Copyright © 1996, 2005 Christian Esken & Matt Johnston
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O KMix é uma aplicação que permite alterar o volume da sua placa de som.
Índice
O KMix é o programa de mesa de mistura do KDE para a placa de som .Apesar de pequeno, possuí muitas funções. O programa deverá fornecer controlos para cada uma das suas placas de som.
O KMix suporta várias plataformas e controladores de som:
O controlador de som ALSA.
Todas as plataformas Open Sound System. Foi explicitamente testado em Linux® FreeBSD, NetBSD e BSDI.
Máquinas baseadas no Solaris™.
Máquinas baseadas no IRIX®.
Máquinas baseadas no HP-UX®.
Se tiver tanto os controladores ALSA como os do Open Sound System instalados, o KMix irá usar o controlador ALSA.
O funcionamento do KMix é bastante claro. Todo o dispositivo da mesa de mistura que a placa de som fornece é representado por uma barra de controlo de volume. Os dispositivos mono apenas possuem uma barra, enquanto os dispositivos estéreo podem ter uma ou duas, dependendo da sua escolha. Adicionalmente existe uma barra deslizante no fundo da janela do KMix. Se possui várias placas de som, cada uma delas terá a sua página.
A janela tem três secções com controlos da placa de som:
Saída: Esta contém os controlos que estão mais relacionados com a saída ou reprodução de som, como o controlo de volume "Master" (mestre). |
Entrada: Esta contém os controlos mais relacionados com a gravação, como o "Capture" (Captura). |
Opções: Esta contém todas as opções que permitem apenas LIGAR ou DESLIGAR alguma funcionalidade (como o "Mic Boost (+20dB)") e as opções de escolha-múltipla como o "Seleccione o Microfone: Mic1 ou Mic2"). |
Para além dos controlos de volume, o KMix também contém LED's. A regra geral das cores é:
Verde: Um LED que lida com a reprodução |
Vermelho: Um LED que lida com a gravação |
Amarelo: Um LED que lida com as capacidades especiais da placa de som |
Os controlos de volume na secção "Saída" e "Entrada" consistem em (de cima para baixo):
Um ícone que presenta a função da opção. |
Um LED Verde de Mudo, que lhe permite desligar um controlo (A luz apaga-se/fica mais escura) ou voltar a ligá-lo (a luz liga-se/fica brilhante). |
Uma barra para controlo de volume (Sugestão: Você poderá esconder a legenda da barra, por exemplo, se a mesa de mistura ocupar demasiado espaço do seu ecrã). |
Se um controlo suportar a gravação, irá existir um LED vermelho de Gravação. Se o LED estiver aceso (vermelho claro), o controlo está seleccionado para gravação. Se não estiver aceso (vermelho escuro), o controlo NÃO está seleccionado para gravação. |
Os controlos na secção "Opções" consistem num LED e numa breve descrição da função. Lembre-se, por favor, que os LEDs vermelhos são para gravação, enquanto os LEDs amarelos são para as funcionalidades especiais da placa de som. Se não tiver a certeza do significado de um controlo, peça ao fornecedor do controlador da placa de som (para a maioria das distribuições de Linux actuais este é o ALSA em http://www.alsa-project.org).
As barras de volume possuem um menu de contexto, acessível através de um clique no botão direito na barra ou no ícone do dispositivo (no topo). Algumas entradas são possíveis, mas apenas as aplicáveis são mostradas.
Mostra uma ou duas barras de volume. Isto aplica-se apenas a dispositivos estéreo. A barra de controlo direita controla o volume do lado direito, e a esquerda controla o volume do lado esquerdo.
Desligar e ligar o som do dispositivo
Se não estiver interessado em regular este dispositivo pode esconder esta opção. Se a quiser voltar a mostrar, apenas terá que a seleccionar a opção Canais (ver abaixo)
Pode controlar um dispositivo com o teclado. Use esta opção do menu para mostrar o dialogo do KDE Configurar teclas de atalho . Aqui pode definir as teclas para aumentar e diminuir o volume, bem como para tirar o som ao dispositivo. As teclas são globais e funcionam mesmo quando o KMix está em ícone ou acoplado.
Você irá obter uma janela onde poderá configurar, por secção (Saída, Entrada, Opções), que canais deseja ver.
