Copyright © 2000, 2002 Erwan Loisant, Pamela Roberts
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O Konqueror é um avançado Gerenciador de Arquivo, Navegador Web e Aplicativo de Visualização Universal do KDE.
Índice
O Konqueror é uma avançado gerenciador de arquivo para o Ambiente de Trabalho K, fornecendo funções de gerenciamento de arquivo que vão desde as operações simples de cortar, copiar e colar até as avançadas de navegação em arquivos de rede remotas ou locais. O conteúdo das pastas podem ser exibidos numa variedade de modos de visão de texto e ícones, que podem incluir miniaturas com previsão de imagens ou conteúdo dos arquivos. As propriedades de arquivos e pastas podem ser facilmente examinadas e mudadas e aplicativos lançados com um simples clique do botão do mouse.
O Konqueror é um navegador web compatível com o HMTL 4.01 com suporte embutido para o JavaScript (ECMA-262), CSS (Folhas de Estilo) e scripts bidirecionais (como em Árabe ou Hebreu). Ele fornece suporte para execução segura de mini-aplicativos Java™, plugins do Netscape® para visualização de Flash™, RealAudio® e RealVideo® e SSL para comunicações seguras. Recursos avançados incluem complementação automática de URL e formulários, a habilidade de importar favoritos de outros navegadores e navegação em abas.
O Konqueror é também um excelente cliente FTP completo em recursos.
O Konqueror é um aplicativo de visualização universal, capaz de exibir imagens e documentos sem ter que lançar outro aplicativo. Ele faz isso com componentes embutidos (Partes do KDE) fornecidos por outros aplicativos, como o KView para visualização de imagens, o KDVI para visualização de DVI, o KGhostView para documentos PostScript® e dos vários aplicativos do KOffice para seus tipos de documentos.
O Konqueror é um aplicativo completamente personalizável onde qualquer um pode configurá-lo para atender suas necessidades, seja mudando o estilo como um todo, os tamanhos de textos e ícones até selecionar os ítens que aparecem na Barra de Menu, mudar a quantidade e posições das barras de ferramentas e definir um novo atalho de teclado. Configurações diferentes de perfil podem ser salvas para fácil acesso quando necessário.
Como todas as aplicações do KDE, o Konqueror é altamente configurável. Este documento descreve como o Konqueror se comporta com as configurações padrão.
Um mouse com três botões pode ser útil se você estiver executando o Konqueror ou qualquer outro aplicativo do KDE. Se seu mouse possui somente dois botões então você deve ser capaz de configurar seu sistema para simular o botão do do mouse pressionando ambos os botões ao mesmo tempo.
Você poderá ler mais sobre a sua utilização do mouse em “Ações do Botão e do do Mouse”
Se você estiver usando o duplo-clique para realizar uma ação, então tome cuidado, porque da mesma maneira que o resto do KDE, o padrão do Konqueror é de clique simples.
Sendo uma combinação de Gerenciador de Arquivo e Navegador, o Konqueror automaticamente alternará entre estes dois modos conforme necessário ao executar-se, mas é conveniente ser capaz de escolher que modo é usado quando você o inicia.
Se você tiver um ícone com forma de casa no painel ou área de trabalho, então um clique sobre ele abrirá o Konqueror como um gerenciador de arquivo.
Ou clique mundo no painel ou área de trabalho para abrir o Konqueror no modo navegador.
sobre um ícone com a forma doA partir do menu , selecione -> para iniciá-lo como navegador, ou para iniciar o Konqueror no modo gerenciador de arquivos.
Alt+F2 abrirá uma caixa de diálogo Executar Comando. Nesta caixa, digite konqueror
(minúsculas) e pressione Enter ou o botão para iniciar no modo gerenciador de arquivo, ou apenas entre uma URL como http://www.konqueror.org
para iniciar o Konqueror como navegador.
O Konqueror é também iniciado automaticamente quando você dá um clique em um ícone da área de trabalho que represente uma pasta, como um drive de disco rígido ou o ícone Lixo.
Uma rápida olhada nas principais partes da janela do Konqueror:
A Barra de título é uma faixa que percorre o topo da janela do Konqueror, e funciona da mesma maneira que em outros aplicativos do KDE. Um clique na porção central levantará o menu da Barra de Título.
A Barra de menu é a faixa contendo os nomes dos menus. Clique em um nome para alternar a exibição ou ocultação daquele menu, ou use Alt+letra sublinhada no nome como tecla de atalho, por exemplo Alt+E para mostrar o menu . Os vários menus serão descritos na seção Barra de menu deste documento.
A Barra de Ferramentas contém ícones das operações comumente usadas. Clique em um ícone para ativá-lo. Se você tiver habilitado as dicas no diálogo -> do Centro de Controle, uma pequena descrição do que cada ícone faz aparecerá quando você mantiver o ponteiro do mouse sobre ele.
Alguns ícones, por exemplo os ícones de Acima e Voltar na captura de tela anterior, possuem um pequeno triângulo preto em seu canto inferior direito. Se você mantiver pressionado o botão
do mouse enquanto o cursor estiver sobre este tipo de ícone, um pequeno menu aninhado aparecerá.O clique Barra de ferramentas trará o Menu da Barra de Ferramentas que você pode usar para mudar a aparência e posição da Barra de Ferramentas.
naA Barra de Localização mostra o caminho para o diretório, URL ou arquivo visualizado. Você pode digitar um caminho ou URL aqui e pressionar Enter ou clicar com o botão no ícone Ir existente na extremidade direita da Barra de Localização para acessá-lo. O ícone preto na extremidade esquerda da Barra de Localização limpa a caixa de entrada de texto.
A Barra de Favoritos é a área sob a Barra de Localização da figura anterior. Você poderá adicionar os favoritos usados com maior freqüência aqui; para isso, veja a seção Organizando os Seus Favoritos deste documento.
A Janela é a área principal do Konqueror e pode mostrar-lhe o conteúdo de um diretório, página web, documento ou imagem. Usando o menu você pode dividir a janela principal do Konqueror em uma ou mais visões separadas, útil para operações de arrastar e soltar, ou configurá-la para conter duas ou mais visões em aba.
A Barra de Estado localiza-se na parte inferior da janela do Konqueror e normalmente mostra informações gerais sobre coisas que o ponteiro do mouse passa por cima. Se você tiver dividido a janela principal em um determinado número de visões, você obterá uma Barra de Estado para cada visão, e ela incluirá uma pequena luz verde em sua extremidade esquerda que mostrará qual a visão “ativa”. Um clique na Barra de Estado apresenta o Menu do Botão da Barra de Estado. do Mouse
Não se preocupe se o seu Konqueror não se parecer exatamente com esta figura, uma vez a que ele é altamente configurável. Em particular:
Você pode usar o menu para escolher se deseja mostrar ou ocultar a Barra de Menu, Barra de Ferramentas Principal, Barra de Localização, Barra de Favoritos, ou mesmo adicionar uma nova Barra de Ferramentas.
