Copyright © 2001, 2002 Dirk Doerflinger
Copyright © 2004 Orville Bennett
Copyright © 2005 Titus Laska
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O Kicker é o painel inicial do KDE e é também capaz de incorporar algumas 'applets' e extensões úteis. Normalmente reside no fundo do ecrã.
Índice
O Kicker é o painel de lançamento de aplicações do Ambiente de Trabalho K. Para além do Menu , onde você poderá iniciar as aplicações, o Kicker também é capaz de executar as 'applets' acopladas como o paginador, a barra de tarefas ou o relógio, assim como algumas extensões, como os painéis-filhos.
O Kicker normalmente reside no fundo do ecrã, mas poderá ser movido para qualquer outro extremo. Por favor comunique quaisquer problemas ou pedidos de funcionalidades às listas de correio do KDE.
Isto é o que você vê num KDE instalado como novo, assumindo que você saltou a parte do KPersonalizer. Se você está a usar uma resolução mais baixa, alguns dos ícones poderão não aparecer imediatamente. Para lidar com estas resoluções mais baixas, a imagem em baixo está dividida em duas partes.
Aqui está uma imagem do lado esquerdo do Kicker
Este é o lado direito do Kicker
Claro que esta é apenas uma das formas como o Kicker poderá aparecer no ecrã. Existem muitas configurações disponíveis.
Se você está habituado a este tipo de lançadores de aplicações, poderá ignorar este capítulo e passar para o básico do Kicker.
A utilização principal do Kicker é a de iniciar as aplicações. Isto é feito carregando em ícones tanto do painel como do Menu . O Kicker mostra também mais algumas coisas, por isso vamos ver.
Dando uma vista de olhos nas imagens acima, encontram-se da esquerda para a direita:
É usado para lançar as aplicações e algumas outras coisas úteis. Veja o O Menu para mais informações.
Existem alguns ícones para as aplicações mais usadas. Estas podem ser movidas e removidas, assim como poderão ser adicionadas outras novas. Alguns dos ícones têm um significado especial, o qual você poderá ler no básico do Kicker. Se deixar o rato em cima de um ícone sem carregar nele, mostra o seu nome e uma descrição para essa aplicação, desde que você tenha pedido para fazer isso na Janela de Configuração.
Esta mostra uma vista em miniatura dos ecrãs virtuais. Se carregar numa secção da mesma, irá activar esse ecrã. Para mais informações, baseie-se nas Applets.
Todas as aplicações em execução são mostradas como botões na barra de tarefas. Se carregar no botão de uma aplicação fará aparecer essa aplicação em primeiro plano. Se já estava nesse estado antes, ficará minimizada. Poderá consultar mais informações na secção sobre as Applets.
A bandeja do sistema é capaz de englobar um determinado conjunto de aplicações como - neste caso - o Klipper e o Servidor de Chamadas de Atenção do KOrganizer. Existem também algumas aplicações úteis para a bandeja do sistema. Você poderá carregar nas aplicações tanto com o botão como com o para ver as acções específicas que estão definidas para cada aplicação.
A 'applet' do Relógio é - obviamente - um relógio pequeno e útil. Poderá ter vários estilo; dê um vista de olhos na secção das applets para mais informações.
Este botão deixa-o tirar o Kicker da vista para ter mais espaço no ecrã. Quando o Kicker está desaparecido, só o botão para ficará visível para voltar a fazer aparecer de novo o Kicker.
Isto foi apenas a descrição do Kicker no seu lançamento inicial. Este poderá ser configurado de várias formas e estilos, assim como poderão ser adicionadas mais 'applets'. Existem ainda algumas extensões como a barra de tarefas externa para você adicionar. Veja o básico do Kicker, as Applets e as Extensões para mais informações.
Tal como foi dito em cima, existe um conjunto de coisas que poderão ser adicionadas ao Kicker. Esta secção irá dizer-lhe tudo acerca do início das aplicações, a navegação nas pastas e a adição de alguns tipos de 'applets' e extensões. Poderão ser feitas várias coisas a partir do menu de contexto ou da opção do Centro de Controlo do KDE, ou através da secção -> do Centro de Controlo KDE.
Existem três formas diferentes de adicionar uma aplicação ao Kicker:
Basta arrastar qualquer ficheiro do Konqueror para o Kicker e já está. Isto também funciona para o menu com qualquer item. Você poderá alterar os seus atributos, como os parâmetros opcionais da linha de comandos ou o ícone se carregar com o botão do rato e escolher a opção no menu de contexto.
Carregue no botão Kicker e escolha a opção . Aí, você poderá escolher uma aplicação que será adicionada ao Kicker.
do rato em qualquer área vazia doAs aplicações não-KDE, isto é xosview ou xemacs.
Carregue com o botão Kicker e escolha , seguida de . Na janela que aparece, introduza o Título do botão e uma Descrição nos dois primeiros campo de texto. Depois, preencha o comando da aplicação que deseja adicionar no campo Executável:. Poderá adicionar também alguns argumentos da linha de comandos opcional, pode fazer com que a aplicação se inicie a partir de um terminal e escolher o ícone que aparecerá no Kicker ao carregar na roda dentada. Se não escolher nenhum ícone, a aplicação irá usar essa roda dentada por omissão.
do rato em qualquer área vazia doAs aplicações poderão ser movidas e removidas se carregar com o botão ou . Para o fazer, carregue num ícone com o botão do rato, espere um segundo e arraste depois o ícone para a sua posição nova. Outra forma de remover uma aplicação é carregando com o botão do rato em qualquer área vazia e escolhendo ->, seguido da aplicação que deseja remover.
do rato e escolher a opçãoAs pastas poderão ser adicionadas, bastando para tal arrastar uma pasta para qualquer área vazia do Kicker. Os Navegadores também poderão ser adicionados a partir do menu de contexto ou do menu .
