Copyright © 2001 Philip Rodrigues
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O Kenolaba é um jogo simples de estratégia de tabuleiro que é jogado por duas pessoas.
Índice
O Kenolaba é um jogo simples de estratégia de tabuleiro que é jogado por duas pessoas. Existem peças vermelhas e amarelas para cada um dos jogadores. A partir do início, em que cada jogador tem 14 peças, são realizados movimentos até que um jogador tenha empurrado para fora do tabuleiro 6 peças do adversário.
O programa original foi desenvolvido em 1993 para o DOS e para o Xlib puro. Para o KDE houve uma grande reescrita.
Se você conhece o jogo de tabuleiro Abalone, irás gostar deste programa. De fato, este programa foi inspirado no jogo mencionado. O Abalone é uma marca registrada da Abalone SA, França.
O vermelho joga sempre primeiro.
São permitidos dois tipos de movimentos:
Podem ser movidas uma, duas ou três das suas peças em fila numa das 6 direções. Também são permitidos movimentos laterais.
Clique o botão
do mouse na primeira peça que desejar mexer. A peça ficará realçada. Agora arraste o mouse na direção desejada. Se o movimento for válido, o cursor irá mudar para uma seta nessa direção e todas as peças do movimento ficarão realçadas. Se este for o movimento que deseja fazer, solte o botão do mouse.Os movimentos laterais são feitos de outra maneira: para duas peças adjacentes clique entre elas e arraste-as; para três peças clique no botão botão do
do mouse na peça do meio - se for permitido um movimento lateral para as peças elas ficarão realçadas. Caso contrário só a do meio ficará realçada e o usuário fará um movimento normal.Você pode empurrar um máximo de duas peças do adversário à frente das suas peças desde que o número de peças que mova seja maior do que as do oponente que empurra. Isto significa que três peças suas podem empurrar uma ou duas peças do adversário, assim como com duas só podem empurrar uma.
Os movimentos de empurrão especiais são aquelas em que empurra uma peça do adversário para fora do tabuleiro. Se você empurrar seis peças do adversário para fora você é o vencedor.
Se você ainda continua sem saber como é o Kenolaba, veja um jogo em que o computador jogue pelos dois lados. Depois de executar o Kenolaba, selecione ->-> e inicie um novo jogo.
O Kenolaba pode ser jogado através da rede. Isto permite a duas pessoas jogarem uma contra a outra em computadores diferentes, ou a uma pessoa observar o jogo de outro Kenolaba. Para usar os recursos de rede do Kenolaba, o Kenolaba deve estar configurado para Modo Rede selecionando ->.
Todos os programas do Kenolaba que estejam em modo Rede pubicam as mudanças de posição para os outros.
Para trocarem as posições, os programas do Kenolaba devem avisar uns aos outros. Se estiverem na mesma máquina, não é necessário nada (além de estarem em Modo Rede). Se estiverem rodando em computadores diferentes você deve especificar a outra máquina na linha de comando com a opção -h
, tal como se segue:
%
kenolaba
-h
NomeDaMáquina
Para os curiosos: o Kenolaba, quando está em Modo Rede, fica à espera num 'socket' de TCP pelas mudanças de posição dos outros programas do Kenolaba. Você pode especificar o número da porta com a opção da linha de comando -p
. Você precisará disto se quiser jogar dois jogos de Kenolaba em redes diferentes.
O Carlos na maquina1
e a Maria na maquina2
querem jogar um contra o outro: a Maria apenas inicia o Kenolaba, altera em -> para e muda para Modo Rede. O Carlos inicia o Kenolaba com
e depois faz o mesmo que a Maria. Agora um dos dois pode iniciar o jogo e mexer as peças vermelhas. Cada vez que a posição for alterada num programa, será alterada automaticamente no outro também.%
kenolaba
-h
maquina2
O João quer observar o jogo: ele faz o mesmo que o Carlos, mas ele próprio não joga.