Você pode também “achatar” as barras de ferramentas com um clique nas linhas verticais existentes na extremidade esquerda das barras, ou movê-las mantendo pressionado o botão do mouse enquanto as arrasta pela tela.
Esta captura de tela não mostra o Painel de Navegação opcional.
Para mais detalhes sobre como mudar a aparência do Konqueror, veja a seção Configurando o Konqueror
Você pode descobrir como o Konqueror funciona sem necessitar ler todo este documento se você aproveitar os recursos de Dicas e .
Se as Dicas estiverem habilitadas no KDE (->-> do menu K, diálogo Estilo) então quando seu ponteiro do mouse se colocar acima de um botão da Barra de Ferramentas ou Painel de Navegação ele mostrará uma descrição sumária do que aquele botão faz.
O é invocado pelo ítem -> da Barra de Menu, pelo Shift+F1, ou simplesmente pelo clique com o botão do mouse no ponto de interrogação próximo à extremidade superior direita da janela do Konqueror. Ele muda a forma do cursor para a de um ponto de interrogação com uma seta.
Quando este ponto de interrogação estiver visível, um clique com o botão , quando então exibirá uma descrição mais razoável do que aquele controle supostamente faz. A maioria das caixas de diálogo que o Konqueror apresenta suportam o recurso do .
do mouse não fará nada até que você clique em um controle (ou o texto ao lado dele) que suporte oSe você clicar com o botão Konqueror, esse item ficará “ativado”. Deste modo
do mouse num item da janela doDê um clique
em um ícone na Barra de Ferramentas para fazer o que aquele ícone supostamente faz.Dê um clique
em um ítem na Barra de Menu para fazer com que o menu seja mostrado.Dê um clique
em um ítem de menu para realizar alguma ação.Dê um clique URL.
em um ícone na Barra de Favoritos para abrir aquelaDê um clique Konqueror siga esta ligação.
numa ligação de uma página web para fazer com que oDê um clique Konqueror acessará (mostrando o conteúdo) esta pasta.
em um ícone de pasta ou nome e oDê um clique Konqueror tentará fazer algo apropriado, baseado no tipo de arquivo. Geralmente, isto significa abrir páginas HTML, ou ter uma previsão do texto, imagem ou arquivos do KOffice, mostrando-os de dentro da janela do Konqueror (“Previsão” significa que você pode ver o arquivo mas não modificá-lo).
em um nome ou ícone de arquivo e oO Konqueror decide qual o tipo de arquivo com base na correspondência da extensão do nome do arquivo com uma lista de tipos conhecidos. Se isto falhar ele tenta adivinhar o tipo a partir do conteúdo do arquivo. Você pode mudar a lista dos tipos de arquivo conhecidos e associar ações na página Associações de arquivos do diálogo ->.
Se clicar com o botão do Konqueror, a menos que a opção Abrir as ligações numa nova página em vez de uma nova janela esteja assinalada na janela da página na opção ->. O Konqueror poderá abrir as ligações nas páginas e nos , assim como os itens , , e numa nova página ou janela.
do mouse num arquivo ou no nome ou ícone de uma pasta fará praticamente o mesmo que ao clicar com o botão , exceto que o fará numa nova janela doMantendo a tecla Shift pressionada enquanto pressiona o botão do do mouse abrirá o link em segundo plano.
Se você clicar o botão do Konqueror copiará o conteúdo da área de transferência para a Barra de Localização e tentará usar isto como uma URL.
do mouse quando o cursor do mouse estiver sobre uma parte em branco da visão principal (sem ser sobre um link ou nome de arquivo ou ícone) oClicar com o botão Konqueror trará um menu de contexto apropriado.
do mouse na maior parte da janela doSe você habilitar a opção Clique direito volta no histórico nas configurações do Konqueror, um simples clique é equivalente ao botão . Neste caso você pode acessar o menu de contexto movendo o mouse com o botão pressionado.
Um clique Konqueror bem como a decoração aplicada à todas as janelas de programas do KDE.
em qualquer área livre da Barra de Título traz o Menu da Barra de Título, que permite controlar a posição da janela doUm clique Konqueror. Você pode também usar o Menu da Barra de Ferramentas para configurar o tamanho dos botões da Barra, e se eles mostrarão ícones, texto ou ambos.
em qualquer área livre da Barra de Ferramentas Principal trará o Menu da Barra de Ferramentas. Você pode usá-lo para controlar se a Barra de Ferramentas deve ficar no topo, na base, à esquerda ou à direita da janela doUm clique URL realizará as operações de Cortar, Copiar, Colar ou Limpar esta área, ou mudará os recursos de Complementação de texto.
na área da caixa de entrada deSe você tiver com a Barra de Favoritos visível, então um clique
em qualquer parte livre dela trará o Menu da Barra Favoritos que permitirá mudar sua posição e se os ítens são mostrados como texto, ícones, ou ambos.Se você der um clique Acima, Voltar, Avançar e Recarregar.
em qualquer área livre de uma visão então você obterá um menu que contém, além de outras opções, os comandos de navegaçãoEste é um recurso muito útil. Um clique seleciona” este ítem mas traz um menu permitindo que você Corte, Mova, Copie ou Remova o ítem de várias maneiras, adicione-o aos seus , abra-o com o programa de sua escolha ou visualize-o, renomeie-o, ou edite o tipo de arquivo ou propriedades.
em um nome ou ícone de qualquer arquivo ou pasta não apenas “Clique Konqueror.
na Barra de Estado na parte inferior da janela ou visão para adicionar ou remover uma visão na janela doVocê pode ver Ajuda do KDE e Manuais UNIX® e páginas de Informação diretamente no Konqueror sem ter que iniciar o KHelpCenter.
Para ver uma página de Ajuda do KDE insira help:/
(por exemplo nome do aplicativo
help:/kmail
para ver a documentação do KMail.) na Barra de Localização da janela do Konqueror.
Se você deseja ler páginas de Manual do UNIX® o Konqueror torna isto fácil. Por exemplo digite man:/touch
ou #touch
na Barra de Localização para ver a página para o comando touch.