Existem duas formas diferentes de ter uma pasta no Kicker ; você poderá optar entre elas no menu que aparece depois de as largar.
Se escolher isto, irá adicionar uma ligação à pasta seleccionada. Se carregar neste ícone da pasta irá abrir o Konqueror com este a mostrar o conteúdo desta pasta.
Se você adicionar uma pasta desta forma, esta será apresentada como um sub-menu do Kicker. Este sub-menu contém a opção , o que faz o mesmo que um URL do gestor de ficheiros, e o , o que irá abrir um terminal com esta pasta como sendo a actual. Para além disso, este sub-menu contém o conteúdo dessa pasta. As subpastas são mostradas como novos sub-menus como o próprio navegador. O número máximo de elementos apresentados poderá ser definido na Janela de Configuração. Os navegadores também poderão ser adicionados a partir do menu de contexto do Kicker, escolhendo aí a opção e , no canto superior direito da janela para Adicionar uma 'Applet'.
Ambos os tipos de pastas poderão ser movidas e removidas se carregar com o botão ou . Você também poderá mover um ícone se carregar com o botão do rato, se tiver este botão. Outra forma de remover uma aplicação é carregando com o botão do rato em qualquer área vazia e escolhendo ->, seguido da aplicação que deseja remover.
do rato e escolher a opçãoOs URLs do gestor de ficheiros também podem ser configurados a partir do menu de contexto, tal como outra pasta qualquer do KDE.
Alguns dos ícones no Kicker têm um significado especial. Eles são adicionados ao seleccionar o menu , seguido da opção , no canto superior direito da janela para Adicionar uma 'Applet'.
O ícone do Menu K é um dos ícones mais necessários do Kicker. Como poderá adivinhar, ele abre o Menu , sobre o qual poderá aprender mais no Menu K.
Se carregar neste ícone irá abrir a . O seu primeiro item, o , tenta mover as janelas no seu ecrã activo de forma a que consiga ver tantas quantas possíveis.
coloca todas as janelas do ecrã activo acima de todas as outras, onde a mais recente fica no topo e as outras ordenadas pela hora desde que foram usadas da última vez.
Por baixo destas opções, existe uma lista com todas as aplicações em execução neste momento, agrupadas pelos ecrãs onde estão a correr. Se carregar numa aplicação, activá-la-á.
O ícone de Favoritos oferece um acesso rápido aos seus favoritos. Estes aparecem da mesma forma que se você carregasse no do Konqueror. Se carregar num favorito do menu, irá lançar o Konqueror com o URL associado a esse favorito.
Este menu mostra os documentos usados mais recentemente (só funciona para as aplicações do KDE de momento). Se carregar no item irá remover esses itens, o que poderá ser útil por razões de privacidade.
O O ícone de Acesso ao Ecrã permite-lhe ter um acesso mais rápido a todas as coisas que você tem no seu ecrã, minimizando para tal todas as aplicações abertas no momento. O ícone ficará pressionado até que você volte a carregar nele de novo, o que irá repor ou restaurar as suas aplicações minimizadas ou reactivar uma aplicação a partir da barra de tarefas.
Ao adicionar um ícone de um Navegador irá abrir uma janela que lhe permite escolher uma localização e um ícone, o qual irá aparecer como um menu de . Vá à secção Adicionar Pastas para saber mais informações sobre os navegadores.
O permite-lhe adicionar uma aplicação que não aparece no menu ao Kicker. Vá à secção de Adicionar Aplicações para mais informações sobre as aplicações não-KDE.
Este ícone fornece o acesso a alguns dos estilos mais usados de terminais: basta carregar nele para lançar uma consola normal, enquanto que, se mantiver o botão do rato carregado, oferece as mesmas possibilidades que o Konsole dá ao carregar em Nova Sessão.
Este ícone dá-lhe o acesso directo ao sistema de impressão do KDE. O KDE consegue usar vários sistemas de impressão de acordo com a vontade do utilizador. As opções em baixo irão variar, dependendo do sistema de impressão em uso. Carregue com o botão do rato no ícone para abrir um menu que lhe dá as seguintes opções:
:Isto irá iniciar o Assistente de Adição de Impressoras do KDE, o qual lhe permite simplesmente adicionar uma nova impressora ao seu sistema.
Isto irá abrir a janela de Configuração da Impressão do KDE.
Este item menu permite a configuração de um Servidor de CUPS. Aparecerá uma janela de autorização para si, que necessita de validação, antes de permitir quaisquer alterações.
Este item inicia o Gestor de Impressão, o centro de controlo de impressão principal do KDE.
Este item irá abrir o Konqueror com o 'io-slave' print:/
para navegar em todos os tipos de impressoras.
Este item abre uma janela que lhe permitirá imprimir facilmente um ou mais ficheiros.
Os itens seguintes, com os nomes de todas as suas impressoras, abrem a janela do KJobviewer para cada uma das impressoras.
