Copyright © 2001 Hauke Hildebrandt
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O KView é um programa de visualização de imagens. É pequeno, rápido e tem alguns comandos simples de processamento de imagens. Você poderá trabalhar com vários formatos diferentes de arquivos de imagem e converter as suas imagens para esses formatos. O KView não é um processador de imagens completo, mas é o suficiente para muitas das suas tarefas do dia-a-dia (como criar um fundo de tela bonito...).
Índice
O KView é um visualizador de imagens para o ambiente do KDE. Você poderá ver imagens em vários formatos como o PostScript®, o TIFF etc Ao salvar os seus arquivos com um formato diferente do original, você poderá converter facilmente as imagens para outros formatos gráficos. Além disso, o KView contém alguns pequenos recursos para fazer algum processamento simples de imagens, como encolher/esticar a imagem, rodá-la ou filtrá-la. Você poderá colocar as suas imagens diretamente na tela como imagem de fundo, ou organizá-las numa pequena apresentação.
Este capítulo é uma apresentação rápida de muitas das funções do KView para colocá-lo trabalhando rapidamente com este programa. Você irá encontrar uma descrição completa de todos os comandos disponíveis nos capítulos posteriores.
A imagem deste tutorial vem do pacote 'kdeartwork' do KDE. Este pacote está cheio de coisas para apimentar o seu ambiente de trabalho e vale bem a pena dar uma olhada; mas, se ainda não o tiver instalado, escolha outro arquivo e prossiga.
Após você ter iniciado o KView (usando o menu do painel ou digitando kview na linha de comando), a janela principal do KView aparece com um espaço de trabalho em branco:
Uma janela completamente nova do KView
Todas as pessoas criativas como você e eu ficam desencorajadas por uma folha em branco, como tal vamos abrir então uma nova imagem. Contudo, vamos primeiro alterar a forma como o KView redimensiona a sua janela principal e a imagem depois de carregar uma nova: Selecione a opção do menu . Irá aparecer um diálogo:
Redimensionar ou não redimensionar
Selecione a opção “Sem Redimensionamento” do grupo “No Carregamento”. Isto significa que nem a janela principal do KView nem a imagem serão redimensionadas quando esta for carregada.
Agora, abra o arquivo Dasding.jpg
, que poderá ser encontrado no sub-diretório ./share/wallpapers
da sua pasta principal do KDE (possivelmente em /opt/kde
ou /opt/kde2
). Ahh - já parece melhor!
Uma imagem bonita carregada...
Vamos criar um papel de parede novo a partir da imagem carregada. Só iremos necessitar do logotipo do KDE (a roda-dentada à direita), não da imagem completa, como tal selecione o logotipo, desenhando para tal uma caixa ao redor dele. Pressione o botão do mouse, mantenha-o pressionado e mova o mouse. Aparecerá uma caixa tracejada, que marca a sua seleção. Repita isto até que esteja satisfeito com a sua escolha. Prossiga em seguida e corte a região selecionada a partir da imagem escolhendo a opção -> a partir do menu ou o seu atalho equivalente Ctrl+C. O seu espaço de trabalho deverá se assemelhar a isto:
Reduzido ao essencial
Se você não estiver satisfeito com o corte, poderá sempre restaurar o estado original da imagem com a opção ->, ou com o atalho Ctrl+R.
Nós queremos ser criativos, não queremos? O KView oferece algumas funções de filtragem para manipular as imagens. Elas estão (convenientemente) colocadas no menu . Em primeiro lugar, iremos mudar o fator denominado de “gama”. Este valor afeta na sua maioria os meios-tons da imagem, deixando as partes mais claras e mais escuras mais ou menos na mesma. Escolha o ->-> a partir do menu. Nesse caso, aparecerá uma janela. Altere o valor para 0,4 e pressione o botão . A imagem irá, de alguma forma, ficar mais escura:
Depois da correção do gama
Para um ligeiro toque psicodélico nós iremos usar a função de brilho. Selecionar o Brilho de novo fará aparecer um diálogo. Desta vez, você poderá indicar o novo brilho como sendo uma percentagem relativa ao valor original (como tal, 100 por cento significa o “valor inicial”). Indique um valor de 300,0
300
> e veja o que acontece:
O KDE mais claro que nunca
Finalmente, vamos borrar um pouco a imagem com o ->. Aplique este filtro duas ou três vezes (ou mais, se não conseguir parar!). O filtro de suavização reduz o contraste entre os pixéis adjacentes:
KDE - suave como seda
Antes de usarmos a nossa obra de arte como fundo da tela, é melhor salvá-la. Atualmente, a nossa imagem é um JPEG, mas, por alguma razão, gostaríamos de a salvar no formato PNG. Fácil - basta invocar a opção -> e insira o nome de um arquivo com a extensão .png
:
Salvando e convertendo de uma só vez
O granatualmente chegou, finalmente.: Escolha -> e admire o seu fundo incrivelmente artístico:
KDE - onde quer que você olhe
Quando você inicia o KView, você verá a disposição típica das aplicações: um espaço de trabalho que contém os seus documentos (neste caso, imagens), uma barra de menu que permite o acesso aos vários comandos, uma barra de ferramentas com os botões de atalho para alguns deles e uma barra de estado no fundo para mostrar as mensagens de estado. Quando você tiver carregado uma imagem no KView, existirá também um menu de contexto adicional que ficará disponível através do botão direito do mouse, quando pressionado sobre a imagem (você já sabia isto, não sabia?). Abaixo, todas as opções do menu são explicadas na ordem em que aparecem na barra de menu.