Para navegar através das páginas de Informação do UNIX®, insira info:/dir
para acessar o diretório de nível superior, e então apenas clique nos links corretos para encontrar a página que deseja. Alternativamente, use info:/
para ir diretamente para a página de Informação que deseja.nome do comando
Infelizmente, as páginas de Ajuda do KDE são armazenadas de uma maneira que elas não podem ser vistas em outros navegadores. Se você realmente precisa fazer isto seu único recurso é conectar-se à internet e visitar o http://docs.kde.org.
No UNIX® e Linux® todas as pastas são organizadas em uma única estrutura em árvore invertida descendendo e ramificando a partir de uma pasta de nível superior única. Isto significa que você pode acessar uma pasta a partir de qualquer outra indo “acima” até um ponto de ramificação comum e então indo “abaixo” através das subpastas até você chegar ao destino desejado.
A posição de qualquer arquivo ou pasta na árvore pode ser descrita como seu “caminho”, que é uma lista única de pastas que você deve descender para obter a pasta ou arquivo desejado. Por exemplo /home/marcus
é a subpasta marcus
da subpasta home
da pasta de nível superior, e /home/marcus/palavras.txt
é o arquivo palavras.txt
daquela subpasta. A inicial “/” nestes caminhos representa a pasta de nível superior.
Todas as pastas acessíveis pelo seu sistema, incluindo as pastas nas partições de outros discos rígidos, no seu disquete ou CD-ROM, irão aparecer na árvore sob a /; as suas localizações exatas irão depender de como o seu sistema foi configurado (veja também a seção Unidades de Disquetes e CD-ROM).
Cada usuário de um sistema UNIX® / Linux® tem a sua própria “pasta pessoal” para guardar os seus arquivos e configurações pessoais, como por exemplo a pasta /home/jose
e a /home/pedro
. O símbolo ~ é frequentemente usado para representar a pasta pessoal do usuário, assim o ~/carta.txt
refere-se ao arquivo carta.txt
da pasta pessoal do usuário.
Observe que o termo “diretório” é freqüentemente usado no lugar de “pasta”.
No modo Gerenciador de Arquivo, o Konqueror mostra que arquivos e subpastas encontram-se em uma pasta, e pode fornecer algumas informações sobre eles.
O “caminho” da pasta que você está observando é mostrado na Barra de Título, e também na Barra de Localização, precedido com “file: ” para indicar que a pasta é parte do seu sistema de arquivos normal do computador. Por exemplo file:/home/marcus
.
A maneira como o Konqueror exibe os arquivos e pastas depende principalmente da sua escolha do Modo de Visão. Isto pode ser selecionado a partir do submenu ->, que fornece as seguintes opções:
Exibe o nome e um ícone apropriado para cada arquivo ou pasta.
Semelhante à exceto que a exibição é ordenadamente formatada em colunas regulares.
Exibe cada arquivo ou pasta em uma linha separada, com um pequeno ícone seguido pelo nome do arquivo ou pasta e seguido por informações sobre o ítem. A quantidade de informações mostradas é controlada pelas configurações do submenu ->.
Semelhante à exceto que os ícones não são mostrados e o primeiro caracter de cada linha será o “/” se o ítem for uma pasta.
Esta opção é útil para navegar através da árvore de pastas abaixo da pasta atual. A exibição é semelhante à exceto que o início de cada linha mostrará um pequeno sinal de + em uma caixa se o ítem for uma pasta. Um clique na caixa expandirá a exibição para mostrar o conteúdo da pasta.
Semelhante ao exceto que, onde aplicável, ela mostra o número de linhas, palavras e caracteres e o formato do arquivo para cada arquivo.
Os ícones padrões de arquivo mostrados nos modos e podem ser substituídos por pequenas imagens com previsão do conteúdo do arquivo. Veja a seção Pré-visualizações de Arquivo deste manual para mais detalhes.
Habilitando a caixa Mostrar dicas de arquivo na página Comportamento do diálogo de Configuração do Konqueror faz com que uma pequena janela de informação instantânea apareça onde o ponteiro do mouse estiver parado sobre um nome de arquivo ou pasta ou ícone no modo de ou .
Se a caixa de verificação Mostrar pré-visualizações nas dicas de arquivo estiver habilitada a janela instantânea também mostrará uma pequena imagem do conteúdo do arquivo.
Selecionar -> na Barra de Menu trará um submenu que permite habilitar pré-visualizações para determinados tipos de arquivo.
Geralmente isto significa que o ícone do arquivo será substituído por uma pequena imagem mostrando seu conteúdo.
Se a pré-visualização estiver habilitada para o arquivo será tocado sempre que o cursor do mouse estiver pairando sobre o nome ou ícone do arquivo.
Observe que as pré-visualizações somente estão disponíveis nos modos de e .
Devido ao Konqueror ter que ler muitos mais dados do que apenas o nome e detalhes do arquivo para gerar uma pré-visualização, este recurso pode não ser apropriado ao visualizar arquivos em disquetes ou a partir de sistemas remotos. A página Pré-visualizações do diálogo de Configuração do Gerenciador de Arquivo permite desabilitar pré-visualizações para protocolos como o ftp onde a leitura da dados extras pode demorar muito tempo.
Para acessar um arquivo com o Konqueror você primeiro precisa navegar pela árvore de pastas para encontrar a pasta contendo o arquivo procurado.
Para mover-se entre pastas você pode simplesmente subir ou descer a árvore:
Para descer para uma subpasta clique com o botão selecionado” (veja abaixo) -- basta pressionar Enter.
no seu nome ou ícone -- ou se já a tiver “Para subir na árvore de pastas, clique no botão Subir da Barra de Ferramentas, ou use a seqüência de teclas Alt+Cima ou ainda poderá usar a opção do menu ->.
Para “selecionar” um arquivo ou pasta em uma pasta exibida sem abrí-lo use as teclas de seta acima e abaixo para mover-se pelos ítens. O ítem selecionado será destacado e algumas informações sobre ele serão exibidas na Barra de Estado.
Mudar o Modo de Visão para a poderá ajudá-lo a localizar as pastas na árvore sob a pasta atual. Neste modo, cada pasta é mostrada com uma pequena caixa à esquerda. Se a caixa contiver um sinal de +, clicar com o botão nessa caixa (não no nome ou no ícone da pasta), irá mostrar uma sub-árvore que contém os arquivos e as subpastas existentes dentro dessa pasta. A caixa irá então mudar para passar a mostrar um -. Clicar com o botão nessa caixa, irá fechar a sub-árvore. Logo que tenha encontrado a pasta que está procurando, clique com o botão no nome da pasta ou no seu ícone para abrí-la.
O Painel de Navegação pode também auxiliá-lo a encontrar o que procura no sistema de arquivos.