Se carregar com o botão no menu de contexto que aparece, para remover o ícone do Kicker.
do rato em qualquer ícone, seja ele uma aplicação, uma pasta ou um ícone especial, e escolher a opçãoOutra forma de remover os ícones é carregando com o botão Kicker e seleccionando a opção , seguida de , ou . Você poderá então escolher o botão que deseja para o remover do sub-menu.
do rato em qualquer espaço livro doPor favor tenha em atenção que a remoção de um ícone do Kicker não irá remover a aplicação do disco!
O Kicker vem com um conjunto de 'applets' como a barra de tarefas ou o mini-paginador. Estas poderão ser adicionadas tanto com o sub-menu , no menu de contexto, que poderá abrir se carregar com o botão do rato em qualquer espaço livre do Kicker. Na janela que aparece, escolha uma 'applet' para adicionar e carregue no botão .
As 'applets' poderão ser movidas se arrastar a sua pega enquanto que mantém carregado o botão do menu de contexto.
do rato ou o botão do rato ou escolhendo a opçãoVocê poderá aprender mais sobre as 'applets' na secção respectiva, a Applets.
As 'applets' poderão ser removidas se seleccionar a opção do menu de contexto, a qual aparece quando o botão do rato é carregado na pega da 'applet' (tanto à esquerda como em cima da mesma) ou no ícone em si.
Existe também a possibilidade de adicionar extensões externas ao Kicker, como a , a , para as aplicações acopláveis do WindowMaker, o , uma espécie de barra de tarefas em ícones ou ainda os -filhos, os quais se comportam como novas instâncias do Kicker.
As extensões poderão ser adicionadas se as seleccionar no submenu no menu de contexto do Kicker. A maioria das extensões poderão ser movidas para qualquer extremo do ecrã, se as arrastar com o botão do rato para um espaço livre. Se isso não funcionar, abra o menu de contexto em qualquer espaço livre no Kicker, escolha a opção e configure as posições do painel na janela que aparece.
Poderá obter mais informações sobre as extensões lendo a secção das extensões.
Todos os lançadores de aplicações têm algumas opções que você poderá definir no seu menu de contexto respectivo, com a opção . Normalmente, as aplicações e as pastas têm as mesmas configurações que no Konqueror. Só as aplicações que se localizam no Menu (para os utilizadores mais experientes: aquelas que têm um ficheiro *.desktop
na pasta applnk
) têm um tipo especial de janela de configuração.
Aqui você poderá ver alguns dados sobre o atalho para a aplicação. Também poderá escolher um ícone se carregar no e alterar o nome do ficheiro do atalho. Isto poderá ser útil se você quiser que o ícone no painel se comporte de maneira diferente ao correspondente do Menu .
Aqui, poderá definir as permissões do ficheiro do atalho. Por favor veja um manual do seu sistema operativo para saber mais sobre as permissões.
Você poderá alterar o comportamento da aplicação quando é executada nesta página.
Aqui poderá mudar o nome da aplicação que será mostrado na dica.
Aqui poderá definir um título informativo que será mostrado na dica.
Logo que a Descrição seja definida, esta será mostrada na dica.
Veja a Descrição.
Se você definir um Nome e um Comentário, estes serão mostrados como dicas dos ícones iniciais no formato “Nome - Comentário”.
Normalmente, existe só o nome do executável que tem de ser iniciado quando se carrega no ícone. Você poderá procurar por outra aplicação a iniciar se carregar no botão e/ou adicionar parâmetros especiais da linha de comandos à aplicação.
Ainda não escrito
Nesta secção, poderá escolher quais os tipos de ficheiros que são tratados por esta aplicação. Por favor veja no manual do Konqueror mais informações sobre o assunto.
Este botão permite uma configuração posterior da aplicação a ser executada.
Se esta opção estiver assinalada, a aplicação será executada numa janela de terminal. Você também poderá adicionar opções especiais do terminal.
Se você assinalar esta opção fará com que a aplicação se inicie com a permissão do utilizador que você indicou no campo Utilizador. Ser-lhe-á pedida a senha do utilizador no arranque da aplicação. Esta opção poderá ser muito útil se você quiser iniciar alguma aplicação como super-utilizador.
Se esta opção estiver assinalada, irá mostrar alguma reacção ('feedback') quando se carregar num ícone de uma aplicação com o botão
do rato.Quando estiver assinalada a opção, o ícone da aplicação irá aparecer na bandeja do painel. Poderá então esconder ou mostrar a aplicação, carregando para tal no ícone da bandeja do sistema. Se carregar nele com o botão
do rato, poderá também desacoplar ou sair da aplicação.Ainda não escrito
Esta secção descreve as formas como o Kicker poderá ser configurado. Tem só a ver com as configurações básicas do Kicker; a configuração das 'applets' é descrita nas suas secções
Você poderá alterar a configuração se carregar em no do menu ou no Centro de Controlo KDE, concretamente no módulo Ecrã e nos sub-módulos Painéis ou Barra de Tarefas.
Os painéis e as extensões do painel são configurados na mesma página. Basta escolher uma das suas extensões (isto é, o Painel-Filho) na lista Configuração de:. Poderá então ajustar a sua configuração, em vez da do Painel Principal.
Na página de Disposição você pode configurar algumas funcionalidades básicas do painel do KDE (isto é, a funcionalidade que iria encontrar também nas outras aplicações do painel; mais tarde voltaremos às funcionalidades mais interessantes).
