Copyright © 2000, 2004 J Singer
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O KsCD é um leitor de CDs pequeno, rápido e com suporte CDDB para as plataformas de UNIX®.
Índice
O KsCD é um leitor de CDs rápido, com suporte CDDB, para a plataforma UNIX®. KsCD significa “The KDE Project's small/simple CD player” (O Projeto do KDE para um Tocador de CD pequeno/simples).
Novo: o programa workman2cddb.pl
em Perl fornecido para facilitar a transição para os usuários do 'workman'.
Eu espero que você goste deste tocador de CDs.
Bernd Johannes Wuebben
(wuebben AT kde.org)
Esta é a janela principal do KsCD. Você deverá ver algo do gênero quando inicia o KsCD. Os controles desta janela são explanados abaixo, sem nenhuma ordem em particular.
Este é o painel de controle principal do KsCD. A função destes botões deverá ser familiar para todos os que já usaram um tocador de CDs alguma vez.
O botão superior no diagrama alterna entre a reprodução e a pausa do CD. O botão esquerdo da segunda linha interompe a reprodução do CD. O botão direito da segunda linha ejeta o CD. Os dois botões da terceira fila avançam (direita) ou recuam (esquerda) o CD para o início da faixa seguinte ou anterior. O botão esquerdo da linha inferior alterna o modo de reprodução aleatória entre ligado e desligado; o botão direito da mesma linha alterna a leitura em ciclo, de modo que o CD irá começar a tocar de novo do início quando chegar ao fim da última faixa de áudio.
Este é o mostrador de estado. Começando de cima, da direita para a esquerda, está o mostrador de tempo principal (veja abaixo uma discussão sobre os diversos modos possíveis de apresentação do tempo), o estado da unidade de CD-ROM, o tempo total de reprodução do CD de áudio, a configuração atual do volume e o número atual e total da faixa (atual/total). As duas linhas inferiores mostram o artista e o título do CD, e depois o título da faixa, assumindo que existem registros apropriados no CDDB local ou da rede (Base de Dados de CDs.)
Clique no mostrador de tempo para alternar entre os possíveis modos de exibição do tempo principal. Por padrão, o KsCD mostra o tempo decorrido na faixa atual, se o CD estiver em reprodução, ou então ––:–– ou 00:00 se o CD não estiver sendo tocado. Clicar no mostrador alterna, em sequência, para o tempo restante da faixa, o tempo total decorrido e o tempo total restante.
Este botão abre um menu com um conjunto de opções. Você pode optar por abrir o painel de configuração do KsCD. Isto permite-lhe configurar o KsCD para funcionar na sua máquina de acordo com o seu gosto. Veja a seção configurando o KsCD para mais detalhes sobre como configurar o KsCD
O menu contém várias ferramentas para ajudá-lo a procurar por informações sobre o artista na Internet. Você poderá saber mais sobre as datas de espetáculos, informações de compras e outras informações clicando neste botão e escolhendo a opção apropriada no menu de contexto que aparece.
Este menu também permite abrir este documento de ajuda, relatar erros, aprender mais sobre o KsCD e o KDE e sair do KsCD.
Este botão abre o painel de edição dos registros do CDDB (Compact Disc Data Base - Base de Dados de Discos Compactos).
O CDDB pode dentificar o seu CD e obter uma lista das faixas para esse CD a partir da rede ou poderá carregar a partir do sistema de arquivos. Veja a seção do Editor da Base de Dados de CDs para mais detalhes sobre como usar esta ferramenta.
Este botão abre uma barra que controla o volume da saída de áudio do CD. Para a direita fica mais alto, enquanto que para a esquerda fica mais baixo. Se você estiver reproduzindo o seu CD através da sua placa de som, o mixador da placa de som irá afetar também o volume da reprodução.
A janela de configuração principal do KsCD é um diálogo com abas com três seções principais.
Os campos Cor do LCD e Cor de Fundo mostram a cor selecionada para o texto e para o fundo do mostrador de estado. Clique nas barras de cores para alterar essas cores.
Mostrar ícone na bandeja do sistema faz com que um controle para o KsCD apareça no painel do Kicker.
Configura o Intervalo de salto para o número de segundos a serem avançados ou recuados quando os botões ou no Painel de Controle forem clicados.
O Executar automaticamente quando o CD for inserido faz com que o CD comece a tocar quando a bandeja do CD for fechada, sem ter que pressionar o botão .
Ejetar o CD ao terminar a reprodução faz com que o CD seja ejetado do leitor quando terminar a reprodução.
Parar a reprodução do CD ao sair faz com que a leitura do CD pare quando o KsCD é fechado.
