seleccionando a caixa correspondente ao seu nome. Noatun requer pelo menos um 'plugin' de interface do utilizador, e um 'plugin' de lista de média.
Milk Chocolate é uma interface para o utilizador simples e pequena. Os botões comportam-se como um leitor de CD, onde o botão de ejectar abre a lista de média. A página com cruz remove a lista de média actual, mas não apaga o ficheiro do disco, e o botão de seta activa o modo de repetição. Um menu está disponível através do botão do rato clicando em qualquer parte da janela.
Young Hickory é um 'plugin' para a Bandeja do Sistema do KDE, a área junto ao relógio, por omissão.
Ao clicar no ícone botão Noatun. Note que as listas de média por exemplo, não são consideradas como interfaces de utilizador.
do rato é mostrado um pequeno menu, e ao clicar em botão do rato dará visibilidade à sua janela de interface de utilizadorEste 'plugin' colocará a lista de média numa elegante tabela HTML. A página de preferências dá a possibilidade de selecção de cores, imagem de fundo, e activa o modo 'Hover', para mudança de cores quando o cursor esta sobre um 'link'.
Depois de escolher as opções, o menu , abrirá um diálogo de ficheiro para que seleccione o destino de gravação do ficheiro de saída.
O carregador de estilo K-Jöfol do Noatun, é uma reimplementação de um programa do Windows com o mesmo nome.
A implementação do Noatun tem infelizmente algumas limitações. Por exemplo os estilos tem que ser previamente descomprimidos para o disco para que sejam carregados.
Para instalar um estilo (formato ZIP, no Windows®) poderá usar o carregador de estilos que se encontra na caixa de diálogo das preferências do Noatun.
Pelo facto de alguns estilos não estarem devidamente empacotados e do carregador de estilos não adivinhar tudo, poderá ainda seguir os seguintes comandos se uma determinada instalação de um estilo falhar:
%
cd
$KDEHOME/share/apps/noatun
%
mkdir
(se necessário)kjskins
%
cd
kjskins
%
mkdir
nova estilo
; cdnovo estilo
%
unzip
/caminho/para/novo_estilo.zip
Pode também criar os seus próprios estilos com a ajuda do tutorial http://www.angelfire.com/mo/nequiem/tutorial.html.
A Split Playlist possui um design simples e clássico. Um duplo clique em qualquer entrada da lista irá accioná-la (do mesmo modo seleccionando-a e premindo Enter). Poderá arrastar ficheiros bem como URLs.
Tal como o KDE 3.0, o Split Playlist (SPL) guarda a informação em formato XML, importante automaticamente a lista m3u se o ficheiro XML não existir. Isto significa que poderá modificar o ficheiro m3u, e apagar o ficheiro XML para automaticamente gerar listas de média.
O nome Split Playlist é um pouco enganador, na medida em que a lista não está realmente dividida. Este nome resulta do seu design original (remontando aos primeiros dias do Noatun) onde estava realmente dividida.
Se estiver a usar o estilo Winamp™, por certo já deverá ter reparado que lhe é familiar. Clicando no contador horário seleccionará o modo de contagem crescente ou decrescente. Ao clicar a área do gráfico irá activar ou desactivar o mesmo. Poderá também fazer um duplo clique na barra de título para activar o modo de sombra do Windows. Com o botão (ou clicando no ícone superior esquerdo irá ser mostrada a barra de ferramentas standard do Noatun.
Poderá instalar novos estilos em $KDEHOME/share/apps/noatun/skins/winamp
, criando uma directoria para as guardar, e extraindo o estilo de seguida para a mesma directoria. Os ficheiros de estilo Winamp ™ com a extensão .wsz
podem ser tratados como ficheiros zip normais. Poderá no entanto ter que os renomear primeiro para que os possa descomprimir.
Metatag é um 'plugin' que carrega a informação respectiva a um ficheiro através do KDE, o mesmo mecanismo é usado no Konqueror quando passa com o rato por cima de um qualquer ficheiro. Além de carregar informação, também suporta edição através de menu subitem . Suporta edição de tags ID3, bem como de tags OggVorbis. Lê também a taxa de bits dos ficheiros.
Carsten Pfeiffer decidiu quebrar com a longa tradição do Noatun de criação de nomes o mais incorrectos possíveis 'plugins', como ficou provado tanto pelos 'plugins' Milk-Chocolate, Young Hickory, e muitos mais outros. Do que vale apenas convergir do S para um Z? Parece algo que os falantes de Inglês-Americano fariam!