Na área da Posição você poderá escolher em qual dos cantos do ecrã o painel deverá ficar encaixado. Por favor tenha em atenção que, normalmente, o espaço disponível é usado de forma mais eficiente se o painel estiver alinhado horizontalmente, isto é, associado ao extremo superior ou ao inferior do ecrã. Se você quiser mexer nas várias configurações, você poderá alterar a posição do painel de forma ainda mais simples se arrastar o painel de um extremo para o outro.
A área do Tamanho permite-lhe definir a quantidade de espaço que um painel irá ocupar no lado do ecrã em que este reside. Por omissão, este é no fundo, como tal a alteração deste valor irá afectar a largura de um painel. O valor poderá ser de 1% até 100%. Se assinalar a opção Expandir para caber o conteúdo, garante que um painel terá pelo menos o tamanho necessário para mostrar todos os ícones e 'applets'.
A área do Tamanho permite-lhe definir a dimensão de um painel. O tamanho do painel poderá ser minúsculo, pequeno, médio ou grande. Dependendo das 'applets' que usa, poderá concluir que algumas funcionam melhor com tamanhos diferentes do painel.
Dependendo da resolução do seu ecrã, você poderá concluir que o painel ocupa muito espaço útil do seu precioso ambiente de trabalho. Para poupar espaço no ecrã, o painel disponibiliza a possibilidade de se esconder automaticamente. Quando esta funcionalidade está activa, o painel esconder-se-á quando o cursor do rato não tiver passado por cima dele durante um determinado período de tempo. Se você mover o rato para o extremo do ecrã onde o painel se encontra, este voltará a aparecer. Assinale a opção Activar o desaparecimento automático na área de Desaparecimento Automático para activar esta funcionalidade. Se usar a barra de Atraso em segundos, você poderá configurar a quantidade de tempo que o painel terá de esperar antes que se esconda. A opção Mostrar o painel ao mudar de ecrã garante que o painel fica visível no próximo ecrã escolhido. Caso contrário, se existirem demasiadas 'applets' e ícones no Kicker, aparecerão dois botões de posicionamento para deslocar o painel inteiro.
Quando os botões para esconder ficam activos, você verá botões em ambos os lados do painel, com setas a mostrar o contorno do ecrã. Se você carregar num desses botões, o painel deslizar-se-á para essa direcção. Depois disso, você verá um botão de reaparecimento nesse canto, o qual fará voltar o painel à visibilidade. Assinale a opção apropriada se quiser que os botões para esconder apareçam em qualquer um dos lados do Kicker. Se usar a barra deslizante poderá alterar a largura dos botões.
Você poderá definir quais os botões para esconder que o painel seleccionado deverá ter com as opções do grupo Botões para Esconder.
A área de Animação do Painel permite-lhe configurar se o painel irá deslizar suavemente para fora ou se simplesmente desaparece. Você poderá activar ou desactivar ambas as animações usando as opções para Animar o desaparecimento do painel, assim como poderá alterar a velocidade da animação com as barras. Obviamente, se desligar a opção, desactiva as animações.
Na secção Menus, o utilizador poderá configurar o comportamento dos menus do painel. Isto afecta o menu que você irá usar frequentemente para lançar as aplicações, os menus de navegação que poderá usar para aceder às pastas e os outros menus como o dos documentos recentes.
A área do Menu K oferece-lhe algumas opções para configurar a funcionalidade do menu . Os Favoritos e os Documentos Recentes irão activar, respectivamente, a apresentação dos seus favoritos do konqueror e os últimos documentos que você abriu ao usar as aplicações do KDE. A opção Navegador irá activar um menu de navegação. Se activar a opção para Mostrar a imagem lateral, aparecerá uma imagem gira do lado esquerdo do menu . O item Formato do item do menu permite-lhe definir o nível de detalhe que os itens do menu terão. A opção do Apenas o nome simplesmente mostram o nome da aplicação no menu. O Nome (Descrição) irá mostrar uma pequena descrição para além do nome da aplicação. O Descrição (Nome) e o Nome (Descrição) irão ambos mostrar o nome da aplicação e a sua descrição no Menu K.
Na área Menus do Navegador, o utilizador pode configurar se os menus de navegação do painel irão mostrar os ficheiros escondidos ou não (os ficheiros escondidos, nos sistemas UNIX®, são aqueles ficheiros que começam por um ponto) assim como o número de ficheiros máximo que serão mostrados nestes menus; a última opção pode ser especialmente útil se tiver uma resolução de ecrã pequena, porque os menus do navegador irão preencher o seu ecrã rapidamente se estiver a navegar em pastas que contenham muitos ficheiros.
A secção de acesso rápido no menu oferece-lhe um acesso rápido aos programas que utilizou mais recentemente ou mais frequentemente. Na área O "Acesso Rápido" contém pode escolher se esta secção irá mostrar os programas utilizados mais vezes ou mais recentemente. Com a opção Número máximo de itens poderá configurar quantos programas a secção de acesso rápido irá recordar.
Se usar a página Aparência, pode configurar a aparência global do painel.
A opção Activar os efeitos de passagem do rato nos ícones, irá activar as dicas animadas sobre o Kicker. Elas mostram o nome e a descrição dos ícones e 'applets' sobre as quais se posiciona o rato.
Se a opção Mostrar as dicas estiver assinalada, aparecerão algumas pequenas descrições dos ícones ou das 'applets' quando o cursor do rato ficar algum tempo em cima de um ícone durante alguns segundos. Lembre-se que isto não fará efeito desde que a opção Activar os efeitos de passagem do rato nos ícones esteja activa.