Abre uma nova imagem no KView. O tamanho da janela principal do KView e da imagem, depois de carregada, são determinados pela sua configuração. Se você abrir várias imagens, só a última é mostrada, mas todas elas permanecerão acessíveis através da lista de imagens.
Mostra uma lista com as imagens abertas recentemente. Selecionar uma imagem nesta lista irá reabri-la.
Salva a imagem atual.
Salva a imagem com um nome novo. Ao escolher um formato de arquivo diferente, você poderá converter a imagem para um tipo diferente.
Fecha a imagem apresentada atualmente.
Imprime a imagem.
Cria uma nova janela da aplicação (vazia).
Fecha a janela ativa atualmente. Se você só tiver uma janela aberta, isto irá fechar a sua sessão do KView.
Sai do KView. Se você tiver várias janelas abertas do KView, todas elas serão fechadas.
Esta opção maximiza a janela do KView e a imagem apresentada atualmente, para que você possa ter uma vista mais aproximada da mesma. Até as decorações da janela (barra de título, etc.) são temporariamente removidas. Selecionar esta opção mais uma vez, irá mudar para o modo normal.
Se você tiver selecionado alguma parte da imagem (desenhando uma caixa ao redor dela com o seu mouse), você poderá recortar todo o resto da mesma com esta opção. A sua imagem fica efetivamente reduzida à sua seleção.
Reinicializa a imagem ao seu estado original (logo depois de abrí-la).
Abre uma janela para editar o fator de ampliação. Este valor é dado como uma percentagem e refere-se sempre ao tamanho inicial da imagem.
Aumenta a imagem dez por cento. Observe que isto se refere ao tamanho atual da imagem.
Reduz o tamanho da imagem dez por cento. Novamente, isto refe-se ao tamanho atual da imagem.
Duplica o tamanho atual da imagem.
Reduz a metade o tamanho da imagem. Tal como descrito acima, isto refere-se ao tamanho atual da imagem.
Maximiza o tamanho da imagem. A imagem é redimensionada de acordo com o tamanho da janela. Esta ação não mantém as proporções da imagem.
Maximiza o tamanho da imagem. Mais uma vez, o tamanho da imagem é maximizado, mas desta vez as proporções do tamanho da imagem são mantidas.
Este menu oferece alguns comandos para operações geométricas simples: rotação e reflexão.
Roda a imagem 90 graus no sentido dos ponteiros do relógio.
Roda a imagem 90 graus no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Inverte a imagem na direção vertical. Matematicamente, isto faz um reflexo ao longo da linha horizontal do centro da imagem.
Inverte a imagem ao longo da horizontal. Matematicamente, isto faz um reflexo ao longo da linha vertical do centro da imagem.
Faz um mosaico da sua imagem para o fundo da tela..
Faz um papel de parede da sua imagem na tela. Isto coloca a imagem com o tamanho da tela, alterando possivelmente a proporção das suas dimensões.
Faz um papel de parede da sua imagem na tela. Isto coloca a imagem com o tamanho da tela, mas mantém intacta a proporção da dimensão da imagem.
O KView oferece algumas funções para um processamento de imagens simples:
Mostra uma lista com as imagens carregadas atualmente. Você poderá inverter as imagens com um duplo-clique nelas ou usando os botões e . O reorganiza as imagens de uma forma aleatória, enquanto que o as organiza alfabeticamente. Pressionar em irá dar início à apresentação, usando a sua configuração de intervalo e a ativação do ciclo. Além disso, você pode salvar e carregar a sua lista de imagens com os botões correspondentes.
