Copyright © 2000-2004 Jonathan Singer
Copyright © 2004-2005 Mark Bucciarelli
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
KArm regista o tempo despendido em várias tarefas.
Índice
Lista de Exemplos
O KArm regista o tempo dispendido em várias tarefas. É útil para registar as horas para facturação e poderá apresentar as horas registadas por tarefa e por dia.
Nesta altura, o histórico poderá ser exportado como um ficheiro de texto separado por vírgulas para poder ser importado noutras ferramentas de facturação e/ou gestão de projectos.
O KArm detecta quando o seu teclado e rato ficam inactivos e poderá associar várias tarefas com ecrãs diferentes, ou seja, duas tarefas que poderão ajudar a manter o relógio em funcionamento na tarefa correcta.
O KArm foi originalmente criado pelo Sirtaj Singh Kang. A palavra “karm” significa “trabalho” ou “deveres” na língua nativa do autor - o Punjabi -, e é a mesma palavra (mas com uma transliteração melhorada) que “karma”.
Escreva karm numa linha de comandos ou seleccione a opção do menu do . As opções normais da linha de comandos do Qt™ e do KDE estão disponíveis e poderão ser listadas se escrever karm
na linha de comandos.--help
O KArm oferece uma opção adicional da linha de comandos que lhe permite indicar o nome do ficheiro iCalendar que é usado para guardar o seu histórico de trabalho. Poderá indicar um ficheiro iCalendar remoto se usar o 'http' ou o 'ftp' como parte do nome do ficheiro, como por exemplo http://www.exemplo.com/os_meus_dados/o_meu_trabalho.ics.
Problema: Você é um consultor com vários clientes. Alguns dos clientes têm vários projectos. Ao longo do dia, você alterna entre diferentes projectos. Você precisa de registar o seu tempo para gerar facturas mensais.
Solução: Crie uma tarefa de topo para cada cliente e uma sub-tarefa para cada projecto do cliente. Para os projectos que necessitem de um registo mais detalhado, crie uma lista de sub-tarefas do projecto. Registe o tempo, fazendo duplo-click na tarefa em que está a trabalhar de momento.
O KArm oferece uma grande flexibilidade a registar o seu tempo, permitindo quantidades e profundidades de tarefas ilimitadas. O tempo poderá ser registado para qualquer tarefa e poderá estar mais do que uma tarefa activa em qualquer altura.
Para criar uma tarefa de topo, seleccione -> (Ctrl+N) Para criar uma sub-tarefa, seleccione a tarefa-mãe e seleccione -> (Ctrl+Alt+N)
Quando o KArm sair, a lista de tarefas é gravada no ficheiro indicado em ->. Quando ele for iniciado a seguir, carrega de novo a lista de tarefas do mesmo ficheiro.
O KArm poderá importar e exportar as tarefas para minimizar o seu trabalho. Veja os Outros Sistemas.
Problema: Para se manter resolúvel, você precisa de facturar uma média de cinco horas por dia. Para se manter a par, você vigia os seus totais diários e semanais.
Solução: Reinicie o temporizador da sessão no início de cada dia de trabalho e reinicie todos os temporizadores no início de cada semana.
o KArm torna o registo do tempo simples. Para começar a registar o tempo relacionado com uma tarefa, faça duplo-click nela. Para parar o tempo do registo, volte a fazer duplo-click na tarefa. As tarefas activas mostram um pequeno relógio na coluna do Tempo de Sessão.
Outra pista visual da actividade de registo é o ícone do KArm na bandeja do sistema. Quando uma tarefa ficar activa, o segundo ponteiro do ícone começa a mover-se. Se você deixar ficar o cursor do rato sobre este ícone, o nome da tarefa activa irá aparecer numa dica. Se estiver mais do que uma tarefa activa, os nomes das tarefas na dica ficam separados por vírgulas.
O KArm mantém dois temporizadores por cada tarefa: um para o tempo da sessão e outro para o tempo total. Na configuração por omissão, o KArm mostra duas colunas por cada temporizador, resultando num total de quatro colunas por cada tarefa:
O tempo gasto na tarefa desde que a sessão começou.
O tempo gasto na tarefa e todas as suas sub-tarefas desde que a sessão começou.
O tempo gasto na tarefa desde que os tempos foram reiniciados.
O tempo gasto na tarefa e em todas as suas sub-tarefas desde que os tempos foram reiniciados.