Esta opção não é específica a qualquer dispositivo, mas afecta a janela da mesa de mistura. Pode usar esta opção para esconder ou mostrar a barra de menu. Também poderá fazer isto carregando no atalho (normalmente CTRL-m)
Com esta barra pode controlar a distribuição de volume entre a coluna esquerda e a direita. Esta barra é um regulador geral, afectando todos os dispositivos estéreo (os dispositivos mono são ignorados). A posição por omissão é a central. Arrastando a barra para a esquerda passa o volume para a coluna esquerda, e vice-versa para o direito. Obviamente, estes podem ser trocados se as suas colunas não estiverem posicionadas correctamente.
Para os Sistemas Surround, tenha em atenção que o dispositivo Master (mestre) normalmente regula apenas os altifalantes frontais. Esta é uma limitação da sua placa de sum. Se a sua placa de som tem
Se a sua placa de som não tiver um dispositivo Master, algum outro dispositivo poderá ser obtido pelo KMix - para a maioria das pessoas este é o controlo Wave (ou PCM).
Use o Menu -> Configuração -> Configurar o KMix... para escolher as opções. Estes itens são:
Se seleccionado, o KMix irá ser acoplado quando carregar no botão de fechar janela. Se não estiver seleccionado, o KMix será encerrado quando carregar no botão de fecho de janela. Atenção: depois de encerrar não poderá controlar o volume através das teclas escolhidas por si.
Se estiver activo, ao carregar com o botão esquerdo no ícone da bandeja do KMix, irá mostrar uma janela com um controlo de volume para o dispositivo preferido (Sugestão: de momento você não pode mudar este dispositivo - ele é seleccionado pelo KMix em alternativa). Se a opção estiver desactivada, a janela principal do KMix será mostrada por completo, quando carregar com o botão esquerdo no ícone da bandeja.
Mostrar linhas para marcar posições nas barras.
Mostra o nome de cada um dos dispositivos de som. Quer esta função esteja seleccionada ou não, verá esta informação em texto sempre que passar com o rato por cima do ícone de cada dispositivo.
Deixa que o KDE reponha os volumes quando você se ligar de novo. Isto repõe os seus níveis de volume pessoais, que são gravados quando você sair. Se o seu Sistema Operativo gravar os níveis de volume, poderá não necessitar desta opção (embora, num computador com vários utilizadores isto seja à mesma necessário).
O painel 'applet' do KMix é uma alternativa à interface do KMix. Pode adicioná-lo ao painel do KDE através do painel de menu (Menu do Painel -> Adicionar -> 'Applet' -> Mistura de Áudio).
Pode trabalhar com o 'applet' KMix conforme descrito em janela principal incluindo o menu de contexto. Devido ao espaço limitado do painel, existem algumas diferenças:
Menu principal não disponível. |
Se tiver várias placas de som, não lhe será possível mudar a selecção da mesa de mistura depois da selecção inicial. |
Sem ícone acoplado. Se quiser usar o ícone acoplado tem que adicionalmente iniciar o KMixatravés do menu K (normalmente em Menu-K -> Multimédia -> Mesa de Mistura de Áudio). |
Os ícones só estão disponíveis quando o painel tem dimensão suficiente. |
Não está disponível o nome do dispositivo. |
A configuração é efectuada através do painel de menu - pode configurar cores e a direcção da barra aqui. |
Sem gravação automática de volume. Se quiser gravar os seus níveis de volume quando sair para serem repostos mais tarde, terá também de iniciar o KMix a partir do menu K. |
Este capítulo descreve uma funcionalidade do KMix destinada ao utilizador experiente. A maior parte dos utilizadores nunca necessitará da mesma, pode por isso seguramente saltar este capítulo
Por vezes pode querer fazer algo especializado. Algo como controlar a mesa de mistura a partir de outra aplicação ou tornar mudo o dispositivo mestre todos os dias às 22 horas. KMix tem uma interface DCOP que lhe permite alcançar muito com o mínimo esforço. Pode em modo de consola escrever dcop kmix para explorar a interface DCOP do KMix. As interfaces específicas do KMix são:
Permite controlar a primeira mesa de mistura. Pode definir níveis de volume, tornar mudo o dispositivo, alterar o balanço, obter o nome da mesa de mistura e muito mais. Escreva dcop kmix Mixer0 se quiser explorar todas as funcionalidades. Existem mais entradas como Mixer1 para o caso ter instaladas várias placas de som.