Você pode ir diretamente para qualquer pasta digitando seu caminho na janela da Barra de Localização ou na caixa de diálogo invocada pelo ítem -> da Barra de Menu ou pelo Ctrl+O. O recurso de Complementação de Texto do Konqueror pode ser útil quando você faz isto. Não se esqueça que no Linux® / UNIX® nomes de arquivos e pastas são sensíveis à caixa.
Logo que você tenha passado para uma nova pasta você poderá voltar à sua escolha anterior ao usar o botão de Voltar, a opção do menu -> ou a combinação de teclas Alt+Esquerda. Uma vez que tenha voltado alguma vez, você poderá avançar a partir daí. Use o botão Avançar, a opção do menu -> ou a combinação de teclas Alt+Direita.
Em alternativa, você poderá também optar por subir para a pasta mãe clicando, na barra de ferramentas, no botão Cima, na opção do menu -> ou a combinação de teclas Alt+Cima.
Manter o botão Acima, Voltar ou Avançar da Barra de Ferramentas traz um menu das localizações recentemente visitadas.
do mouse pressionado enquanto o ponteiro de mouse estiver sobre os botõesSe você não sabe ou não se lembra onde um arquivo ou pasta está em seu sistema, então use o botão Procurar Arquivo da Barra de Ferramentas ou a opção ->. Isto embutirá o aplicativo de procura de arquivos KFind na janela do Konqueror. Veja no Manual do KFind como usar este aplicativo.
Se o nome do arquivo ou pasta iniciar com um ponto, então ele é um arquivo ou pasta “oculto”, e ele normalmente não será exibido no Konqueror. Para ver arquivos e pastas ocultos use a opção -> da Barra de Menu.
Outra razão pela qual o Konqueror pode não estar exibindo o arquivo ou pasta que você está procurando é que o plugin de pode estar configurado para exibir somente determinados tipos de arquivos.
Todos os disquetes, unidades de CDs ou outras partições de disco rígido que você possa ter no seu sistema irão aparecer normalmente dentro das pastas /
, /mnt
ou /auto
, tendo uma localização como /mnt/floppy
ou /cdrom
. Os detalhes irão depender de como o seu sistema foi configurado.
O UNIX® / Linux® precisa que você monte um disquete ou CD-ROM quando você o insere no drive, e monte outras partições de disco rígido quando você deseja acessá-las. Você também pode precisar desmontar um disquete ou CD-ROM antes de removê-lo para registrar que ele não está mais disponível.
Como isto é feito dependerá do seu sistema:
Você pode ter um recurso de Automount, e neste caso não precisará explicitamente montar e desmontar, apesar de você observar que o CD-ROM ocasionalmente começa a trabalhar sozinho sem nenhuma razão aparente.
Você pode ter ícones de Disquete, CD-ROM e discos rígidos na sua área de trabalho, e neste caso um clique do botão do mouse no ícone o montará. Fazer isto pode trazer uma janela do Konqueror mostrando o conteúdo do disquete, CD-ROM ou partição. Para desmontar, dê um clique no ícone e escolha o ítem . Acesse a seção Criar Novo... neste Manual para ver como criar um ícone como este.
Ou você pode fazer isto do modo tradicional digitando em uma janela de console de texto:
mount /mnt/floppy
para montar, por exemplo, o drive de disquete, e
umount /mnt/floppy
para desmontá-lo (umount e não unmount).
Ao invés de abrir um console de texto para digitar os comandos mount ou umount, você pode preferir usar o recurso -> (Ctrl+E) do Konqueror.
O Konqueror fornece duas maneiras para se desfazer de um arquivo ou pasta indesejável:
Você pode movê-lo para a pasta Lixo
, que é o método mais seguro pois você poderá desfazer esta ação se tiver cometido um erro.
Você pode simplesmente excluí-lo, o que remove a entrada de uma pasta e adiciona a área do disco ocupada pelo arquivo à lista de áreas de disco livre, da mesma maneira que o comando rm.
A maneira mais simples para excluir um arquivo ou pasta é posicionar o ponteiro do mouse sobre seu nome ou ícone e pressionar o botão e .
do mouse, o que lhe trará um menu instantâneo contendo as opçõesOu, se você tiver “selecionado” o ítem, o menu da Barra de Menu oferecerá as opções de “” e “”.
Del moverá o ítem ou ítens selecionados para o Lixo.
Shift+Del excluirá realmente, verdadeiramente e irreversivelmente o ítem ou ítens selecionados.
Você não será capaz de remover um arquivo ou pasta se não tiver as permissões necessárias; veja a seção sobre o Modo de Super-Usuário para mais detalhes.
Para copiar um arquivo ou subpasta entre pastas você pode:
Posicionar o ponteiro do mouse sobre seu nome ou ícone e clicar com o botão . Selecione-a.
do mouse, o que trará um menu contendo a opçãoOu se o item estiver “selecionado” você poderá usar o botão de Copiar na Barra de Ferramentas ou a opção de menu ->, ou ainda o atalho de teclado Ctrl+C. Você poderá também selecionar vários arquivos ou pastas para copiar/mover.
Navegue para a pasta que você deseja copiar o ítem e então Cole o ítem na nova pasta usando o botão Colar da Barra de Ferramentas, a opção -> da Barra de Menu, o atalho Ctrl+V, ou mova o ponteiro do mouse para uma área vazia da janela e clique com o botão do mouse para trazer um menu contendo a opção .
Mover um arquivo ou subpasta entre pastas pode ser feito da mesma maneira que na cópia, exceto que você deve escolher a opção ou Ctrl+X ao invés de . O ítem que você será removido da pasta original quando você o em uma nova pasta.
Você pode também copiar ou mover ítens selecionados para outra pastas usando -> (F7) ou -> (F8), ou selecionando ou a partir do menu que você obtém dando um clique em um nome de arquivo ou pasta na janela do Gerenciador de Arquivo.
Você pode não ser capaz de copiar ou mover um arquivo se não tiver as permissões necessárias. Veja a seção Modo Super-Usuário para mais detalhes.
O Konqueror também suporta o Arrastar e Soltar na cópia e movimentação de arquivos e pastas.
Você pode fazer isto usando duas instâncias do Konqueror, uma mostrando a pasta da qual deseja copiar, e outra mostrando a pasta destino. Posicione o ponteiro do mouse sobre o ítem que deseja copiar ou mover, e então, mantendo o botão do mouse pressionado, “arraste”-o para um espaço vazio na pasta destino. Solte o botão e você será apresentado a um menu de escolha de ou . Tome o cuidado de “soltar” o ítem em uma área vazia da pasta destino - arrastá-lo sobre outro nome ou ícone de arquivo pode causar problemas.