Para iniciar uma nova sessão, escolha ->
Para iniciar todos os tempos, seleccione ->
Problema: Você tem dois projectos principais nos quais alterna em cada dia. Para o ajudar a organizar o seu trabalho, você mantém os seus ficheiros do projecto 1 no Ecrã 1 e os ficheiros do projecto 2 no Ecrã 2.
Solução: Associe a tarefa do projecto 1 com o Ecrã 1 e a tarefa do projecto 2 com o Ecrã 2. Quando você mudar do Ecrã 2 para o Ecrã 1, o KArm pára automaticamente a tarefa do projecto 2 e começa a tarefa do projecto 1.
Para associar uma tarefa com um ou mais ecrãs, seleccione a opção -> (Ctrl+E). Active o Registo automático e seleccione o ecrã ou ecrãs a associar com esta tarefa. Quando qualquer um dos ecrãs seleccionados ficar activo, o KArm irá começar o registo automático, ao fim de algum tempo, para esta tarefa.
Problema: Você sai do trabalho cedo na Sexta e esquece-se de parar o temporizador. Quando você voltar na Segunda-Feira, o relógio continuou a trabalhar.
Solução: Active a detecção de inactividade.
O KArm pode ser configurado para detectar quando o rato e o teclado ficam inactivos. Se o rato e o teclado ficarem inactivos durante mais do que o número de minutos indicado, o KArm mostra a seguinte janela:
Subtrai a quantidade de tempo inactivo de todos os temporizadores activos e pára-os.
Você não estava a trabalhar na tarefa enquanto o seu computador estava inactivo e continua a não estar.
Subtrai a quantidade de tempo inactivo de todos os temporizadores activos mas mantêm-nos a funcionar.
Você não estava a trabalhar na tarefa enquanto o seu computador estava inactivo mas agora já está.
Aplicar o tempo de inactividade a todos os temporizadores activos e mantêm-nos a correr.
Você estava a trabalhar nas tarefas enquanto o seu computador estava activo e ainda continua.
O KArm oferece três formas de relatar o tempo que registou. Você poderá enviar os tempos totais e da sessão para a impressora, copiá-los para a área de transferência ou copiar o histórico do tempo também para a área de transferência.
Para gerar o relatório dos totais para a impressora, seleccione a opção -> (Ctrl+P). Isto gera um relatório de três colunas com a lista completa das tarefas. A primeira coluna é o nome da tarefa, a segunda é o Tempo Total da Sessão e a terceira é o Tempo Total.
Para gerar o relatório dos totais para a área de transferência, seleccione a opção -> (Ctrl+C).
Este relatório é gerado para a tarefa seleccionada de momento e para todas as suas sub-tarefas. Se a tarefa for de topo, o KArm pergunta-lhe se deseja gerar o relatório para a tarefa actual e para as suas sub-tarefas ou para toda a lista de tarefas.
Logo que o relatório seja gerado, abra o KEdit ou outro editor de texto e cole os dados do relatório.
Totais das Tarefas
2004-07-10 02:26
Tempo Tarefa
----------------------------------------------
9:14 kde
9:14 karm
1:08 erros
0:00 enviar alterações
0:00 promoção
0:00 coisas da Web
----------------------------------------------
9:14 Total
A primeira coluna é o Tempo Total e está indentado (como os nomes das tarefas) para indicar as relações de tarefas/sub-tarefas. Os tempos indicados incluem os tempos das sub-tarefas.
Para gerar os relatórios dos totais para a área de transferência, seleccione a opção -> (Ctrl+Alt+C).
Você precisa de activar a opção Registo histórico em ->. Caso contrário, o KArm só mantém um registo dos totais e não um histórico de tarefas detalhado.
Este relatório é gerado para a tarefa seleccionada de momento e para as suas sub-tarefas. Ao contrário do relatório dos totais, este relatório não lhe dá a opção para relatar a lista de tarefas completas. Você só poderá fazer um relatório da tarefa actual e das suas sub-tarefas.
Quando você seleccionar o relatório do histórico, o KArm perguntar-lhe-á primeiro para indicar o intervalo de datas do relatório:
Depois de indicar um intervalo de datas, abra o KEdit ou outro editor de texto e cole os dados dos relatórios.
