Copyright © 2001, 2002 Pamela Roberts
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O KGhostView mostra e imprime os ficheiros nos formatos PostScript® (.ps
, .eps
) e Portable Document Format (.pdf
).
Este documento descreve o KGhostView versão 0.20
Índice
O KGhostView mostra e imprime os ficheiros nos formatos PostScript® (.ps
, .eps
) e Portable Document Format (.pdf
). É uma versão para o KDE do programa de Tim Theisen Ghostview, o qual usa o Alladin Ghostscript para ver os documentos preparados na linguagem de descrição de páginas da Adobe®, o PostScript®. O PostScript® é a mais importante linguagem de descrição de páginas para imprimir nos sistemas UNIX® e esta aplicação poderá ser usada para antever o material que se pretende imprimir ou para ler os documentos publicados 'online'.
Você poderá usar o KGhostView com todas as versões recentes do Ghostscript. As versões mais recentes oferecem uma performance muito melhorada, factor do qual poderá tirar partido com o KGhostView.
Se um documento não estiver em conformidade com a convenção de estrutura de documentos da Adobe®, a funcionalidade do visualizador estará limitada. Por exemplo, se não existir nenhum índice analítico, os saltos no documento e a marcação das páginas não será possível.
Esta secção descreve o que você vê na janela principal do KGhostView, as acções da Barra de Ferramentas e como poderá usar a Lista de Páginas.
Você poderá abrir várias instâncias do KGhostView para ver diversos documentos. A barra de título no topo da janela mostra-lhe o nome do documento nessa janela.
A área principal mostra uma página do documento actual. Se a página for demasiado grande para caber dentro da janela, as barras de posicionamento serão adicionadas automaticamente aos lados da área de apresentação, ainda que estas possam ser desactivadas com o menu .
Repare que a Barra de Ferramentas e a Lista de Páginas poderão ser escondidas com as opções do menu Configuração para dar mais espaço no ecrã para a área do conteúdo.
Você poder-se-á deslocar para cima e para baixo numa página com as teclas de cursores Cima e Baixo, ou com as opções -> (Shift+Espaço ) e -> (Ctrl+Espaço) para percorrer o documento por completo.
Os botões da barra de ferramentas para a e para a fazem o que é suposto; poderá ainda saltar para qualquer página com um 'click' do botão do rato no item apropriado da Lista de Páginas.
Se estiver seleccionada no menu , será apresentada uma lista de páginas do lado esquerdo da janela. Esta lista tem duas colunas: a primeira poderá conter uma bandeira que indica que a página foi marcada, enquanto que a segunda contém os números de páginas. Você poderá usar esta lista de páginas para navegar pelo documento ou para marcar as páginas a imprimir.
Você poderá comutar a “marcação da página” para a página actual com o CtrlShift+M ou, para qualquer página, se carregar com o botão do rato nela, dentro da Lista de Páginas. Você também poderá limpar ou alterar as suas marcações de páginas usando o menu que é activado ao carregar com o botão do rato em qualquer zona da Lista de Páginas ou ao seleccionar o menu Editar.
Abre um ficheiro. Se já estiver aberto algum no momento, este será fechado.
Abre um ficheiro seleccionado de uma lista dos ficheiros abertos recentemente. Se já estiver aberto algum ficheiro de momento, este será fechado.
Grava o ficheiro aberto actualmente.
Imprime o documento aberto no momento. A janela Imprimir permitir-lhe-á optar por imprimir todas as páginas ou apenas as marcadas.
Mostra alguma informação básica acerca do documento.
Fecha o KGhostView.
Você também poderá obter este menu se carregar em qualquer parte da área da Lista de Páginas com o botão
do rato.Comuta a marcação da página actual.
Marca todas as páginas do documento.
Marca todas as páginas pares do documento. É usada em conjunto com a opção ou a para facilitar a impressão de um documento dos dois lados numa impressora que só imprime de um lado.
Marca as páginas ímpares de um documento.
Comuta a ordem das marcações de páginas para todas as páginas do documento.
Limpa as marcações das páginas para todas as páginas do documento.
Volta a desenhar a página do documento actual.
Esta opção maximiza a janela do KGhostView.
Esta opção maximiza a janela do KGhostView e a página actualmente em visualização. Até mesmo as decorações da janela (barra de título, etc.) são temporariamente removidas. Para voltar ao modo da janela normal, carregue na tecla ESC ou no atalho Ctrl+Shift+F de novo, ou ainda abra o menu de contexto com o botão do rato e seleccione a opção .
Altera a orientação da página visível. Você poderá optar entre , , , e , o que se assemelha ao , mas com o outro lado para cima.
Permite-lhe ver o documento como se tivesse sido impresso com vários tamanhos de página diferentes sem alterar a escala. Você deverá normalmente escolher o .
Aumenta a escala de ampliação da janela do documento.
Seleccione um factor de ampliação predefinido.