Você pode também configurar o Konqueror para mostrar mais de uma pasta dentre de sua janela e arrastar & soltar entre elas.
Esta captura de tela ilustra o uso da opção -> da Barra de Menu, também disponível com o atalho Ctrl+Shift+L, para dividir a janela principal do Konqueror em duas visões, cada uma mostrando o conteúdo de uma pasta diferente.
Para ser capaz de mostrar pastas diferente em cada visão elas não devem estar ligadas; as pequenas caixas na extremidade inferior direita de cada visão devem estar vazias.
A visão “ativa”, que é a que possui o caminho mostrado na Barra de Localização e que responde aos comandos de navegação da Barra de Menu, é mostrada com uma pequena luz verde em seu canto inferior esquerdo. Para tornar uma visão ativa, dê um clique em uma área vazia da visão ou em sua Barra de Estado.
Para remover uma visão ativa da janela do Konqueror use o atalho Ctrl+Shift+R, ou a opção -> da Barra de Menu, ou clique botão do mouse na Barra de Estado e escolha a opção do menu resultante.
Se você usar as abas do Konqueror, você pode arrastar e soltar entre abas arrastando o arquivo para o rótulo da aba, sem soltar inicialmente. A aba destino virá para a frente, permitindo que você continue arrastando e soltando o arquivo.
Se você tentar colar um arquivo em uma pasta que já contenha um arquivo com o mesmo nome, o Konqueror exibirá uma caixa de diálogo alertando-lhe que o arquivo já existe. Você pode então escolher entre:
Sobrescrever o arquivo antigo com o novo que está sendo copiado. O botão pode ser usado se você estiver copiando ítens múltiplos.
Cancelar a operação de colar pressionando o botão ou .
Fornecer um nome diferente para o arquivo que está sendo copiado. Você pode fazer isto digitando um novo nome na caixa de entrada de texto ou pedindo que o Konqueror um. Quando você tiver feito isto pressione o botão .
Você algumas vezes deseja excluir, copiar ou mover um determinado número de arquivos que são semelhantes de algum modo. Por exemplo você pode desejar mover todos os arquivos gráficos .png de uma pasta para outra. O Konqueror torna isso fácil permitindo-lhe selecionar arquivos múltiplos baseados nas semelhanças de seus nomes.
Use o ítem ->-> da Barra de Menu ou o atalho Ctrl++. Isto trará uma pequena caixa de diálogo na qual você insere um nome de arquivo contendo os caracteres coringa *, que corresponde a qualquer número de caracteres, e ? que corresponde a um único caracter. Pressione e o Konqueror selecionará todos os arquivos com os nomes que atendam aos critérios. Por exemplo:
selecionará todos os nomes de arquivos que iniciem com as letras “band” e terminem como “band*.png
.png
”.
selecionará memo?.txt
memo1.txt
e memo2.txt
mas não memo99.txt
.
Quando você tiver selecionado uma determinada quantidade de arquivos, você pode diminuí-la usando a opção -> da Barra de Menu ou Ctrl+- para especificar quais dos arquivos selecionados devem ser removidos da seleção.
Use Ctrl+U ou a opção -> da Barra de Menu ou simplesmente clique botão do mouse em uma área vazia da visão para cancelar a seleção.
Você pode também inverter a seleção: ou seja, desselecionar todos os arquivos selecionados e selecionar aquelas que não foram previamente selecionados. Use a opção -> da Barra de Menu ou Ctrl+* para fazer isto.
Você poderá também selecionar vários arquivos e pastas se mantiver a tecla Ctrl pressionada, enquanto seleciona individualmente cada arquivo ou pasta. Isto permite-lhe então mover ou copiar vários arquivos e pastas para uma localização diferente de uma vez, usando o mesmo método acima descrito.
Um grande número de atalhos úteis podem ser usados nos modos de visão em lista, em árvore e texto:
Alterna a seleção atual.
Alterna a seleção atual e move abaixo para o próximo ítem.
Move a seleção, alternando a seleção de todos os modos possíveis.
Desseleciona tudo, e então move a seleção, selecionando de todas as maneiras possíveis.
Uma vez que você tenha selecionado os arquivos corretos então os comandos normais de excluir, copiar ou mover agirão em todos os arquivos selecionados de uma vez.
Dependendo do seu tipo de teclado e local, pode ser que os atalhos Ctrl++, Ctrl+- e Ctrl+* somente funcionam com as teclas +, - e * do teclado Numérico.
Quando o Konqueror está no modo Gerenciador de Arquivo, selecionar no menu ou do menu de contexto obtido pelo clique botão do mouse em uma área livre em uma visão da pasta fornece-lhe um submenu que permite criar qualquer uma das seguintes coisas na pasta atual:
Esta opção é mais útil quando você deseja criar um ícone que abrirá um aplicativo em particular. Ela abre uma caixa de diálogo com três páginas em abas. A primeira, Geral, é onde você escolhe um ícone e o texto que aparecerá no link. A segunda página, Permissões, permite selecionar quem pode usar ou modificar o ícone. Na página Aplicativo você deve inserir o Comando que rodará o aplicativo, por exemplo, kedit
para iniciar o editor de texto KEdit, kedit /home/marcus/parafazer.txt
abrirá o arquivo /home/marcus/parafazer.txt
no KEdit. Opções avançadas como os tipos de arquivo que o aplicativo pode abrir estão também disponíveis nesta página.
Para fazer com que o ícone do aplicativo apareça em sua área de trabalho, crie o link em sua pasta ~/Desktop
(como ela é chamada pode ser um pouco diferente dependendo de como o KDE foi instalado no seu sistema) ou obtenha o submenu dando um clique em uma área livre de sua área de trabalho ao invés de obtê-lo a partir da janela do Konqueror.
Se você tiver muitos links para aplicativos especiais e não deseja bagunçar a área de trabalho, então porque não criá-los em sua pasta Aplicativos. Você pode fazer isto no Konqueror escolhendo ->. Então crie um ícone único em sua área de trabalho para abrir sua pasta Aplicativos, que está normalmente em ~/.kde/share/applnk
.
Para colocar um ícone de aplicativo no painel, primeiro crie-o na pasta Aplicativos e então arraste-o para uma área limpa no painel.
Isto permite criar um ícone para abrir o Konqueror em uma pasta ou página web específica. Assim como o você pode fazer com que o ícone do aplicativo apareça em sua área de trabalho criando-o em sua pasta ~/Desktop
ou acessando o submenu com um clique direito em uma área livre da sua área de trabalho. Quando você criá-lo, o texto mostrado com o ícone será inicialmente o caminho completo ou URL. Você pode mudá-lo através de um clique direito no ícone, selecionando e acessando o texto referido na página Geral.