Histórico de Tarefas
De Quinta 01 de Julho de 2004 até Segunda 12 de Julho de 2004
Impresso a: 2004-07-12 17:18
Semana de Segunda 05 de Julho de 2004
5 6 7 8 9 10 11
-------------------------------------------------------------------------
0:00 kde
0:00 dc
!:22 1:46 3:14 1:44 8:06 karm
0:00 plano de funcionalidades do 3.2
1:08 1:08 erros
0:00 enviar alterações
0:00 promoção
0:00 coisas da Web
-------------------------------------------------------------------------
2:30 1:46 3:14 1:44 9:14 Total
O histórico de tarefas é totalizado para cada dia e tarefa e agrupado por semanas. As primeiras sete colunas vão de Segunda até Domingo. A oitava coluna é o total da semana e a nona coluna é o nome da tarefa. Os nomes das tarefas estão indentados para indicar as relações de tarefas/sub-tarefas.
O KArm, como o KOrganizer e o iCal da Apple, usa a norma da indústria iCalendar para os seus dados. O KArm pode ler e gravar as listas de pendências criadas por estas duas aplicações.
Se tanto o KArm como o KOrganizer tiverem o mesmo ficheiro aberto, ao editar o ficheiro com o KOrganizer, você poder-se-á arriscar a perder dados. Para estar seguro, edite apenas o ficheiro com uma aplicação ou a outra de cada vrz.
Como caso de uso típico, poderá querer planear um projecto com a ferramenta de gestão de projectos Imendio Planner (from planner.imendio.org) e importar as suas tarefas para o KArm, de modo a tê-las no formato da norma da indústria iCalendar. Depois de o fazer, poderá então escalonar as tarefas no KOrganizer e contabilizar o seu tempo para elas no KArm. Esta é uma forma de controlar se o seu projecto se mantém no seu orçamento e nos seus limites de tempo.
O DCOP é o mecanismo que os programas do KDE usam para comunicar uns com os outros. Um programa do KDE oferece uma lista de funções que os outros programas (um programa da Bash, por exemplo) poderão usar.
Exemplo 2.1. Um programa da Bash que mostra a versão do KArm
ID_DCOP=`dcop | grep karm` if [ $ID_DCOP ] then VERSAO=`dcop $ID_DCOP KarmDCOPIface version` echo "A versão do KArm é a $VERS" else echo "O KArm não está a correr" fi
A interface actual de DCOP do KArm é usada principalmente de momento apenas para testes automatizados, pelo que é bastante limitada. Para a definição completa da interface, veja o Apêndice da Interface de DCOP.
Para ver a interface completa de DCOP da versão do KArm instalada no seu sistema, corra o seguinte programa em Bash:
O KArm pode exportar tanto os totais como o histórico para um formato de ficheiro separado por vírgulas. Para exportar os totais, seleccione a opção ->-> para que o KArm mostre a seguinte janela de exportação:
Indique o ficheiro para o qual desejaria exportar os dados e modifique as outras opções da janela, se necessário. Repare que o intervalo de datas está desactivado, dado que você vai exportar os tempos totais, não os dados históricos. Carregue em , para o KArm exportar os totais de todas as tarefas para o ficheiro que seleccionou.
Aqui está um exemplo do formato do resultado:
"kde",,,,,0.00,0.00,6.88,9.83
,"karm",,,,6.88,8.70,6.88,9.83
,,"plano de funcionalidades do 3.2",,,0.00,0.00,0.00,0.00
,,"erros",,,0.00,1.13,0.00,1.13
,,"enviar alterações - textos de traduções",,,0.00,0.00,0.00,0.00
,,"relatório da factura de tempo",,,0.00,0.00,0.00,0.00
,"kopete",,,,0.00,0.00,0.00,0.00
,"promoção",,,,0.00,0.00,0.00,0.00
,"coisas na Web",,,,0.00,0.00,0.00,0.00
As tarefas de topo são colocadas na primeira coluna, as sub-tarefas na segunda e assim por diante. Os dados dos tempos são apresentados a seguir à profundidade de tarefas máxima (cinco, neste exemplo). A coluna do primeiro tempo é o Tempo de Sessão, a segunda é o Tempo, a terceira é o Tempo Total da Sessão e a quarta é o Tempo Total.
Para exportar o histórico de tarefas, seleccione ->-> para o KArm mostrar a mesma janela de exportação que foi apresentada acima.