Diminui a escala de ampliação da janela do documento.
Redimensiona a área visível de modo a que a largura de uma página caiba exactamente em toda a área principal visível.
Redimensiona a área visível de modo a que a largura de uma página caiba exactamente em toda a área principal visível.
Vai para a página anterior do documento.
Vai para a próxima página do documento.
Vai para a primeira página do documento.
Vai para a última página do documento.
Vai para a página seleccionada do documento.
Desloca-se para trás por todo o documento.
Desloca-se para a frente por todo o documento.
Activa ou desactiva a barra de menu.
Comuta (liga ou desliga) o aparecimento da barra de ferramentas.
Comuta (liga ou desliga) o aparecimento da barra de estado.
Esta opção maximiza a janela do KGhostView e a página actualmente em visualização. Até mesmo as decorações da janela (barra de título, etc.) são temporariamente removidas. Para voltar ao modo da janela normal, carregue na tecla ESC ou no atalho Ctrl+Shift+F de novo, ou ainda abra o menu de contexto com o botão do rato e seleccione a opção .
Abre uma janela para configurar os atalhos. Se usar esta opção, poderá mudar os atalhos normais para os comandos do KGhostView ou criar novos.
Abre uma janela para configurar a barra de ferramentas. Poderá adicionar e remover botões da barra de ferramentas para os comandos do KGhostView com esta opção.
Comuta (liga ou desliga) o aparecimento das barras de posicionamento horizontais e verticais.
Comuta (activa ou desactiva) a Lista de Páginas.
Se esta opção estiver seleccionada, o nome (se existir) da página actual é apresentado na Barra de Estado.
Se esta opção estiver seleccionada a área actualizar-se-á automaticamente se o ficheiro do documento for alterado.
Se esta opção estiver seleccionada, a visualização irá começar a mostrar os objectos instantaneamente, à medida que vão sendo desenhados, caso contrário, é desenhada toda a página fora do ecrã e depois apresentada instantaneamente.
Mostra a janela de configuração do KGhostView.
Invoca a ajuda do KDE, aberta na documentação do KGhostView. (este documento).
Muda o cursor do rato para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Ao carregar nos itens do KGhostView irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) que explica a função do item.
Abre a janela de Relato de Erros onde pode comunicar um erro ou “pedir” uma funcionalidade.
Mostra a versão da aplicação e as informações do autor.
Mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
A janela de configuração é acedida com a opção do menu ->. Esta tem duas páginas, a Geral e a Configuração do Ghostscript
Você poderá seleccionar a opção Activar o 'anti-aliasing' dos tipos de letra e das imagens para desenhar suavemente o texto, mas tenha em atenção que o 'anti-aliasing' é intensivo em termos de memória e é mais lento que o desenho normal dos tipos de letra. As versões anteriores do Ghostscript não conseguiam efectuar o 'anti-aliasing'.
Seleccione a opção Usar os tipos de letra da plataforma se você pretender usar os tipos de letra nativos do seu sistema em vez de usar os que vêm com o Ghostscript.
Active a opção Mostrar as mensagens do Ghostscript em janela separada se você quiser ser informado das mensagens ou dos erros gerados pelo interpretador do Ghostscript.
Você poderá escolher se o KGhostView usa uma paleta Monocromática, de Tons de Cinzento ou a Cor para a área visível.
Nesta página da janela, você poderá indicar o nome do executável do Interpretador: de Ghostscript e os Argumentos não-'antialiasing': e ainda os Argumentos do Antialiasing: que são passados ao mesmo. A configuração por omissão deverá ser adequada para a maioria dos sistemas.
KGhostView
Copyright do Programa:
Mark Donohoe (donohoe AT kde.org)
(autor original) 1998
David Sweet (dsweet AT kde.org)
Manutenção 1999-2000
Wilco Greven (greven AT kde.org)
Manutenção actual
David Faure (faure AT kde.org)
(base da linha de comandos)
Daniel Duley (mosfet AT kde.org)
(adaptação a Kparts)
Espen Sand (espensa AT online.no)
(janelas de diálogo)
Documentação com 'copyright' 2001, 2002 de Pamela Roberts (pamroberts AT blueyonder.co.uk)
Tradução de José Nuno Pires (jncp AT netcabo.pt)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
O KGhostView faz parte do projecto do KDE 3; os seus detalhes poderão ser encontrados em http://www.kde.org.
Para usar o KGhostView, você precisa de ter o programa do Ghostscript assim como o KDE 3 instalados na sua máquina. A página pessoal do Ghostscript encontra-se em http://www.cs.wisc.edu/~ghost/
A maioria das distribuições irá incluir o KGhostView, mas se quiser você próprio obter o código-fonte, este poderá ser encontrado no pacote kdegraphics em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o 'site' de FTP principal do projecto do KDE.
Para poder compilar e instalar o KGhostView no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do KGhostView:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o KGhostView usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team