Use esta opção para criar um ícone que irá montar um disquete e abrir uma instância do Konqueror que mostre o conteúdo do disquete. Para desmontar o mesmo disquete quando não precisar mais dele, clique com o botão e selecione a opção . Na prática, não terá que ser uma unidade de disquetes, mas sim qualquer disco rígido ou partição do seu sistema que não esteja normalmente montado. Na maioria dos casos, você desejará criar o ícone na sua área de trabalho.
Esta opção é semelhante ao mas para um drive de disco rígido ou partição.
Esta opção é similar ao mas para um drive de CD ou DVD.
Uma maneira fácil de criar uma nova (sub)pasta.
Use isto para criar um simples arquivo texto vazio. Uma caixa de diálogo será aberta pedindo que você insira um nome para seu novo arquivo.
Cria um esqueleto de arquivo fonte HTML. Quando você digitar o nome do novo arquivo na caixa de diálogo é melhor que ele tenha uma extensão .html
para evitar confusão.
Cria um esqueleto de um documento do KPresenter do KOffice. Forneça um nome com uma extensão .kpr
.
Cria um esqueleto de um documento do KWord do KOffice usando o modelo de estilo padrão do KWord. Forneça um nome com extensão .kwd
.
Use isto para criar um novo arquivo do KSpread do KOffice, e nomeie-o com uma extensão .ksp
.
Cria um novo documento Kontour do KOffice. Nomeie-o com a extensão .kil
.
As duas formas mais simples de mudar o nome de um arquivo ou pasta são clicar com o botão ou selecionar o arquivo ou pasta e pressionar então a tecla F2.
e selecionar a opçãoPara mudar o nome ou permissões de um arquivo ou pasta, dê um clique , ou se você tiver “selecionado” o arquivo ou pasta, então você pode usar a opção -> da Barra de Menu.
no seu nome ou ícone e selecione o ítemIsto trará a caixa de diálogo Propriedades com duas abas de páginas:
Geral, que fornece algumas informações sobre o ítem e permite mudar seu nome e, para uma pasta, o ícone associado.
Permissões, que mostra o dono e as permissões de acesso do ítem e permite mudar as permissões.
Se você quiser fazer uma cópia de um arquivo existente com um nome diferente -- talvez como cópia de segurança --, na mesma pasta que o arquivo original, execute a opção de normal, seguida então da opção ; aparecerá então uma janela avisando que o arquivo já existe. Basta então digitar o novo nome no campo de texto da janela e clicar no botão de (ou se você estiver com preguiça, poderá clicar no botão de para que esta janela escolha um novo nome para você).
Se você estiver rodando o sistema como usuário normal e tentar acessar arquivos fora de sua pasta de arquivos pessoais você freqüentemente será impedido de fazer isso e obterá uma mensagem de erro como Acesso Negado.
Para acessar estes arquivos você precisa estar logado como administrador de sistema, freqüentemente conhecido como Super-Usuário ou root
.
Ao invés de deslogar-se e logar-se novamente, você pode executar o Konqueror a partir do Menu em modo Super-Usuário selecionando ->. Será solicitada a senha de login do root
e tão logo você a forneça o Konqueror iniciará com todos os privilégios de acesso para todos os arquivo no seu sistema.
Tome cuidado. Como Super-Usuário (root
), você terá controle total do seu sistema, e um comando errado pode facilmente causar um dano irreparável.
Além disso, conectar à internet como root
é uma idéia muito ruim, pois isto aumenta seriamente a vulnerabilidade do seu sistema à hackers maliciosos.
O KDE oferece muitas aplicações que podem abrir vários tipos diferentes de arquivos. Na maior parte do tempo, as escolhas pré-definidas irão funcionar sem problemas, mas o Konqueror oferece um sistema poderoso que lhe permite modificar as aplicações usadas para abrir cada tipo de arquivo. Para mais detalhes, escolha a opção -> do menu, selecione as Associações de Arquivos na janela de configuração e clique em .
Apesar do Konqueror ser um gerenciador de arquivos GUI muito poderoso e flexível, haverão ocasiões em que usuários Linux® / UNIX® experientes desejarão retornar às origens e trabalhar no nível de linha de comando de texto.
Claro que você poderá abrir uma instância do Konsole, provavelmente com a opção do menu do Konqueror -> ou com o atalho de teclado Ctrl+T.
Se você só quiser lançar um programa ou ver um URL, a opção -> (Alt+F2) poderá ser mais simples.
-> (Ctrl+E) abre uma pequena caixa de diálogo de linha de comando onde você pode inserir um comando shell como ps -ax | grep kdeinit
. Observe que ela não suporta todos os recursos de controle de caracteres de um terminal, logo aplicativos como top
e less
não funcionarão corretamente, mas o retorno estará disponível imediatamente sem a demora que envolve iniciar o Konsole.
Para as operações mais complexas, o Konqueror tem outro recurso legal; a opção do menu ->, que abre uma nova janela de terminal como uma nova janela dentro do Konqueror. Enquanto o ícone de ligação estiver visível no canto inferior direito de cada janela, o terminal irá seguir as mudanças de pastas que você fizer na janela normal do gerenciador de arquivos.
Uma vez que você esteja conectado à Internet, você pode usar o Konqueror para navegar na Web de tão facilmente quanto você o usa para manipular seus arquivos locais. Apenas digite a URL na Barra de Localização da janela, pressione Enter, e navegue!
Se você usa uma conexão dial-up através do modem, então você estará usado o KPPP ou um programa discador semelhante para estabelecer a conexão.
Se sua máquina estiver conectada a um rede local (LAN) que fornece uma conexão à Internet por meio de um proxy então você deverá configurar o Konqueror para a conexão proxy. Isto pode ser feito com a página Proxy do diálogo ->.
Se você tiver sorte o bastante para possuir uma conexão banda larga, então o provedor de serviço provavelmente lhe fornecerá um modem que precisa de uma conexão ethernet com sua máquina. Infelizmente os detalhes de como estabelecer a conexão dependem do provedor de serviço e alguns dependem ainda da distribuição Linux/UNIX® que você está usando. Alguns ISPs (do inglês, Provedores de Serviços Internet) conectam seus clientes à Internet através de um servidor proxy, o qual deverá ser configurado no Konqueror para que ele possa usá-lo. Você pode achar útil procurar nas listas de grupos de usuários de sua distribuição por ajuda.
Uma mensagem de erro como Máquina Desconhecida normalmente significa que o Konqueror não conseguiu encontrar uma conexão para a Internet ou que você inseriu uma URL incorreta.