O campo Dispositivo de CD-ROM contém o nome do dispositivo de CD-ROM a ser usado para tocar os CDs de áudio. O valor padrão é /dev/cdrom
. As permissões para este dispositivo deverão estar definidas para permitir o acesso a este dispositivo para leitura. A alteração das permissões neste dispositivo irão normalmente exigir privilégios de super-usuário e poderão ser feitas na linha de comando ou no Modo de Super-Usuário do Konqueror.
O botão abre a página do conteúdo da ajuda do KsCD. O botão salva as opções atuais e sai; o salva as opções atuais sem sair; o sai sem salvar.
A aba Procura freedb configura as funções do CDDB no KsCD.
A opção Modo determina como as pesquisas do CDDB são feitas. Se escolher a opção Somente cache significa que só a informação que já existir no seu computador será usada. O Cache e remoto irá procurar a informação que você não tem ainda, enquanto que o Somente remoto vai procurar todos os discos na Internet. O tempo-limite para a pesquisa poderá também ser configurado.
A lista Servidor de CDDB: permite-lhe especificar o seu servidor freedb. Insira o endereço e o número da porta do servidor. Selecione um item desta lista, para que apareça no campo de texto abaixo. O forma de conexão (CDDB ou HTTP) poderão também ser definidos (É pouco provável que você queira alterar algum destes campos em relação aos valores padrão). O Pastas de Cache: permite-lhe escolher a pasta em que deseja salvar os registros do CDDB localmente.
A aba de Envio do freedb configura a conexão a um servidor de e-mail para enviar os novos registros de CDDB. Isto é útil se você não tiver o seu próprio sistema configurado como um servidor. Assinale a opção Habilitar envios por SMTP para usar esta funcionalidade.
Você poderá optar por Usar os endereços de e-mail do Centro de Controle se desejar. Se você quiser abrir o módulo do KControl para configurar este endereço de e-mail, clique no campo Abrir o painel de controle do endereço de e-mail. A alteração do endereço aqui irá alterar o endereço padrão para todos os aplicativos do KDE que usam esta opção, não só para o KsCD, por isso faça isto com cuidado.
Caso contrário, selecione o seu perfil de e-mail preferido na opção Usar os seguintes endereços de e-mail. Insira o seu endereço de e-mail, um endereço de resposta, se desejar e o endereço do servidor de SMTP no campo Servidor: e o número da porta (normalmente a 25
) no campo Porta:.
O botão abre a página do conteúdo da ajuda do KsCD. O botão salva as opções atuais e sai; o salva as opções atuais sem sair; o sai sem salvar.
O Editor de Bases de Dados de CDs permite-lhe modificar, baixar, salvar, anotar e enviar registros de CDDB (Compact Disc Data Base - Base de Dados de CDs).
Se existir um registro na sua árvore de CDDB local (veja a seção de CDDB no capítulo de Configuração) do CD na sua unidade de CD-ROM, ou se o disco foi encontrado no freedb, você irá ver o nome do artista e o título do CD nos campos Artista: e Título e uma lista com os títulos na área de seleção das Faixas. Caso contrário, você irá ver uma lista com as faixas e tempos de execução, mas sem títulos.
Você poderá fazer uma anotação do disco inteiro com o botão abaixo do campo Título ou para uma faixa selecionada na lista Faixas com o botão adjacente. Se você selecionar uma faixa na lista Faixas, o título, se estiver presente, irá aparecer no campo Título abaixo. Você poderá escrever um título para a faixa nesse campo ou editar o registro de acordo com as suas necessidades. Clique na tecla Return do seu teclado e o texto irá aparecer na linha adequada da caixa de seleção.
Logo que todas as faixas tenham títulos e os campos Artista: e Título tenham sido preenchidos, você poderá clicar no botão para submeter os resultados por e-mail para o freedb.
Será pedido para selecionar uma categoria para o envio. O ID do Disco mostra o código de 32 bits usado pelo freedb para identificar um disco compacto. Acima do código identificador está a categoria do registro do freedb. Estas categorias correspondem à árvore de sub-pastas da pasta escolhida na Pasta Base do freedb: na página do freedb da janela de Configuração do KsCD.
O campo Duração Total: mostra o tempo total de reprodução do CD.
Clique no botão para obter os dados do CDDB. Clique no botão para salvar localmente as suas alterações. O botão fecha o Editor de Bases de Dados do CD sem salvar.
Quando a opção Mostrar ícone na bandeja do sistema estiver assinalada, um pequeno mini-aplicativo do KsCD é também mostrado no painel do KDE. Ao contrário da janela principal do KsCD, este mini-aplicativo fica disponível em qualquer tela. Um clique com o botão do mouse no mini-aplicativo fará surgir um menu para controlar a reprodução do CD. Clicar com o botão no mini-aplicativo irá ocultar a janela principal do KsCD. Se a janela principal estiver oculta, um segundo clique com o botão no mini-aplicativo irá restaurá-la.