Indique o nome do ficheiro para o qual deseja exportar os dados e seleccione o intervalo de datas para o qual deseja o histórico de tarefas. Modifique as outras opções da janela, se necessário e carregue em , para o KArm exportar o histórico de todas as tarefas para o ficheiro que seleccionou.
Aqui está um exemplo do formato do resultado:
Histórico de Tarefas
De Terça 06 de Julho de 2004 até Terça 13 de Julho de 2004
Impresso a: 2004-07-13 18:10
2004-07-06,2004-07-07,2004-07-08,2004-07-09,2004-07-10,2004-07-11,2004-07-12,2004-07-13,
,,,,,,,,0.00,"kde"
,,1.77,3.23,1.73,,1.37,0.82,8.95,,"karm"
,,,,,,,,0.00,,,"plano de funcionalidades do 3.2"
,1.13,,,,,,,1.13,,,"erros"
,,,,,,,,0.00,,,"enviar alterações - textos de traduções"
,,,,,,,,0.00,,,"relatório da factura de tempo"
,,,,,,,,0.00,,"kopete"
,,,,,,,,0.00,,"promoção"
,,,,,,,,0.00,,"coisas na Web"
As três linhas identificam quando é que o relatório foi gerado e para que intervalo de datas. A quarta linha é uma lista separada por vírgulas das datas no intervalo definido, no formato ISO 8601 (AAAA-MM-DD). Todas as linhas subsequentes indicam o tempo registado para cada tarefa. A última coluna numérica é o total da linha ao longo de todos os dias. O nome da tarefa aparece a seguir à coluna dos totais e está indentado para indicar a relação de tarefas/sub-tarefas. Os nomes das tarefas de topo aparecem na primeira coluna a seguir ao total.
A janela principal do KArm tem as seguintes componentes: o menu, a barra de ferramentas, a janela de tarefas/tempos e a barra de estado.
As várias tarefas são apresentadas nesta janela, em conjunto com o tempo acumulado para cada uma na sessão actual e no tal. As tarefas que estiverem a ser temporizadas têm um pequeno ícone de relógio ao lado do tempo de sessão.
Podem ser criadas sub-tarefas para cada tarefa. Se carregar no sinal de mais/menos ao lado da tarefa principal, activa ou desactiva a visualização das suas sub-tarefas associadas. O tempo total atingido para uma dada tarefa inclui os tempos das suas sub-tarefas, assim como o seu tempo acumulado.
Grava as tarefas e sub-tarefas actuais com os seus tempos associados
Imprime a janela do KArm
Reinicia todos os tempos de sessão a zero
Reinicia todos os tempo para zero
Importa os ficheiros de gravação antigos do KArm (o KArm agora usa os ficheiros de gravação do estilo iCalendar.)
Importa um projecto do Planner da Imendio (veja em planner.imendio.org). Todas as tarefas, sub-tarefas e o seu estado de "completo" serão importados para um ficheiro .planner. Poderá importá-las como uma sub-tarefa se criar uma sub-tarefa, deixá-la marcada e depois efectuar a importação em si.
Exporta o Tempo Total da Sessão, o Tempo da Sessão, o Tempo e o Tempo Total para um ficheiro de texto.
Exporta o histórico da tarefa para um ficheiro de texto.
Copia o tempo total actual de uma tarefa ou de todas as tarefas para a área de transferência do KDE
Copia os tempos diários, num dado período, para a área de transferência do KDE
Fecha o KArm
Dá início à temporização da tarefa seleccionada
Pára a temporização da tarefa seleccionada
Pára a temporização de todas as tarefas
Adicionar uma nova tarefa
Adiciona uma nova sub-tarefa à tarefa seleccionada
Apaga a tarefa ou sub-tarefa seleccionada
Altera o nome ou o tempo acumulado para a tarefa actual
Existem duas opções para alterar o tempo: Editar em Absoluto, no qual os tempos de sessão e totais poderão ser alterados em separado e Editar em Relativo, no qual é adicionada ou subtraída uma dada alteração aos tempos de sessão e totais.
A opção de registo automático permite iniciar e parar automaticamente a temporização quando você mudar de ou para um dado ecrã do KDE.
Abre uma janela que permite ao utilizador personalizar os atalhos de teclado
Abre uma janela que permite ao utilizador configurar o KArm
A janela têm três páginas: a Comportamento , que lhe permite indicar um alerta em caso de inactividade e uma mensagem de aviso quando você remover um conjunto de tarefas, a Visualização, que configura os campos apresentados na janela principal e o Armazenamento, que configura a localização do ficheiro de gravação, se a gravação automática estiver activa e o intervalo de gravação automática estiver definido.