O estilo gráfico da janela pode ser controlado com este comando. Pode tornar invisível ou visível a janela, mudar o seu tamanho e muito mais. Escreva dcop kmix kmix-mainwindow#1 se quiser explorar todas as funcionalidades.
Esconde a janela gráfica. Escreva dcop kmix kmix-mainwindow#1 show ou clique no ícone acoplado para a mostrar novamente.
Diminui o tamanho da janela para a menor dimensão possível. Esta é a dimensão que permite que todas as barras (e outros elementos gráficos) se enquadrem na janela.
Retorna o nome da primeira mesa de mistura, por exemplo Sound Fusion CS46xx
Define o nível de volume da segunda mesa de mistura, dispositivo em percentagem de 0 a 10. Dispositivo 0 normalmente o dispositivo mestre, embora nem sempre. Se quiser desactivar o (primeiro) dispositivo principal da segunda placa de som , pode usar dcop kmix Mixer1 setMasterVolume 0
Pode executar estes comandos directamente através de uma consola no KDE. Se precisar de executar comandos dcop de outro local, por exemplo a partir de um script de 'crontab', tem que definir a variável de ambiente DCOPSERVER (como na primeira linha do seu ~/.DCOPservidor_nome da máquina_:0 file), por exemplo:
#!/bin/sh |
DCOPSERVER=`cat /home/areapessoal/.DCOPservidor_nome da máquina_:0 | grep local` |
export DCOPSERVER |
dcop kmix Mixer0 setMasterVolume 0 |
O KMix no Linux pode usar quer o controlador ALSA quer o controlador OSS. Se necessitar de utilizar os dois controladores ao mesmo (situação rara), pode fazer o seguinte: Sair do KMix e adicionar a seguinte linha no seu ficheiro kmixrc na secção de configuração global.
MultiDriver=true
Inicie novamente o KMix. Se clicar em Ajuda->Informação de Hardware deverá ver "controladores de Som utilizados: ALSA0.9 + OSS" e "modo experimental de controlador-múltiplo activado"
Aviso: Provavelmente irá ver todas as mesas de mistura em duplicado.
Não existe suporte para esta configuração.
Programadores principais
Copyright 1996-2000 Christian Esken
Copyright 2000-2003 Christian Esken & Stefan Schimanski
Copyright 2003-2005 Christian Esken & Helio Chissini de Castro
Contribuições:
Christian Esken (esken AT kde.org)
Stefan Schimanski (1Stein AT gmx.de)
Paul Kendall (paul AT orion.co.nz)
- Porte para SGI
Sebestyen Zoltan (szoli AT digo.inf.elte.hu)
- Correcções para FreeBSD
Faraut Jean-Louis (jlf AT essi.fr)
- Correcções para Solaris
Nick Lopez (kimo_sabe AT usa.net)
- Porte para ALSA
Helge Deller (deller AT gmx.de)
- Porte para HP-UX
Lennart Augustsson (augustss AT cs.chalmers.se)
- *BSD Fixes
Documentação copyright 2000 Matt Johnston (mattj AT flashmail.com)
Actualizado em 2003 para corresponder ao KMix V1.91 por Christian Esken (esken AT kde.org)
Actualizado em 2005 para corresponder ao KMix V2.2 por Christian Esken (esken AT kde.org)
Baseado na documentação de Christian Esken (esken AT kde.org)
Tradução de Rui Branco (freedebian AT netcabo.pt)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
O KMix faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O KMix pode ser encontrado no pacote kdemultimedia em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
Obviamente, o KMix só é útil se você tiver uma placa de som. O KMix suporta várias plataformas e controladores de som:
Todas as plataformas Open Sound System. Foi explicitamente testado em Linux® FreeBSD, NetBSD e BSDI.
Máquinas baseadas no Solaris™.
Máquinas baseadas no IRIX®.
O controlador de som ALSA.
Máquinas baseadas no HP-UX®.
Para poder compilar e instalar o KMix no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do KMix:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o KMix usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team