Muda para a imagem anterior na lista.
Muda para o próximo item na lista.
Inicia ou interrompe a apresentação de slides.
O KView oferece algumas funções para um processamento de imagens simples:
Altera o brilho da imagem. Indique o novo brilho como uma percentagem (referente ao valor inicial).
Ajusta o fator de gama.
Converte uma imagem a cores para uma imagem em tons de cinza.
Suaviza a imagem, reduzindo o contraste entre os pixéis adjacentes.
Este menu contém algumas opções para configurar o KView, alterando a sua aparência, os atalhos e o seu comportamento padrão.
Ativa ou desativa a barra de menu.
Ativa ou desativa a barra de ferramentas.
Ativa ou desativa a barra de estado.
Salva as configurações atuais.
Abre um diálogo para configurar os atalhos de teclado. Se usar esta opção, você pode alterar os atalhos de teclado padrões para os comandos do KView ou criar novos.
Abre um diálogo para configurar a barra de ferramentas. Você pode adicionar e remover botões da barra de ferramentas para os comandos do KView com esta opção.
Abre um diálogo para alterar algumas das suas opções e atalhos de teclado:
Esta opção diz se a janela e/ou a imagem serão redimensionadas depois de carregar uma nova imagem no KView. Com a opção Redimensionar a Janela ativa, a janela do KView será redimensionada para que caiba ao redor da imagem carregada. Repare que isto poderá reduzir a janela principal de forma que os itens do menu fiquem quase todos na vertical se você carregar uma imagem muito pequena (você poderá redimensionar a janela depois, claro). Se a sua imagem for muito grande (em termos de pixéis), pode acontecer que a janela do KView seja redimensionada de forma a que a barra de título fique fora da sua tela. De forma semelhante, o Redimensionar a Imagem redimensiona a imagem de modo a que caiba no espaço de trabalho do KView (mantendo as suas proporções intactas). Finalmente, se escolher a opção Não Redimensionar, tanto o KView como a sua imagem irão manter o seu tamanho.
Aqui você pode alterar os parâmetros da apresentação de fotos: o intervalo entre imagens diferentes e se a apresentação deverá continuar sempre em ciclo.
Invoca a ajuda do KDE, iniciando a ajuda do KView.
Muda o cursor do mouse para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Clicando nos itens do KView você irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) explicando a função do item.
Abre a janela para Reportar Falhas onde você pode relatar uma falha ou “sugerir” uma funcionalidade.
Isto irá mostrar a versão da aplicação e as informações do autor.
Isto mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
O KView pode ser iniciado diretamente a partir de um terminal como o Konsole ou o xterm. Estão disponíveis várias opções da linha de comando.
--help
Lista as opções da linha de comando (ver abaixo).
--help-qt
Mostra as opções específicas do Qt™ (a biblioteca de GUI na qual o KDE se baseia).
--help-kde
Mostra as opções específicas do KDE.
--help-all
Mostra todas as opções da linha de comando.
--author
Você deseja enviar os seus pedidos fervorosos e aplausos eufóricos para alguém? Aqui estão eles!
-v
, --version
Mostra o número de versão do KView (e o do Qt™/KDE).
--license
Mostra as licenças em que o KView é publicado.
KView
Direitos autorais do programa 1997-2001 Sirtaj S. Kang (taj AT kde.org)
Integração com o KParts por Simon Hausmann (shaus AT neuro2.med.uni-magdeburg.de)
Manutenção: Matthias Kretz (kretz AT kde.org)
Direitos autorais da documentação 2001 Hauke Hildebrandt (hauke.hildebrandt AT iup.uni-heidelberg.de)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O KView faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O KView pode ser encontrado no pacote kdegraphics no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para compilar e instalar o KView sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de KView:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o KView usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Uma vez que o KView faz parte do ambiente do KDEm você precisa de uma instalação funcional do KDE para usá-lo. Contudo, algumas bibliotecas adicionais são necessárias pelo KView para usar os vários formatos gráficos. Por exemplo, para lidar com o formato PNG, o KView necessita da biblioteca correspondente, a 'libpng'. O KView usa as bibliotecas registradas pelo kdelibs/kimgio. Atualmente, são suportadas a libtiff, a libpng e a libjpeg.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team