Dois jogos em rede do Kenolaba irão rodar entre as máquinas m1
e a m2
. Para distinguir os jogos, usamos a porta 12345 num deles. Na m1
iniciamos como de costume:
para o primeiro jogo, e (não como de costume):%
kenolaba
para o segundo. Na%
kenolaba
-p
12345
m2
iniciamos o primeiro jogo com: e o segundo com:%
kenolaba
-h
m1
(Os dois pontos separam a máquina e a porta como num URL).%
kenolaba
-h
m1:12345
Você poderá editar as posições atuais do tabuleiro selecionando -> para colocar o Kenolaba em modo de modificação. Você poderá adicionar peças vermelhas ou amarelas ou retirá-las. A linha de estado mostra o número de peças amarelas e vermelhas, o número do movimento, quem deve jogar a seguir e se a posição é válida: um ponto de exclamação significa que não, um símbolo para assinalar significa que sim.
Se a posição é inválida e você mudar para o modo de jogo, não poderá jogar! Só se podem usar posições válidas para o início de um jogo.
As opções de -> e -> simplesmente incrementam e decrementam o número do movimento, mas não alteram nenhuma peça.
Clicando no botão adição de peças vermelhas”; clicando com o botão num campo vermelho ou vazio, entra no modo de “adição de peças amarelas”. Finalmente, clicando com o botão ou o numa peça vermelha, ou com o botão numa peça amarela, você entra no modo de “remoção de peças”. Qualquer peça sobre a qual o mouse passe com o botão pressionado será apagada.
ou do mouse num campo vazio ou amarelo, o usuário entra no modo de “Para sair do modo de modificação e entrar no modo de jogo, basta desligar a opção no menu .
O tabuleiro atual do Kenolaba pode ser copiado para a área de transferência usando o comando no menu e pode ser colado através da opção . Desta maneira você pode copiar as posições do tabuleiro de um programa do Kenolaba para outro pressionando em num programa e em no outro, mas isto é mais fácil com o Modo de Rede (ver acima). Outro uso é o salvamento das posições num arquivo de texto (usando o e um editor à sua escolha) e obter uma posição posteriormente selecionando-o no editor e colando-o no Kenolaba.
O computador pode jogar em quatro níveis diferentes, nomeadamente:
Quanto mais difícil o nível, mais tempo o computador leva procurando um movimento. Você pode interromper a pesquisa clicando na tecla S.
A opção de “Espiar” pode ser ligada e desligada no menu e a opção . Se for a sua vez, você pode ver a classificação da jogada que deseja fazer na barra de estado. Se for a vez do computador você pode ver (na barra de estado e nas peças realçadas) o movimento que ele pensa ser o melhor a jogar. Claro que isto muda à medida que ele pesquisa.
Você pode fazer com que o computador jogue com as peças vermelhas, amarelas ou com ambas. Escolha entre estas opções antes de começar um novo jogo. Claro que isto funciona se quiser mudar de lado também. Escolha para jogar contra outra pessoa. Isto é bastante útil no modo de rede.
O Kenolaba oferece opções avançadas de configuração, o que lhe permite alterar todo o sistema de pontuação, se assim o desejar. Para acessar a essas opções avançadas, selecione . À medida que você alterar as opções, a pontuação que as suas configurações modificadas dão para a jogada atual é mostrada na parte inferior do diálogo, após a Avaliação da posição atual.
O número de pontos adicionados ao total para cada tipo de jogada podem ser modificados aqui, dependendo do tipo de jogada e do número de peças envolvidas. As jogadas estão divididas em três tipos:
Uma jogada normal é aquela em que você move uma ou mais peças suas, mas não empurra nenhuma peça do seu adversário.
Uma jogada para empurrar é aquela em que você força uma ou mais peças do seu adversário a mudar de posição, empurrando-as, embora se mantenham no tabuleiro.
Numa jogada 'Empurrar para Fora' você coloca uma ou mais peças do seu adversário para fora do tabuleiro.
O número de pontos adicionados à pontuação total para uma posição do tabuleiro depende do anel do tabuleiro onde as peças estão. Para cada anel, do centro para fora, pode ser definida uma pontuação média adicional, com um intervalo +/-. A pontuação atribuída para uma posição em particular varia aleatoriamente de acordo com o intervalo +/-. Isto é para evitar que os jogos do computador com ele próprio entrem em ciclo infinito.
Para cada vez que o número de peças em linha ocorre, é adicionado o número de pontos indicado à pontuação, como por exemplo adiciona a pontuação para três em linha, e também duas vezes a pontuação para dois em linha.
