Copyright © 2001, 2002 Arnold Kraschinski
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O KVerbos é uma aplicação desenhada especialmente para estudar as formas verbais em Espanhol.
Índice
Com o KVerbos o utilizador poderá aprender as formas verbais em Espanhol. O programa sugere um verbo e um tempo e o utilizador indica as diferentes formas. O programa corrige o utilizador e vai comunicando os resultados. O utilizador pode editar a lista dos verbos que poderão ser estudados. O programa poderá construir formas verbais normais por si só. As formas verbais regulares terão de ser indicadas pelo utilizador. Se a forma de um verbo é incerta, então a Internet oferece fontes razoáveis: http://csgrs6k1.uwaterloo.ca/~dmg/lando/verbos/con-jugador.html
A funcionalidade mais interessante na versão actual é a utilização do KFeeder. Este é um programa que o utilizador terá de instalar em separado se o quiser usar. Se estiver instalado, então o progresso da aprendizagem será mostrado na aplicação KFeeder. Um cão anda às voltas e ele será alimentado com ossos se você for um bom aluno. Caso contrário, ele irá parar quieto num sítio qualquer a maior parte do tempo.
Quando o utilizador iniciar o programa, poderá ver esta janela. Esta é a janela principal da aplicação, onde o utilizador poderá treinar as formas verbais. De momento, não está nenhum ficheiro carregado. Como tal, o programa não poderá sugerir nenhum verbo. Primeiro, o utilizador terá de abrir um ficheiro com a opção do menu -> ou com a barra de menu ou terá de indicar alguns verbos com a opção ->.
Logo que o utilizador tenha aberto um ficheiro com verbos, o programa irá sugerir um deles e um tempo. O utilizador poderá escrever a solução nos campos de texto.
Este botão limpa todos os dados do utilizador.
O utilizador poderá testar os seus dados com este botão. As formas incorrectas ficarão a sublinhado. Então aí o utilizador terá a hipótese de fazer melhor e corrigir as formas outra vez. Se um dos verbos não estiver correcto, o verbo não poderá contar mais como correcto.
Se o utilizador quiser ver a solução, ele poderá usar o mostrar a solução. Aí, a resposta correcta é apresentada nos campos de edição. Se o utilizador recorrer a este botão, o verbo não poderá contar mais como correcto.
O último botão desta fila pode ter duas funções.
Se o utilizador carregar neste botão e as formas verbais não tiverem sido corrigidas ainda, o botão comporta-se como o 'corrigir'. As formas verbais são corrigidas e o utilizador poderá ver se as suas respostas estavam correctas. Se o utilizador quiser seguir em frente, terá de carregar no botão de novo.
Se o botão for pressionado e os verbos já tiverem sido corrigidos, o programa segue para o próximo verbo. Isto significa que outro verbo é seleccionado e é apresentado ao utilizador.
Uma segunda fila de botões permite ao utilizador indicar caracteres especiais em Espanhol que provavelmente não poderão ser introduzidos pelo teclado.
Na barra de estado do programa, o utilizador vai obtendo informações sobre o seu trabalho. Ele poderá ver quantos verbos treinou e quantos deles foram corrigidos. Ele poderá ver quantos verbos estão armazenados no ficheiro aberto e que utilizador foi também introduzido.
A barra de progresso é outro resultado para o utilizador. Ele poderá ver as suas respostas correctas como uma percentagem dos verbos praticados.
Cria um novo documento. Isto significa que os verbos da lista actual são removidos. O número de verbos é colocado a zero.
Abre um ficheiro de verbos. A janela de ficheiros aparece e o utilizador poderá seleccionar um dos ficheiros de verbos. O utilizador tem de se certificar que é um ficheiro de verbos, de facto. Não existe nenhum ficheiro de verbos predefinido que acompanhe o programa. O utilizador terá de indicar os seus próprios verbos ou terá de obter um ficheiro da página Web do KVerbos.
Abre um dos ficheiros de verbos que vem com o KVerbos. O utilizador poderá usar este ficheiro se não quiser indicar os seus próprios verbos.
Grava o documento. A janela de ficheiros aparece e o utilizador poderá então escolher um nome para o ficheiro de verbos. Se o nome do ficheiro terminar em .htm
ou em .html
, a lista de verbos é gravada como um ficheiro HTML.
Grava o documento. A janela de ficheiros aparece e o utilizador poderá então escolher um nome para o ficheiro de verbos. Se o nome do ficheiro terminar em .htm
ou em .html
, a lista de verbos é gravada como um ficheiro HTML.
Termina o programa.
Inicia uma nova instância do programa.
Sai do KVerbos
Abre a janela 'Novos Verbos' onde poderá adicionar verbos novos à lista existente. Esta janela está descrita noutro capítulo desta documentação.
Abre uma janela com uma lista com todos os verbos que estão na lista actual. Você poderá editar esta lista de verbos. Esta janela é descrita noutro capítulo desta documentação.
