Copyright © 2000 Matt Johnston
Copyright © 2004 Henrique Pinto
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O Ark é um gestor de pacotes para o KDE.
Índice
O Ark é um programa para gerir vários formatos de pacotes dentro do ambiente do KDE. Os pacotes poderão ser vistos, extraídos, criados e modificados dentro do ambiente do KDE. O programa consegue lidar com vários formatos como o tar, o gzip, o bzip2, o zip e o lha (se estiverem instalados os programas da linha de comandos apropriados). O Ark trabalha intimamente com o Konqueror no ambiente do KDE para lidar com os pacotes, se você instalar o 'plugin' de Integração com o Konqueror que vem no pacote 'kdeaddons'.
Para abrir um pacote no Ark, escolha no menu . Você também pode abrir os ficheiros dos pacotes se os arrastar e largar a partir do Konqueror. Os ficheiros dos pacotes deverão estar associados com o Ark, para que você também possa carregar com o botão num ficheiro do Konqueror e seleccionar o para o abrir.
Logo que um pacote tenha sido aberto, você poderá efectuar várias operações sobre os ficheiros dentro do pacote. Ao carregar com o botão , você poderá escolher o que fazer:
num ficheiro dentro do pacote, ou ao seleccionar um ficheiro e usando o menuO extrai o ficheiro para uma localização indicada por si no disco.
A opção irá apagar o ficheiro ou ficheiros seleccionados do pacote.
O irá abrir o ficheiro no visualizador integrado ou no programa de visualização predefinido, no caso de o visualizador integrado não conseguir ver o ficheiro, ou se você o tiver desactivado na janela de Configuração.
A permite-lhe abrir o ficheiro com um programa à sua escolha.
O irá abrir o ficheiro com um programa à sua escolha. A diferença entre isto e o é que as alterações que você fizer irão ser gravadas no ficheiro dentro do pacote.
Logo que um pacote tenha sido aberto no Ark, este poderá ser extraído. Para extrair os ficheiros de um pacote, você tanto pode optar por no menu ou por carregar com o botão em qualquer ficheiro. A janela de Extracção permite-lhe seleccionar para onde você quer extrair os ficheiros. Você também poderá seleccionar quais os ficheiros a extrair:
A opção extrai o ficheiro seleccionado mais recentemente. Se estiverem vários ficheiros seleccionados, só o seleccionado mais recentemente será extraído.
O extrai o conteúdo completo do pacote.
A opção extrai todos os ficheiros que foram seleccionados.
O permite-lhe indicar quais os ficheiros que deverão ser extraídos, de acordo com certos padrões, isto é *.txt
ou *.jpg
. Tenha em atenção que só pode usar um padrão de cada vez.
Pode indicar a pasta para onde extrair os ficheiros no campo de texto Extrair para:. O local por omissão é a pasta onde se encontra o pacote. Poderá também optar por ter a pasta para onde extraiu aberta no Konqueror, logo que a extracção esteja completa.
Para criar um novo pacote no Ark, escolha no menu .
Você poderá então escrever o nome do pacote com a extensão apropriada (tar.gz
, zip
, bz2
etc.). Para adicionar ficheiros ao pacote, escolha no menu . Se quiser adicionar uma pasta inteira a um pacote, seleccione no menu .
Uma forma alternativa de adicionar ficheiros ao pacote é arrastar um ficheiro do Konqueror ou do ecrã para a janela principal do Ark, para que seja adicionado ao pacote actual.
Usa o visualizador integrado para ver o conteúdo dos ficheiros, se possível.
Activa o 'plugin' para extrair ou adicionar os ficheiros aos pacotes através dos menus de contexto do Konqueror.
Esta opção só funciona se o 'plugin' de integração com o Konqueror do pacote 'kdeaddons' estiver instalado no seu sistema.
Muitas destas opções só são configuráveis para formatos de pacotes específicos. Os outros formatos podem-se comportar de ambas as formas e não são configuráveis.
Se você quiser adicionar nomes de ficheiros que já existam num pacote, só os substitui se os ficheiros adicionados forem mais recentes que os que já existem no pacote.
Obriga a que os nomes dos ficheiros tenha o formato 8.3 do DOS.
Só afecta os ficheiros ZIP
Converte os fins de linha nos ficheiros de texto para o formato do DOS a partir do formato do Unix.
Só afecta os ficheiros ZIP
Grava as ligações dentro do pacote, em vez de as seguir e de incluir os ficheiros apontados por essas ligações.
Afecta os pacotes ZIP e RAR.
Se você adicionar uma pasta a um pacote, adiciona também todas as subpastas dentro dela. Afecta os pacotes ZIP e RAR
Muitas destas opções só são configuráveis para formatos de pacotes específicos. Os outros formatos podem-se comportar de ambas as formas e não são configuráveis.
Sobrepõe os ficheiros que tenham nomes correspondentes no disco com os que existem no pacote.
Grava as configurações de utilizadores, grupos e permissões nos ficheiros. Utilize com cuidado, dado que isto poderá resultar em que os ficheiros extraídos não pertençam a nenhum utilizador válido no seu computador.
Extrai todos os ficheiros para a pasta de extracção, ignorando qualquer estrutura de pastas no pacote.
Extrai todos os ficheiros com os nomes todos em minúsculas (ou em maiúsculas).
Isto mostra a janela das Pastas, onde você poderá escolher as pastas por omissão. A Pasta comum é a última pasta que você usou para essa opção em particular.