O painel do KDE suporta a noção de “botões com padrões”. Isto significa que os botões mostrados no painel serão desenhados usando cores e imagens configuráveis.
Para cada tipo de botão do painel existe uma lista que oferece uma cor personalizada e imagens de padrões. Quando o valor for alterado em relação as predefinições, os padrões ficam activos para este tipo de botão. Poderá também ver uma antevisão deste padrão antes de o usar na lista.
Os vários tipos de botões são:
O ícone para o Menu K será mostrado como um padrão
Os ícones que iniciam as aplicações serão mostrados como padrões
O ícone de Acesso ao Ecrã será mostrado como um padrão
Os ícones para os Navegadores serão mostrados como padrões
O ícone da Lista de Janelas será mostrado como um padrão
A opção Activar a transparência, quando estiver assinalada, permite ao painel aparecer de forma transparente.
A imagem de fundo é uma figura que será usada para desenhar o fundo do painel, tal como você poderia usar uma imagem para o fundo do ecrã. Assinale a opção Activar a imagem de fundo para activar esta funcionalidade. Você poderá indicar um ficheiro de imagem no campo de edição em baixo ou escolha um ao carregar no botão para . Poderá também optar por seleccionar a opção Colorir para corresponder ao esquema de cores. Irá ver então uma antevisão da imagem seleccionada à direita.
Esta secção altera a configuração da barra de tarefas. As alterações afectam a barra de tarefas externa, assim como as 'applets' de barras de tarefas no Kicker ou nos painéis-filhos.
Se esta opção estiver assinalada, a barra de tarefas irá mostrar todas as aplicações em execução para todos os ecrãs. Caso contrário, só as aplicações do ecrã actual é que serão mostradas.
Se seleccionar esta opção irá ordenar todos os num grupo para cada ecrã, caso contrário serão ordenados pela ordem em que são iniciados. Isto não irá afectar as tarefas agrupadas se as mesmas estiverem espalhadas por mais do que um ecrã.
A ser escrito
Se esta opção estiver assinalada, só as janelas minimizadas é que aparecerão na barra de tarefas. Se a opção Mostrar as janelas de todos os ecrãs estiver assinalada, então todas as janelas minimizadas estarão visíveis. Caso contrário, só as janelas minimizadas do ecrã virtual actual é que aparecerão.
Se esta opção estiver assinalada, cada terá o ícone da aplicação em execução para além do título.
Se assinalar esta opção irá mostrar o pequeno .
Esta é uma opção que o ajuda a se tiver falta de espaço na sua barra de ferramentas. Se estiver igual a Sempre, as várias instâncias da mesma aplicação são agrupadas em conjunto num único botão da barra de tarefas. Seleccione a opção Com a Barra de Tarefas Cheia para que o Kicker só agrupe as tarefas semelhantes se não houver muito espaço livre na barra de tarefas.
Você pode definir as acções do rato na barra de tarefas com as opções no grupo Acções. Cada acção poderá ser uma das seguintes:
Se carregar com o botão do rato irá abrir um menu que mostra todas as tarefas desse grupo. Se carregar num item desse menu com qualquer botão do rato, a aplicação correspondente ficará activa.
Se carregar com o botão do rato, fará aparecer um menu com todas as aplicações desse grupo, onde cada aplicação tem o seu menu de janelas como um sub-menu e onde existirão alguns itens específicos do grupo como o que fecha todas as aplicações desse grupo, o que permite a si escolher em qual dos ecrãs o grupo inteiro irá aparecer e, finalmente, as opções , e , que efectuam essas mesmas acções em todas as aplicações desse grupo.
Se esta acção for seleccionada, cada pressionar do botão do rato no irá activar uma das aplicações desse grupo, uma atrás da outra.
Activar a Tarefa: Se carregar com o botão do rato irá activar a primeira aplicação nesse grupo sem abrir o menu do grupo.
A primeira aplicação desse grupo ficará em primeiro plano sem contudo ficar a cargo do teclado.
A primeira aplicação desse grupo ficará em segundo plano. Não perderá, todavia, o controlo por parte do teclado.
A primeira aplicação desse grupo será minimizada. Se já o estiver, será reposta no seu estado normal de novo.
Repare que algumas dessas opções só farão efeito se um botão da barra de tarefas tiver mais do que uma aplicação.
O Menu é um dos elementos centrais do Kicker.
Existem cinco grupos principais no Menu que serão descritos de baixo para cima.
Este grupo é para as coisas comuns do KDE no Menu .
Este item é usado para terminar a sessão do KDE. Também termina a sessão do X Window System®.
Com este item você poderá bloquear o seu ecrã, se não quiser que as outras pessoas vejam o seu ecrã. Se você tiver definido um protector de ecrã, ele aparecerá quando você tiver bloqueado o ecrã, caso contrário este ficará preto. Se você carregar em alguma tecla, ser-lhe-á pedida a senha do seu utilizador. Isto é independente da configuração da senha no protector do ecrã.
Se carregar com o botão , irá produzir um submenu especial. Neste submenu, encontra-se o . Aqui, poderá alterar a configuração do Kicker, tal como está descrito na secção para Configurar o Kicker, adicionar itens ao Kicker (veja no Básico do Kicker para mais informações) ou vá ao menu de , só que quando você estiver a ler isto, já provavelmente deu com o tópico. Poderá também iniciar o Editor do Menu através deste submenu.
do rato no MenuIsto fará aparecer uma janela para iniciar aplicações, pequena mas poderosa.