Uma vez que você tenha uma conexão com a Internet, você pode surfar com o Konquerorda mesma maneira que você faz com qualquer outro navegador.
Digite uma URL na Barra de Localização da janela, pressione Enter ou clique no botão na ponta direita da Barra de Localização, e o Konqueror baixará e exibirá a página. Se você tiver visitado a página antes, o recurso de Complementação Automática do Texto do Konqueror pode auxiliá-lo a digitar a URL uma segunda vez, ou você pode procurar na página do Histórico no Painel de Navegação. Se você deseja usar um motor de busca da web, o recurso Atalhos da Web do Konqueror pode tornar isto mais fácil.
Clique
num link numa página para acessá-lo.Para abrir uma ligação em uma nova instância do Konqueror, deixando a página antiga ainda visível, clique nela com o botão do do mouse ou então com o botão e selecione a opção . Em alternativa, você poderá . A Navegação em Abas lhe permitirá manter um conjunto de páginas em uma única janela do Konqueror e mudar rapidamente entre elas com um único clique do mouse.
Você pode também selecionar o modo de visões múltiplas com Ctrl+Shift+L ou a opção -> da Barra de Menu que permitirá ver páginas diferentes ao mesmo tempo. Isto pode ser útil se você está procurando em um complexo conjunto de páginas HTML, mas certifique-se de que a pequena caixa de ligação existente no canto inferior direito está vazia quando você fizer isto.
Para ir para a página anterior use o atalho Alt+Seta Esquerda, o botão na Barra de ferramentas, ou a opção -> da Barra de Menu.
Do mesmo modo, uma vez que tenha voltado você pode avançar usando Alt+Seta Direita, o botão , ou a opção -> da Barra de Menu.
Se você deseja interromper o download por qualquer razão, use a tecla Esc, o botão da Barra de Ferramentas ou o ítem -> da Barra de Menu.
Quando você estiver vendo uma página web você pode ver dois novos ícones na Barra de Ferramentas, parecendo com lupas com pequenos símbolos de + e -. Use-os para ajustar o tamanho do texto na página se você encontrar dificuldade para lê-lo. O quão bem isto funciona dependerá de como a página web foi construída.
Usando este recurso você pode fazer com que o Konqueror carregue múltiplas páginas web numa mesma janela, e alterne entre elas usando as abas de páginas. Deste modo, você pode pré-carregar uma página “em segundo plano” enquanto você lê uma outra.
Para usar a navegação em abas, clique com o botão do menu de contexto. A página será então transferida e mostrada de forma normal, mas recorrendo a abas selecionadas no topo da janela, uma para cada página. Clique com o botão em uma aba para ver a página Web correspondente, ou use os atalhos de teclado Ctrl+[ e Ctrl+] para circular pelas abas. Em alternativa, você poderá deslocar-se pelas abas com a do mouse, enquanto o cursor do mouse se encontrar sobre a barra de abas (presumindo que o seu mouse tenha uma roda). Do mesmo modo, realizar um duplo-clique sobre um espaço em branco da barra de abas, irá abrir uma nova aba.
numa ligação e escolha a opçãoA opção no menu botão do mouse também baixa a página e exibe-a numa nova aba, mas a nova página não será exibida até você dar um clique na aba.
Se você habilitar a caixa Abrir links em uma nova aba ao invés de em uma nova janela na página do diálogo ->, o clique botão do do mouse num link irá abrí-lo em uma nova aba de página e se você mantiver a tecla Shift pressionada ao clicar o botão do do mouse o link será aberto numa aba de página de fundo.
O clique
numa aba trará um menu com as seguintes opções:Isto abre uma nova aba em branco na visão de abas de página. Você pode então baixar uma página web nela digitando a URL na Barra de Localização ou selecionando alguma na Barra de Favoritos ou na página de histórico do Painel de Navegação.
Cria uma duplicata da aba de página.
Esta opção remove a aba de página selecionada da janela atual do Konqueror e abre-a em uma nova instância do Konqueror.
Fecha a aba de página selecionada.
Recarrega o conteúdo da aba atual.
Recarrega o conteúdo de cada aba.
Exibe um submenu mostrando todas as outras abas. Escolher uma aba nesta lista a tornará a aba ativa.
Fecha todas as abas, menos a aba de página selecionada.
Se habilitado, o recurso Atalhos da Web do Konqueror permite submeter uma consulta diretamente a um motor de busca ou site web semelhante sem ter que primeiro visitar o site inicial.
Por exemplo, inserindo gg:konqueror
na Barra de Localização e pressionando Enter você pedirá ao Google™ para procurar ítens relacionados ao Konqueror.
Para ver os Atalhos da Web que estão disponíveis, e talvez para adicionar seus próprios, use -> para abrir a caixa de diálogo Configurações e clique no ícone Atalhos da Web.
Uma vez lá, para criar um novo Atalho da Web, selecione a opção para que apareça agora uma nova janela nova pedindo as opções e especificações do seu novo Atalho da Web. O primeiro campo é o nome legível do motor de busca; isto é, corresponde apenas ao nome do motor de busca, como por exemplo, o Google™.
No próximo campo, você deverá inserir o URI que é usado para efetuar uma procura no motor de busca. O texto inteiro a ser procurado poderá ser indicado como \{@}
ou \{0}
. A versão recomendada é a \{@}
, uma vez que remove todas as variáveis de pesquisa (nome
=valor
) do texto resultante, enquanto o \{0}
será substituído pelo texto da pesquisa sem modificações.
Você poderá usar o \{1}
... \{n}
para indicar certas palavras da pesquisa e o \{
para definir um valor indicado como
}nome
na pesquisa do usuário. Além disso, é possível indicar várias referências (nomes, números e seqüências de texto) de uma vez, como por exemplo em
=nome
valor
(\{
. O primeiro valor correspondente (à esquerda) será usado como valor de substituição para o URI resultante. Um texto entre aspas poderá ser usado como valor padrão, se mais nada corresponder à esquerda da lista de referências.
,nome1
,...,"nome2
texto
"})
Para criar aqui um Atalho Web básico, todavia, tudo o que é necessário é o URI que é usado para fazer uma pesquisa no motor de busca. A seguir ao nosso exemplo anterior com o Google™, seria indicado algo do gênero http://www.google.com/search?q=\{@}&ie=UTF-8&oe=UTF-8
. Você poderá encontrar com freqüência o local onde colocar o \{@}
se fizer uma pesquisa no motor de busca em questão, analisando depois o endereço do URL. Por exemplo, se fizer uma pesquisa no Google™ pelo Konqueror, irá produzir o URL: http://www.google.com/search?q=konqueror&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Agora, tudo o que necessita é substituir o Konqueror por \{@}
neste exemplo para descobrir o URI correto a inserir.