Adiciona um determinado número de pontos baseado na diferença do número de bolas de ambos os jogadores, de 1 bola a mais até 5 bolas a mais. Se existir uma diferença de 6 bolas, o jogo acaba.
O movimento das peças é explicado nas Regras do Jogo. Os botões na barra de ferramentas possuem o mesmo significado que as opções dos menus ou .
Inicia um novo jogo mesmo que um já esteja ocorrendo.
Se esta opção estiver ligada, o aplicativo fica em modo de rede.
Sai do Kenolaba.
Copia uma representação do tabuleiro do Kenolaba para a Área de Transferência
Interpreta o conteúdo da área de transferência do X como uma representação em ASCII de um tabuleiro do Kenolaba, e copia-o para o tabuleiro atual. Gera-se uma representação em ASCII através do .
Muda o Kenolaba para o modo de modificação.
Salva a posição atual para ser obtida posteriormente através da opção ->.
Recupera o estado do tabuleiro guardado no arquivo de configuração do Kenolaba através de .
É mostrada uma sugestão para o seu próximo movimento. Só é possível se estiver jogando no nível normal ou superior, o número do movimento for o 2 e não tiver anulado o seu movimento.
Quando o computador está pensando, a sua pesquisa em profundidade é interrompida e ele joga o melhor movimento que encontrou até aquele momento.
Volta atrás na sua jogada anterior. É permitida a anulação de dois (!) movimentos: o do adversário e o seu último movimento. Por isso é a sua vez de novo. São lembrados 100 movimentos; por isso, não hesite em voltar atrás nas jogadas até ao início do jogo (mais rápido se clicar em F2). Se estiver em modo de modificação (ver -> abaixo), decrementa o número do movimento desta posição.
Só é útil no modo de modificação. Incrementa o número do movimento desta posição.
Mostra ou oculta a barra de menu do Kenolaba.
Mostra ou oculta a barra de ferramentas do Kenolaba.
Mostra ou oculta a barra de estado do Kenolaba na base da tela.
Salva a configuração atual para torná-la a padrão para o Kenolaba.
Seleciona o nível com que o computador joga. Pode ser um dos seguintes:
Escolhe com que cor o computador joga. Pode ser uma das seguintes:
Quando esta opção está selecionada é desenhado o movimento da jogada do computador, piscando e realçando as peças usadas na jogada. Desligue esta opção se não quiser esperar por esta animação. Nesse caso só um realce rápido é efetuado.
Se estiver selecionada, as peças são renderizadas 'online' por um 'ray-tracer' interno simples quando necessário (p.ex. ao redimensionar a janela).
Se estiver selecionada, permite “espiar”.
Faz aparecer o diálogo de configuração de atalhos padrão do KDE para você configurar os atalhos de teclado usados pelo Kenolaba.
Mostra o diálogo de configuração de barras de ferramentas padrão do KDE para que você personalize a barra de ferramentas do Kenolaba.
Invoca o diálogo de configuração do Kenolaba para mudar as preferências do Kenolaba. Veja Capítulo 5, Configurações Avançada.
Invoca a ajuda do KDE, iniciando a ajuda do Kenolaba.
Muda o cursor do mouse para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Clicando nos itens do Kenolaba você irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) explicando a função do item.
Abre a janela para Reportar Falhas onde você pode relatar uma falha ou “sugerir” uma funcionalidade.
Isto irá mostrar a versão da aplicação e as informações do autor.
Isto mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
kenolaba [-p
NúmeroDePorta
] [-h
servidor:porta
]
Com o -p
você especifica o número da porta onde irá receber conexões TCP para o modo de rede.
Com o -h
especifica um processo remoto do Kenolaba (com um número de porta opcional, se não usar a porta padrão da máquina remota) para comunicar-se com ela no modo de rede. Você pode especificar vários processos remotos.
Kenolaba
Direitos autorais do programa 1997-2000 Josef Weidendorfer (Josef.Weidendorfer AT in.tum.de)
Documentação Original de Robert Williams (rwilliams AT kde.org)
e Josef Weidendorfer
Documentação mantida por Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
.
Tradução de Marcus Gama(marcus_gama AT uol.com.br)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O Kenolaba faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O Kenolaba pode ser encontrado no pacote kdegames no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para compilar e instalar o Kenolaba sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de Kenolaba:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o Kenolaba usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team