Cria um novo arquivo
Abre um arquivo
Mostra uma lista com os pacotes abertos recentemente para os poder escolher
Abre uma nova janela do Ark
Carrega o pacote actual de novo a partir do disco. Isto irá actualizar a janela do Ark se existir outro programa que tenha alterado o pacote.
Permite-lhe gravar o pacote actual com um nome novo
Fecha o pacote actual
Fecha o Ark
Permite-lhe seleccionar os ficheiros de acordo com o seu nome. Por exemplo, você poderia definir o *.txt
para seleccionar todos os ficheiros de texto. Repare que você não poderá usar mais do que um filtro de cada vez.
Selecciona todos os ficheiros no pacote
Deselecciona todos os ficheiros do pacote
Troca os ficheiros seleccionados. Os ficheiros seleccionados deixam de o estar e os ficheiros não seleccionados passam a estar.
Mostra a janela do Resultado da Linha de Comandos, o qual lhe mostra o resultado do comando ou comandos executados mais recentemente pelo Ark. Isto poderá ser útil algumas das vezes se você estiver a ter problemas e os queira tentar resolver.
Mostra a janela de Seleccionar os Ficheiros a Adicionar, onde você poderá então escolher os ficheiros. Mantenha carregado o Ctrl e carregue para seleccionar os vários ficheiros. Para subir uma pasta, carregue com o botão na lista de pastas para poder escolher (isto será provavelmente melhorado em breve). A página Avançado tem algumas opções que são específicas para o tipo ou pacote com o qual está a lidar.
Mostra a janela de Adicionar uma Pasta..., onde você poderá escolher uma pasta para adicionar. Basta escolher uma pasta e seleccionar .
Remove os ficheiros seleccionados no momento do pacote.
Mostra a janela de Extrair, a qual lhe permite seleccionar para onde irá extrair os ficheiros. Você também poderá seleccionar quais os ficheiros a extrair:
O Actual extrai o ficheiro seleccionado mais recentemente. Se estiverem vários ficheiros seleccionados, só o seleccionado mais recentemente será extraído.
O Todos extrai o conteúdo completo do pacote.
A opção Ficheiros Seleccionados extrai todos os ficheiros que foram seleccionados.
O Padrão permite-lhe indicar quais os ficheiros que deverão ser extraídos, de acordo com certos padrões, isto é *.txt
ou *.jpg
. Tenha em atenção que só pode usar um padrão de cada vez.
Pode indicar a pasta para onde extrair os ficheiros no campo de texto Extrair para:. O local por omissão é a pasta onde se encontra o pacote. Poderá também optar por ter a pasta para onde extraiu aberta no Konqueror, logo que a extracção esteja completa.
Abre o ficheiro seleccionado de momento no programa de visualização associado.
Abre o ficheiro seleccionado no momento com um programa à sua escolha. A janela Abrir Com... permite-lhe escolher qual o programa a usar.
Abre o ficheiro seleccionado no momento com um programa à sua escolha. Todas as alterações que você fizer no programa do editor serão reflectidas no pacote, dado que será actualizado.
Comuta (activa ou desactiva) a visibilidade da barra de ferramentas.
Comuta (activa ou desactiva) a visibilidade da barra de estado.
Comuta (activa ou desactiva) a visibilidade da barra de procura.
Mostra a janela de Configurar os Atalhos. Esta permite-lhe escolher as teclas de atalho para os vários itens do menu. Para alterar um atalho, seleccione uma acção da lista, escolhendo então qual a sequência de teclas a usar. Se carregar no botão em baixo à direita Tecla, poderá escolher qual a tecla específica a usar. Basta carregar na nova tecla.
Mostra uma janela-padrão do KDE na qual poderá configurar os ícones da barra de ferramentas.
Isto abre a janela de configuração do Ark. A janela contém quatro módulos (o Geral, o Adição, o Extracção e o Pastas). A configuração do Ark é discutida na secção de Configuração
Invoca a ajuda do KDE, aberta na documentação do Ark. (este documento).
Muda o cursor do rato para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Ao carregar nos itens do Ark irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) que explica a função do item.
Abre a janela de Relato de Erros onde pode comunicar um erro ou “pedir” uma funcionalidade.
Mostra a versão da aplicação e as informações do autor.
Mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
O Ark tem o Copyright (c) 1997-2004, Os Vários Programadores do Ark
Autores:
Helio Chissini de Castro (helio AT conectiva.com.br)
Georg Robbers (Georg.Robbers AT urz.uni-hd.de)
Henrique Pinto (henrique.pinto AT kdemail.net)
Roberto Selbach Teixeira (maragato AT kde.org)
Robert Palmbos (palm9744 AT kettering.edu)
Francois-Xavier Duranceau (duranceau AT kde.org)
Corel Corporation (autor: Emily Ezust) (emilye AT corel.com)
Documentação Copyright (c) 2000 Matt Johnston (mattj AT flashmail.com)
Documentação actualizada para o KDE 3.3 por Henrique Pinto (henrique.pinto AT kdemail.net)
.
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
O Ark faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O Ark pode ser encontrado no pacote kdeutils em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
Para poder usar com sucesso o Ark, você precisa do KDE 3.3 ou superior. O Tar v1.12 da GNU e um gzip recente são também necessários para usar o Ark. Para lidar com os outros formatos dos ficheiros, você irá necessitar dos seguintes programas da linha de comandos, como o zip, unzip, ar e lha.
Para poder compilar e instalar o Ark no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do Ark:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o Ark usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team