Contudo, apenas pelo facto de o nome não ser original não significa que é um fraco 'plugin'. Pleo contrário, este permite a atribuição de teclas de atalho para algumas acções do Noatun. A verdadeira beleza nestas teclas de atalho, é que funcionam de qualquer lado, e não apenas dentro do Noatun. Assim pode finalmente valer a pena os “Teclados Multimédia”.
Se tiver um controlo por Infravermelhos no seu computador (tais como os da televisão com sintonizadores Brooktree®), e o seu controlo for suportado por LIRC, então deverá funcionar. Tal como Keyz, o nome é muito insípido, mas o 'plugin' permite-lhe atribuir acções a cliques de botões.
Para atribuir acções a um botão, carregue o 'plugin', vá á página de Controle do controlo por Infravermelhos na janela de configuração do Noatun. Seleccione o botão da lista e escolha a acção a associar da 'combo box' abaixo. Se numa acção como por exemplo o controle de volume, quiser efectuar a acção repetidamente, active a caixa e seleccione o intervalo entre acções.
Se tiver uma placa TV, um truque conveniente é atribuir o botão à acção Pausa, permitindo assim tirar o som ao painel da sua aplicação de TV, enquanto pausa o Noatun, e vice-versa, isto é particularmente útil no caso de anúncios publicitários.
4.1. | A música tem muitas falhas quando se movimenta janelas. |
Você pode ter aumentar o 'buffer' do aRts do seguinte modo:
Poderá também considerar correr o servidor de som em prioridade de tempo real se o tempo de resposta não ajudar. Tenha atenção que isto pode provocar um bloqueio no sistema. | |
4.2. | Não posso remover a lista de média ou a interface de utilizador da lista de 'plugins'. |
Já que o Noatunnecessita de pelo menos uma interface para o utilizador carregada e uma lista de média, você terá que adicionar um 'plugin' de interface antes de remover o antigo. Adicionar uma nova lista de média removerá automaticamente a antiga. | |
4.3. | Onde posso obter mais 'plugins' ? |
Os programadores de programas de terceiros podem submeter os seus 'plugins' em Noatun web-site, local onde podem ser descarregados por você, utilizador. | |
4.4. | Como posso construir um 'plugin' para o Noatun? |
A documentação , em modo API, e exemplo de código fonte estão disponíveis no site Noatun. Do mesmo modo, e no espírito do software de código aberto o código fonte do Noatun e todos os 'plugins' de defeito estão disponíveis. |
Direitos do programa 2000-2002 Charles Samuels (charles AT kde.org)
Direitos da documentação 2002 Charles Samuels (charles AT kde.org)
O Noatun foi trazido a você pelas seguintes pessoas:
Charles Samuels (charles AT kde.org)
Neil Stevens (multivac AT fcmail.com)
Stefan Westerfeld (stefan AT space.twc.de)
Martin Vogt (mvogt AT rhrk.uni-kl.de)
Malte Starostik (malte.starostik AT t-online.de)
Nikolas Zimmermann (wildfox AT kde.org)
Stefan Schimanski (1Stein AT gmx.de)
Tradução de Rui Branco (freedebian AT netcabo.pt)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da BSD License.
O Noatun faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O Noatun pode ser encontrado no pacote kdemultimedia em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
Noatun requer no mínimo um Pentium 200 com Linux®, um PowerPC com Linux® 2.4.1 ou superior, ou outras plataformas. Suporte para mais plataformas será disponibilizado em breve.
Para que uma plataforma seja facilmente suportada, terá que ter suporte 'pthread', e o sistema de saída de som OSS, no entanto o sistema ALSA é suportado no Linux®.
Para poder compilar e instalar o Noatun no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do Noatun:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o Noatun usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Se se deparar com algum problema, por favor reporte ao autor em (charles AT kde.org)
.
Se tem esta documentação, provavelmente já terá compilado o Noatun
Milk Chocolate é um 'plugin' de interface de utilizador simples e minimalista
aRts é um sintetizador analógico em tempo real. Uma estrutura de média poderosa utilizada pelo Noatun
Este 'plugin' carrega estilos originalmente usadas num leitor de média do Windows® com o mesmo nome.
Keyz permite-lhe atribuir teclas a acções no Noatun
Young Hickory é um 'plugin' da barra de sistema.
Kaiman é um 'plugin' que carrega estilos do leitor de média GQMPEG. Kaiman é um predecessor do Noatun, foi distribuído com o KDE para o KDE 2.0. Quando o Noatun foi introduzido no KDE 2.1, o carregador de estilos Kaiman tornou-se num 'plugin' do Noatun.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team