Invoca a ajuda do KDE, aberta na documentação do KArm. (este documento).
Muda o cursor do rato para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Ao carregar nos itens do KArm irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) que explica a função do item.
Abre a janela de Relato de Erros onde pode comunicar um erro ou “pedir” uma funcionalidade.
Mostra a versão da aplicação e as informações do autor.
Mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
A barra de ferramentas contém ícones para os seguintes comandos:
(Todos se comportam de forma idêntica ao comando respectivo no menu.)
Iniciar
Parar
Nova
Nova Sub-Tarefa
Apagar
Editar
KArm
Copyright do programa:
1997-2000 Sirtaj Singh Kang (taj AT kde.org)
.
2001-2002 Tomas Pospisek (tpo_deb AT sourcepole.ch)
2003-2004 Mark Bucciarelli(mark AT hubcapconsulting.com)
Contributos (em ordem alfabética)
Allen Winter (winterz AT verizon.net)
David Faure (faure AT kde.org)
Espen Sand (espen AT kde.org)
Gioele Barabucci (gioele AT gioelebarabucci.com)
Jan Schaumann (jschauma AT netmeister.org)
Jesper Pedersen (blackie AT ifad.dk)
Kalle Dalheimer (kalle AT kde.org)
Klarälvdalens Datakonsult AB
Mark Bucciarelli (mark AT hubcapconsulting.com)
Thorsten Stärk (dev AT staerk.de)
Tomas Pospisek (tpo_deb AT sourcepole.ch)
Willi Richert (w.richert AT cox.net)
O KArm foi inspirado pelo utilitário criado pelo Harald Tveit Alvestrand que era o titrax, em que o único problema dele era ser baseado na plataforma do Xt.
Documentação copyright 2000-2004 Jonathan Singer (jsinger AT leeta.net)
e Sirtaj Singh Kang (taj AT kde.org)
.
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
Uma tarefa com um cronómetro a correr.
O protocolo de comunicação entre processos usado no KDE. É uma abreviatura de Desktop COmmunication Protocol.
O GNU/Linux, o FreeBSD e os outros sistemas que correm o X-Windows têm vários ecrãs virtuais. Você tem, tipicamente, quatro ecrãs diferentes instalados por omissão. Cada ecrã poderá mostrar o seu conjunto próprio de programas e ficheiros. Quando o KDE arranca pela primeira vez, o ecrã que você vê é o Ecrã 1. Se carregar em Alt+F2, irá ver o Ecrã 2. Se carregar em Alt+F1 irá voltar ao Ecrã 1.
Se o KArm estiver configurado para registar o histórico, ele irá guardar todos os eventos de arranque/paragem dos temporizadores. Este histórico nunca é limpo quando os tempos são reiniciados e continua no ficheiro até que a tarefa seja removida.
Um ponto de referência definido pelo utilizador para os temporizadores de sessão. É iniciada uma nova sessão quando você seleccionar a opção ->. Os dados da sessão não são gravados quando você criar uma nova.
O tempo gasto na tarefa desde que a sessão começou.
A bandeja do sistema é a barra que aparece (por omissão) no fundo do ecrã. Nesta bandeja do sistema , o ícone do KArm está mais à direita.
Uma tarefa sem tarefa-mãe.
O tempo gasto na tarefa e todas as suas sub-tarefas desde que a sessão começou.
O tempo gasto na tarefa desde que os tempos foram reiniciados.
O tempo gasto na tarefa e em todas as suas sub-tarefas desde que os tempos foram reiniciados.
Índice
O KArm faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O KArm pode ser encontrado no pacote kdepim em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
Para poder compilar e instalar o KArm no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do KArm:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o KArm usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.
Índice
hastodo — Verifica se o item por-fazer de topo existe.
O hastodo(QString nomeTarefa)
é uma chamada de DCOP que procura por um item por-fazer com o nome indicado. Se for encontrado, devolve o UID do iCalendar que identifica este item. Se não for encontrado, devolve um texto vazio.
O ficheiro iCalendar que o KArm tem aberto de momento é o ficheiro que será pesquisado. Todas as árvores de itens por-fazer serão pesquisadas, não apenas os de topo. Se mais do que um item por-fazer corresponder a esse nome, será devolvido o primeiro.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team