No caso normal, basta introduzir um comando e carregar em Enter ou no botão . Mas também existe um botão que fará aparecer algumas opções iniciais na janela do comando.
Se assinalar esta opção fará com que a aplicação seja iniciada num terminal, o que significa que você será capaz de ver as mensagens que a aplicação poderá mandar para a linha de comandos.
Se esta opção for seleccionada, você poderá indicar um utilizador, com o qual será executada a aplicação, no campo de texto Utilizador. Se você indicar outro utilizador, terá de indicar uma senha no campo em baixo.
Assinale esta opção para correr com uma prioridade diferente. Uma prioridade mais alta indicará ao sistema operativo para dar mais tempo de processamento à aplicação. Você poderá usar a barra para ajustar a prioridade. Se quiser dar uma prioridade maior à sua aplicação do que a predefinida (posição central da barra), terá de indicar a senha do 'root' em baixo.
O Escalonador ou 'Scheduler' é a parte do sistema operativo que indica quais os processos que serão executados e quais terão de esperar. Normalmente, uma aplicação será executada com o escalonador normal, o que significa que pode usar o tempo de processamento que obtém do sistema operativo, mas você também pode indicar-lhe para funcionar em tempo-real. Isto significa que a aplicação terá todo o tempo de processamento até abdicar dele. Você terá de indicar a senha do 'root' para usar a opção Correr com prioridade em tempo-real.
Isto poderá ser perigoso. Se a aplicação bloquear e não conseguir abdicar do processamento, o sistema por completo poderá bloquear.
Este grupo contém menus dinâmicos úteis, tal como é indicado na secção Menus da configuração do Kicker.
Este sub-menu contém os navegadores para três pastas bastante úteis: a pasta pessoal, a de topo e a da configuração do sistema.
Este menu mostra os documentos usados mais recentemente (só funciona com as aplicações do KDE neste momento). Se carregar no item , ficará sem esses elementos, o que poderá ser útil por razões de privacidade.
Este sub-menu mostra os seus favoritos pessoais, da mesma forma que o Konqueror faz. Veja no Manual do Konqueror mais informações sobre isto.
Os sub-menus para iniciar as aplicações estão localizados neste grupo. Você poderá usar o KMenuEdit para adicionar, remover ou mover os itens. As aplicações terão uma pequena descrição se a opção Nome (Descrição) ou Descrição (Nome) estiver activada na configuração.
Este grupo contém tanto as aplicações usadas mais recentemente como as usadas mais frequentemente. Veja a secção de Configuração dos Menus para mais informações sobre o assunto.
As 'applets' são pequenas aplicações que se executam dentro do Kicker. Quase tudo para além dos botões de lançamento de aplicações são 'applets'. Estas poderão ser adicionadas no menu de contexto, se escolher a opção . Cada 'applet' contém uma pequena seta na sua pega. Se carregar nessa seta, esta fará aparecer um menu que lhe permite mover a 'applet' ou removê-la, definir as Preferências, se existirem algumas, e definir as preferências do Kicker.
A 'applet' da barra de tarefas mostra os botões para as aplicações em execução. A aplicação que estiver em primeiro plano é apresentada como um botão carregado. Se uma dada aplicação estiver minimizada, o título da mesma é apresentado com um tom acinzentado na barra de tarefas.
Se você carregar no botão da aplicação activa, esta ficará minimizada. Isto também significa que se carregar duas vezes numa aplicação inactiva, a mesma ficará minimizada também.
Se carregar com o botão é diferente: se você tiver definido a barra de tarefas para mostrar as aplicações de todos os ecrãs, você poderá mover esta aplicação para o ecrã actual.
do rato num botão, aparecerá o menu normal das aplicações. Só o itemExiste também um pequeno ícone à esquerda ou em cima da barra de tarefas, o qual mostra um menu. Este é chamado o . O primeiro item do menu, o , tenta mover as janelas no seu ecrã activo de modo a que se vejam tantas quantas for possível. O item coloca todas as janelas do ecrã actual umas por cima das outras, em que a aplicação mais recente fica no topo e as outras são ordenadas pela hora em que foram usadas da última vez.
Por baixo destes itens existe uma lista com as aplicações actualmente em execução, agrupadas pelos ecrãs nos quais as mesmas estão a correr. Se carregar no nome de um ecrã irá mudar para o mesmo, enquanto que se carregar numa aplicação a activará. Veja por favor a configuração da Barra de Tarefas para saber mais sobre este tópico.
Você poderá configurar a barra de tarefas se carregar com o botão
do rato na pequena pega da mesma.Veja por favor a “A Secção da Barra de Tarefas” para mais detalhes sobre as opções da barra de tarefas.
Esta pequena 'applet' mostra uma antevisão dos ecrãs e permite-lhe também escolher o ecrã que deseja usar e ainda arrastar as janelas de um ecrã para o outro.
Existe também um menu de contexto bastante útil para configurar esta 'applet':
Isto abre a janela de configuração dos ecrãs virtuais. Aí poderá indicar quantos ecrãs deseja ter e atribuir-lhes nomes.
Neste submenu, poderá configurar a aparência do Mini-Paginador. Oferece as seguintes funcionalidades:
Nesta secção, poderá escolher quantas ou terão as antevisões dos ecrãs, se deseja ver as janelas que estão visíveis de momento nos ecrãs e se deverão aparecer ícones a indicar as aplicações que estão a correr nos diversos ecrãs virtuais.