Abre uma pequena janela onde você poderá indicar o seu nome de utilizador.
Abre uma janela onde um utilizador poderá ver o número de sessões de treino que efectuou com o programa, bem como os últimos dez resultados.
O utilizador poderá decidir se deseja ver a barra de ferramentas ou não. Isso poderá ser configurado aqui.
O utilizador poderá decidir se deseja ver a barra de estado ou não. Na barra de estado aparecem algumas informações, como o número de verbos praticados e o nome do utilizador.
Abre uma janela onde o utilizador poderá indicar os tempos que deseja praticar e o modo da correcção. Para mais detalhes, veja o capítulo sobre esta janela.
Invoca a ajuda do KDE, aberta na documentação do KVerbos. (este documento).
Muda o cursor do rato para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Ao carregar nos itens do KVerbos irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) que explica a função do item.
Abre a janela de Relato de Erros onde pode comunicar um erro ou “pedir” uma funcionalidade.
Mostra a versão da aplicação e as informações do autor.
Mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
Use esta janela se quiser criar a sua própria lista de verbos ou se quiser adicionar alguns verbos novos a um ficheiro existente. Aqui você poderá indicar o infinitivo do verbo em espanhol e o seu significado numa língua estrangeira. O importante é que você indica ao programa se este é um verbo regular, um verbos dos grupos do espanhol ou ainda um verbo irregular. Se for irregular, você terá de indicar também as formas irregulares. Tenha cuidado com esta janela e com as formas verbais que introduz, porque o programa usa estes dados para gerar os formulários automaticamente.
Alguns dos campos de edição onde você poderá indicar as informações dos verbos. Existem campos semelhantes para o gerúndio e para o particípio passado, bem como todas as outras formas, se necessário.
Com esta lista, você selecciona o tipo de verbo que indicou. Faça isso com cuidado, porque são informações importantes para o programa fazer o seu trabalho em condições.
A língua Espanhola conhece três tipos de conjugações regulares. Estes são os padrões de conjugação dos verbos que terminam em -er, -ar e -ir. Muitos dos verbos não são regulares em todas as formas mas também não são completamente irregulares. Estes verbos são chamados verbos de grupos e podem ser divididos em vários grupos. O programa poderá gerar os formulários para os verbos regulares e para os verbos de grupos. Só precisa da informação sobre o grupo a que o verbo pertence. Os outros verbos são os irregulares e, neste caso, as formas irregulares terão de ser introduzidas. Seleccione o grupo na lista respectiva.
Escolha isto se for um verbos completamente regular de um dos padrões -ar, -er ou -ir.
Seleccione isto se os verbos não pertencerem a nenhum dos grupos descrito em baixo. A página ficará activada e você poderá indicar todas as formas irregulares.
Escolha isto para os verbos em que o 'e' no hífen mude para 'ie'.
Escolha isto para os verbos em que o 'o' no hífen mude para 'ue'.
Escolha isto para os verbos em que o 'u' no hífen mude para 'ue'.
Escolha isto para os verbos em que o 'e' no hífen mude para 'i'.
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “c” antes de um “e”, o “c” muda para “qu”. Exemplos: 'colocar', 'atacar'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “g” antes de um “e”, o “g” muda para “gu”. Exemplo: 'pagar'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “z” antes de um “e”, o “z” muda para “c”. Exemplos: 'cazar', 'alzar'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “gu” antes de um “e”, o “gu” muda para “gu”. Exemplos: 'averiguar'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “c” antes de um “o” ou um “a”, o “c” muda para “z”. Exemplos: 'vencer', 'zurcir'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “g” antes de um “o” ou um “a”, o “g” muda para “j”. Exemplos: 'coger', 'dirigir'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “gu” antes de um “o” ou um “a”, o “gu” muda para “g”. Exemplos: 'distinguir'
Um verbo com irregularidades ortográficas. Se vier um “qu” antes de um “o” ou um “a”, o “qu” muda para “c”. Exemplos: 'delinquir'
Um verbo em que a pronúncia varia com algumas formas. Exemplo: 'enviar'
Um verbo em que a pronúncia varia com algumas formas. Exemplo: 'continuar'
Alguns verbos perdem o “i” intermédio. Exemplos: 'taner', 'grunir', 'bullir'
Se você indicar um verbo irregular a página ficará activada e você poderá seleccionar a página com as formas irregulares.
Você introduziu alguma informação incorrecta e deseja apagá-la. Com este botão você poderá limpar os dados do campo de edição de uma única página.
Estes botões inserem os caracteres espanhóis apresentados no campo de edição que está em primeiro plano. Normalmente, estes caracteres não podem ser introduzidos com o teclado.
Você deseja limpar toda a informação em todos os campos de edição de todas as páginas. Use, nesse caso, este botão.
Selecciona o verbo antes do verbo actual da lista respectiva na janela. Você poderá ler uma alteração na informação sobre este verbo. Se o verbo for o primeiro da lista, então é carregado o último da mesma lista na janela.