Para ser mais exato, o mini-aplicativo é mostrado na bandeja do sistema do painel. Se não aparecer nenhum mini-aplicativo quando o KsCD é minimizado, você poderá ter removido a bandeja. Para adicioná-la, clique com o botão num espaço vazio do painel e selecione ->->
O freedb é uma base de dados distribuída na rede que está acessível na Internet e que contém informações sobre a maioria dos CDs de áudio em circulação. Se você tiver acesso à Internet, você poderá nunca ter que introduzir manualmente as informações das faixas para os seus CDs se tiver isto configurado convenientemente. Veja a subseção da aba do freedb no capítulo de configuração do KsCD para obter informações mais detalhadas sobre como configurar este serviço, e a seção do Editor de Bases de Dados de CDs para mais instruções sobre como editar os registros do CDDB.
O uso do CDDB é livre. São encorajados os envios por parte dos usuários.
Ao preparar os registros para o CDDB, tenha em mente os seguintes pontos:
Use caracteres latinos “padrão” nos registros. Alguns caracteres especiais são suportados, mas submissões em Cirílico ou Grego, por exemplo, não poderão ser aceitas.
Use só um caractere / no campo Artista do Disco / Título no Editor de Bases de Dados do CD.
Para os CDs clássicos, é uma prática normal colocar o nome do compositor na seção do Artista (antes da barra) e o nome do cantor na seção Título (depois da barra).
Se enviar um registro que já exista na base de dados, todas as informações adicionais que enviar poderão ser adicionadas ao registro existente.
Por padrão, o KsCD instala as categorias-padrão do CDDB em $KDEDIR/share/apps/kscd/cddb
. Você poderá criar tantas sub-pastas de categorias quantas desejar. Contudo, ao enviar, só as categorias oficiais do CDDB serão apresentadas. O endereço de envio padrão é o (freedb-submit AT freedb.org)
. Para mais informações sobre o freedb visite a página pessoal do freedb.
O registro de CDDB local para um determinado CD é armazenado no arquivo
na Pasta de Base do CDDB. Estes arquivos poderão ser editados com qualquer editor de texto se não tiver nada de melhor para fazer com o seu tempo livre.nome da categoria
/ID do disco
7.1. | Eu vejo este diálogo quando inicio o KsCD. O que está errado? ![]() |
Isto significa que o KsCD não conseguiu acessar à sua unidade de CD-ROM. O nome do dispositivo no campo Dispositivo de CD-ROM na Configuração do Kscd deverá referir-se ao dispositivo de bloco associado com a sua unidade de CD-ROM. Isto poderá ser uma ligação (simbólica ou real) para o dispositivo IDE ( O arquivo do dispositivo normalmente pertence ao usuário 'root' no grupo 'root', e não permite aos usuários normais acessarem diretamente a ele para leitura, escrita ou execução. Isto não tem nada a ver com o comando SUID (Set User ID - que usam a função Se você tiver a senha do 'root', poderá corrigir isto rápida e facilmente. Mude para 'root' e digite Veja também o capítulo sobre a configuração do KSCD | |
7.2. | Não consigo colocar o CDDB funcionando. É possível obter alguma informação detalhada sobre o que está ocorrendo de errado? |
Se você estiver tendo problemas com a funcionalidade do CDDB tente iniciar o KsCD a partir da linha de comando com a opção |
Direitos Autorais KsCD 1997,1998 Bernd Johannes Wuebben (wuebben AT kde.org)
wuebben
>
O KsCD contém código de:
workman 1.4 beta 3 Direitos Autorais (c) Steven Grimm (koreth AT hyperion.com)
Muito obrigado ao Ti Kan e ao Steve Scherf, os inventores do conceito da base de dados do CDDB. Vá a http://www.cddb.com para obter mais informações sobre o CDDB.
Um especial agradecimento também a David White que fez a documentação original de ajuda do KsCD. Belo trabalho, David!
Documentação atualizada para o KDE 2.0, com direitos autorais de Jonathan Singer (jsinger AT leeta.net.)
Tradução de Marcus Gama(marcus_gama AT uol.com.br)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O KsCD faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O KsCD pode ser encontrado no pacote kdemultimedia no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para poder compilar com sucesso o KsCD, você precisa das últimas versões das bibliotecas do KDE, assim como da biblioteca de C++ Qt™. Todas as bibliotecas necessárias, assim como o próprio KsCD poderão ser encontradas no servidor de FTP do KDE em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para compilar e instalar o KsCD sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de KsCD:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o KsCD usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Por favor informe o responsável atual, Dirk Foersterling, em (milliByte AT gmlx.net)
sobre qualquer modificação que você tenha efetuado para fazer o KsCD a compilar na sua plataforma.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team