Aqui poderá escolher se as antevisões do ecrã deverão ter os seus números, os seus nomes ou se deseja que não apareça nenhuma das coisas.
Poderá configurar o fundo do paginador como , ou equivalente ao .
Isto lança a aplicação KPager, que contém funcionalidades semelhantes às oferecidas pela 'applet' do Mini-Paginador.
Tal como já deve ter adivinhado, a 'applet' do relógio é um pequeno relógio que aparece no Kicker.
Se carregar com o botão para saltar entre meses ou as para saltar entre anos. Isto não terá nenhum efeito na sua configuração da data, é apenas para a sua informação.
do rato no relógio aparecerá um pequeno calendário. Você poderá usar asExistem algumas coisas que você consegue fazer com a 'applet' do relógio. Isso poderá ser feito no .
Existem quatro formas de o relógio aparecer:
Isto faz com que o relógio apareça como um texto simples que mostra a hora.
Isto faz com que o relógio apareça como um relógio digital que mostra a hora com o estilo de sete segmentos.
Se estiver esta opção escolhida, o relógio é mostrado como um relógio antigo com ponteiros.
Isto só poderá ser útil se você tiver configurado o tamanho do Kicker como normal ou grande.
Este é um estilo muito pouco ortodoxo de mostrar a hora. Experimente-o, é bastante engraçado!
Seleccione os fusos-horários disponíveis ou abra a página de Fusos-horários da janela de Configuração da 'applet' do relógio, com a opção .
Esta opção inicia o módulo de configuração de Data & Hora, na secção de Administração do Sistema do Centro de Controlo KDE.
Você irá necessitar da senha do super-utilizador para ajustar a data e a hora.
Esta opção inicia o módulo de configuração de País/Região & Língua, na secção de Regional & Acessibilidade do Centro de Controlo KDE, onde você poderá definir os seus formatos, na página Datas & Horas. Não são necessárias nenhumas permissões especiais para tal.
Se você precisar de colar a data e/ou hora actual noutra aplicação (isto é num editor de texto), você poderá copiá-la para a área de transferência com esta opção. Depois de seleccionar um dos formatos disponíveis, a data e/ou hora actual é colocada na área de transferência com o formato apropriado.
Aqui você poderá escolher algumas opções globais para a 'applet' do relógio.
Na configuração do Tipo de Relógio você poderá escolher o estilo do relógio tal como o faz no menu de contexto.
Na secção da Visualização, poderá indicar se quer mostrar a data e/ou os segundos. Na Hora, poderá escolher se deseja a aparência normal do KDE ou as suas próprias cores e tipos de letra.
Na secção de Visualização poderá indicar se quiser mostrar a data, os segundos e se também quer os pontos intermitentes. Na Hora, poderá escolher se deseja a aparência normal de um LCD ou se deseja as suas próprias cores.
Na secção da Visualização poderá indicar se quiser mostrar a data, os segundos e se também quer os pontos intermitentes. Na Hora você poderá escolher se deseja a aparência normal de um LCD ou se deseja as suas próprias cores. Você também poderá definir o nível de suavização ou 'anti-aliasing', o que significa que as linhas poderão ficar um pouco borradas para evitar 'pixelizações' no desenho. A suavização com alta qualidade poderá gerar alguma carga no sistema para as máquinas mais fracas.
Na secção da Visualização, poderá indicar se quer mostrar a data. Na Hora você poderá escolher as cores e tipos de letra do relógio estranho. Existe também uma barra para configurar a Estranheza. Isto não poderá ser descrito nos documentos; faça você mesmo as suas próprias experiências.
Este é um lançador de aplicações comprimido. É bastante útil, especialmente se o painel tiver um tamanho normal ou grande. Você poderá adicionar aplicações se as arrastar e largar ou a partir do menu de contexto. Este menu também é usado para remover uma dada aplicação.
A Bandeja do Sistema é usada para acoplar algumas aplicações especiais, isto é o Klipper ou o JuK. As aplicações mostradas na bandeja do sistema oferecem todas elas funcionalidades individuais. Se precisar de ajuda respeitante a essas opções, veja por favor os manuais das aplicações.
O menu de contexto da bandeja do sistema oferece a opção . Se carregar nela, aparece uma janela que lhe permite escolher as aplicações que não deverão estar visíveis de forma permanente na Bandeja do Sistema. Os ícones escondidos poderão ficar visíveis de novo se carregar na pequena seta que aparece à esquerda e por cima da 'applet'.
Esta pequena 'applet' contém dois botões. O é usado para trancar o ecrã se você quiser deixar o seu KDE sozinho e não quiser que ninguém lhe tenha acesso e o faz com que termine a sua sessão do KDE.
Esta 'applet' disponibiliza uma linha de comandos simples acoplada ao Kicker. Nem mais, nem menos.
Esta 'applet' mostra uma cara que ficará zangada quando algum processo ocupar demasiados recursos do sistema. Se uma dada aplicação ocupar mesmo muitos recursos, irá aparecer uma imagem que lhe perguntará o que fazer com essa aplicação.