Selecciona o verbo a seguir ao verbo actual da lista respectiva na janela. Você poderá ler uma alteração na informação sobre este verbo. Se o verbo for o último da lista, então é carregado o primeiro da mesma lista na janela.
Fecha a janela e volta ao programa principal ou à janela de Edição de Listas de Verbos, dependendo do local em que a janela foi aberta.
Na lista desta janela, você poderá ver todos os verbos do ficheiro aberto. Se não existirem nenhuns verbos no ficheiro ou se não existe nenhum ficheiro aberto, a lista estará vazia. Você poderá seleccionar um verbo da lista e editá-lo ou poderá seleccionar e remover um deles.
Este botão apaga o verbo seleccionado da lista.
Com este botão você poderá fechar a janela. Todas as alterações que tenham sido feitas até então não irão afectar a lista de verbos do programa principal. Isto significa que a lista do programa principal ficará inalterada.
O verbo seleccionado será editado. A janela de verbos novos irá aparecer e o verbo seleccionado é carregado nos campos de edição. Poderá então fazer as suas alterações. Se carregar duas vezes num verbo, irá ter o mesmo efeito que com este botão.
Com este botão você poderá fechar a janela. As alterações que tenham sido feitas são gravadas na lista de verbos do programa principal.
Indique aqui o seu nome. Este nome fica definido como o novo utilizador do programa. Este será apresentado na barra de estado do programa. Use o botão para confirmar os seus dados. O botão deixará o nome do utilizador em branco.
O programa irá guardar alguma informação sobre o progresso da sua aprendizagem: o número de sessões práticas, o resultado das últimas dez sessões e as listas com os verbos que você acertou ou errou recentemente.
Você poderá dar uma vista de olhos nesta informação na janela ->.
Nesta janela você poderá ver a informação que o programa regista sobre si no seu utilizador. Do lado esquerdo, você poderá ver os resultados das últimas dez sessões e à direita estão as listas com as palavras que você acertou e errou recentemente. Um verbo permanecerá na lista dos verbos certos durante algum tempo, onde depois passará ao estado de 'por aprender' de novo. Os verbos que estão na lista dos errados irão aparecer com maior frequência. Eles permanecerão na lista até que acerte neles. Nesse caso, irão passar para a lista das palavras por aprender.
Nesta janela você poderá seleccionar os tempos verbais que deverão ser praticados. Por isso, se quiser estudar um dado tempo verbal ou se não aprendeu como construir as formas de um dado tempo ainda, você poderá seleccionar ou deseleccionar os tempos aqui. A sua selecção é registada nos ficheiros de propriedades do programa.
Você poderá também seleccionar um modo de correcção. Se optar por correcção rigorosa, então todos os acentos em falta serão registados como erros. Você poderá facilitar com a opção ignorar acentos, onde um acento em falta não é considerado um erro.
Finalmente, você poderá controlar a utilização do KFeeder, se esta aplicação estiver instalada. Você poderá decidir se os resultados da aprendizagem serão apresentados com o KFeeder, se o ecrã inicial é apresentado quando o programa arrancar e qual é o tipo de animações de alimentos que são usadas. Os últimos pontos necessitam de uma explicação posterior. O KFeeder mostra um animal que anda às voltas. Quando você acerta na solução, os seus pontos serão enviados para o KFeeder. O cão recebe ossos por cada ponto. Se escolher o Mover a comida automaticamente então os ossos caem do céu e cada ponto é um osso. Caso contrário, cada ponto é apenas um movimento até um osso. Como tal, irá necessitar de mais pontos até que o cão chegue ao osso. De facto, a opção Mover a comida automaticamente é mais interessante.
De momento, não é possível programar nenhum 'plugin' para o KVerbos.
Este documento pode ter sido actualizado desde a sua instalação. Você poderá encontrar a última versão em http://docs.kde.org/current/kdeedu/.
Até agora ninguém fez uma pergunta que pudesse ser respondida aqui.
KVerbos
Programa com 'copyright' 2002 de Arnold Kraschinski (arnold.k67 AT gmx.de)
Documentação com 'copyright' 2002 de Arnold Kraschinski (arnold.k67 AT gmx.de)
Tradução de José Nuno Pires (jncp AT netcabo.pt)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
O KVerbos faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O KVerbos pode ser encontrado no pacote kdeedu em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
Para poder usar com sucesso o KVerbos, você precisa do KDE 3.x.x. O programa é distribuído sem nenhum ficheiro de verbos. Como tal, terá de indicar você próprio os verbos ou poderá obter da Internet um ficheiro de verbos.
Um ficheiro de verbos e o próprio KVerbos poderão ser encontrados na página pessoal do KVerbos.
Poderá obter uma lista de alterações em http://edu.kde.org/kverbos/.
Para poder compilar e instalar o KVerbos no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do KVerbos:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o KVerbos usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team