Se carregar nela com o botão Intervalo de actualização, o qual está definido em segundos, assim como o limite da carga do CPU. De momento, não existe nenhuma explicação concreta sobre como definir este valor, como tal você terá de experimentar um pouco. Esta configuração poderá provavelmente mudar numa próxima versão. Existe também uma secção para os Programas a ignorar onde você poderá adicionar as aplicações que ocupam naturalmente muitos recursos, isto é os compiladores ou os desenhadores de 3D.
do rato, aparecerá uma janela de configuração. Aqui você poderá definir oEsta 'applet' faz exactamente o mesmo que o Klipper, residindo na bandeja do sistema. Tem a vantagem que ocupa um pouco menos dos recursos do sistema, o que normalmente só importa nos sistemas muito lentos, mas tem a desvantagem de que ocupa mais espaço que o Klipper ocupa na bandeja do sistema. Você poderá ler mais sobre o assunto no manual do Klipper.
Existem também algumas funcionalidades que trabalham fora do Kicker, as extensões. Essas são adicionadas a partir do menu de contexto, se seleccionar a opção . Você podê-las-á mover para qualquer canto do ecrã se as arrastar, usando a pequena pega ao seu lado, assim como poderá removê-las, se carregar nesse botão e escolher a opção .
O estilo das extensões poderá ser configurado na secção de “Extensões” das preferências do Kicker.
A barra de tarefas externa é igual à 'applet' da barra de tarefas, com a diferença que usa o seu próprio painel. Veja a secção da barra de tarefas para saber como a usar.
Este é apenas um painel como o próprio Kicker, onde você poderá adicionar todas as coisas que o Kicker também é capaz de conter. Por isso, você poderá ter tantos Kickers quantos desejar. Basta adicionar um painel-filho e adicionar as aplicações e 'applets' ao mesmo.
O KasBar é um substituto com ícones da barra de tarefas. Ele mostra sempre os ícones com todas as aplicações actualmente em execução em qualquer ecrã, e onde as poderá escolher se carregar nelas com o botão do rato. A janela activa fica realçada, enquanto que as janelas minimizadas irão mostrar um pequeno triângulo a apontar para baixo em vez do rectângulo no canto inferior direito nos ícones. Se tiver um triângulo a apontar para a direita, significa que a aplicação está enrolada.
A Barra de Aplicações Acopláveis é uma barra exterior que permite acoplar aplicações do WindowMaker. Basta correr as aplicações acopláveis do WindowMaker, se a Barra de Aplicações Acopláveis estiver a correr, para que estas fiquem automaticamente acopladas.
9.1. | Como é que posso adicionar as aplicações, 'applets' ou qualquer outra coisa ao painel? |
Carregue com o botão Kicker e escolha o que deseja adicionar. Veja no Básico do Kicker mais algumas informações sobre o assunto. do rato em qualquer área vazia do | |
9.2. | Posso ter uma barra de tarefas externa como existia no KDE 1? |
Sim, você poderá carregar com o botão Kicker e então escolher , e . do rato em qualquer área vazia do | |
9.3. | Como é que posso mover o Kicker para outro canto do ecrã? |
Basta arrastá-lo, mantendo para tal o botão Kicker e puxá-lo para qualquer extremo do ecrã. do rato carregado em qualquer área vazia do | |
9.4. | Como é que posso mover as extensões para outro canto do ecrã? |
Basta arrastá-las com o botão à esquerda ou em cima da extensão. do rato nas pequenas | |
9.5. | Eu quero que a barra de tarefas mostre todas as aplicações que estou a executar, independentemente do ecrã onde se encontram. Isso é possível? |
Sim, carregue com o botão da barra de tarefas, escolha , e assinale a opção Mostrar as janelas de todos os ecrãs na janela que aparece. do rato na pequena | |
9.6. | Como é que posso aceder ao menu sem usar o rato? |
Basta carregar em Alt+F1 para que o mesmo apareça. | |
9.7. | Existe alguma forma de adicionar um menu que contenha todos os ícones do ecrã ao Kicker? |
Basta executar o Konqueror, ir à sua pasta pessoal e arrastar o ícone do Ecrã para qualquer área vazia do Kicker, seleccionando então a opção no menu que aparece. | |
9.8. | Como é que altero a cor e o estilo do Kicker? |
Você poderá alterar as cores do painel com o módulo global de cores do Centro de Controlo ou poderá personalizar o próprio painel; veja em “Aparência” como o fazer. | |
9.9. | Porque é que o relógio está a mostrar a hora errada? |
Em alguns sistemas Red Hat®, o relógio mostra sempre a hora em GMT. Isto é um erro na configuração do sistema, e não está directamente relacionado com o Kicker. Todavia, para o resolver, basta criar esta ligação simbólica: | |
9.10. | É possível alterar o botão do K no painel para outra imagem qualquer? |
Veja o | |
9.11. | Porque é que o meu menu de não está a funcionar? |
Os seus itens do menu poderão estar misturados por alguma razão. Basta correr o kbuildsycoca numa linha de comandos. |
Kicker
Programa copyright 1999-2000 A Equipa do KDE (www.kde.org).
Matthias Elter (elter AT kde.org)
Matthias Ettrich (ettrich AT kde.org)
Wilco Greven (greven AT kde.org)
Rik Hemsley (rik AT kde.org)
Daniel M. Duley (dan.duley AT verizon.net)
Preston Brown (pbrown AT kde.org)
Documentação original copyright 2001, 2002 Dirk Doerflinger (ddoerflinger AT web.de)
Algumas partes com 'copyright' 2004 de Orville Bennett (obennett AT hartford.edu)
Algumas partes com 'copyright' 2005 de Titus Laska (titus.laska AT gmx.de)
Tradução de José Nuno Pires (jncp AT netcabo.pt)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da BSD License.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team