No terceiro campo, você precisa inserir o atalho do URI. Por exemplo, o gg
no gg:konqueror
. Na próxima opção — a lista — terá a opção para selecionar a codificação de caracteres que será usada para codificar o texto da pesquisa. Logo que tenha introduzido todas as opções corretamente, pressione Enter, para que o seu novo Atalho Web fique agora disponível no Konqueror.
O Konqueror possui suporte completo para o atributo de HTML accesskey
nos formulários e ligações. As teclas de acesso permitem-lhe atribuir teclas às funções que seriam normalmente feitas com o mouse, como o seguimento de ligações. A vantagem disto é, simplesmente, a possibilidade de os usuários interagirem com uma página com outros dispositivos que não um mouse.
Para ativar as teclas de acesso no Konqueror, pressione e solte a tecla Ctrl. Logo que ela seja pressionada, se uma determinada ligação da página Web tiver o atributo accesskey
na ligação indicada, então os caracteres deverão aparecer sobre a ligação, identificando as teclas que deverão ser pressionadas. Depois, você poderá indicar as teclas associadas com a ligação, como alternativa de seguimento da ligação com o mouse. Para desativar as teclas de acesso, quando estiverem ativadas, você poderá pressionar o Ctrl novamente.
O uso adequado desta funcionalidade obriga a que o designer da página tenha atribuído especificamente, com o atributo accesskey
, uma tecla de acesso para a ligação. Muitos dos designers Web poderão não incluir o accesskey
nas suas ligações e formulários o que, por conseqüência, tornará inútil esta funcionalidade na página Web indicada.
Quando o Konqueror se conecta a um site web ele envia algumas informações sumárias de identificação do navegador, conhecidas como o string “Agente do Usuário”. Muitos sites web usam esta informação para personalizar as páginas que serão enviadas, baseado nos pontos fortes e fracos dos diferentes navegadores.
Infelizmente, alguns sites mau desenhados recusam-se a funcionar corretamente a menos que você esteja usando um navegador que o site reconhece como “válido”, mas se você der uma chance, o Konqueror funcionará satisfatoriamente com a grande maioria das páginas web.
Para resolver este problema, você pode alterar a informação de identificação do navegador que o Konqueror envia para os sites específicos ou para os seus domínios ao selecionar a opção -> de modo a aparecer a janela de Configuração e clicar no ícone da Identificação do Navegador.
Problemas com a obtenção de páginas web funcionando corretamente podem também ser causados pelo uso do Java™ ou JavaScript. Se você suspeita que pode ser este o caso, verifique se eles estão habilitados na seção Java & JavaScript da caixa de diálogo Configurações.
Quando você está vendo uma página Web, você poderá salvá-la (ou pelo menos o seu HTML básico ou algum texto semelhante) para o seu disco local com a opção ->. Se a página que você está vendo usa quadros ou 'frames', então você também terá a possibilidade de escolher a opção ->. Clique primeiro com o botão no quadro que deseja salvar.
Se a página usa uma imagem de fundo, você pode obtê-la e salvá-la com a opção ->.
Mas se o que você deseja realmente é uma formidável figura da última Ferrari, então clique . Certifique-se de respeitar os direitos de propriedade, e solicite permissão antes de usar qualquer figura salva desta maneira para outro uso que não seja sua própria visualização.
na imagem para obter um menu instantâneo com uma opçãoSe você clicar com o botão no menu de contexto, o código básico de HTML ou o texto básico semelhante a esse será obtido e gravado no seu disco local.
numa ligação (que poderá ser uma imagem) e selecionar a opçãoSe você der um clique a URL do link será copiada para a área de transferência de modo que você possa colá-la, digamos, num e-mail para um amigo contando sobre este novo e maravilhoso site.
num link (que pode ser uma figura) e escolherUm clique copia a URL da figura para a área de transferência.
numa figura e escolherPara salvar uma página web completa, incluindo imagens, selecione no menu . Observe que este recurso é fornecido por um plugin e pode não estar instalado no seu sistema. A página web será salva num único arquivo com a extensão .war
e pode ser aberto com um clique no nome do arquivo num Konqueror se executando no modo Gerenciador de Arquivo.
Imprimir uma cópia da página que você está visualizando é facilmente feito com a Barra de Menu -> ou a opção ou com o botão Imprimir da Barra de Ferramentas.
O FTP, ou, do inglês, Protocolo de Transferência de Arquivo, é um dos mais antigos, e ainda assim dos melhores, modos de transferência de arquivos entre computadores na Internet.
Com o FTP você poderá ver os arquivos e as pastas do computador remoto tal como se estivessem no seu próprio sistema, obtê-los para o seu computador usando os métodos normais do Konqueror de e ou Arrastar e Soltar e, se for permitido, enviar os arquivos da sua máquina para o sistema de arquivos do outro computador. Para tentar isto, digite o URL
ftp://ftp.kde.org/pub/kde
na Barra de Localização e pressione Enter. Assim que estiver conectado à Internet, e assim que o site FTP do KDE não estiver muito ocupado, você deverá ver a pasta /pub/kde
em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/
Apesar de, estritamente falando, URLs FTP devem ser inseridas iniciando com ftp://
e URLs WWW iniciando com http://
, o Konqueror é suficientemente esperto para descobrir o tipo digitado, e inserir estes caracteres para você caso você não insira.
Quando você acessa um site FTP ele normalmente apresentará algum formulário de nome de usuário e senha para você. Para simplificar as coisas, a maioria dos sites FTP que oferecem arquivos para download grátis aceitarão a palavra anonymous
como nome de usuário e seu endereço de e-mail como senha, e para tornar sua vida mais fácil o Konqueror fornecerá automaticamente estes valores sem incomodá-lo.
Se você tentar acessar um site FTP que não precisa de um nome de usuário e senha apropriados mas que está muito ocupado para aceitar mais conexões, o Konqueror frequentemente interpreta a mensagem “ocupado” como uma solicitação por um nome e senha e então exibirá uma caixa de diálogo pedindo para suprir estes ítens.
Sites que são mais conscientes com a segurança necessitarão de um nome de usuário e senha apropriados, e neste caso o Konqueror irá pedir por estas informações ou você pode incluir um nome de usuário na URL que digitar na Barra de Localização, como por exemplo
ftp://nomeusuário
@ftp.cia.org.br
O Konqueror lhe pedirá pela senha.
O Konqueror também pode suportar logins automáticos como os especificados em um arquivo .netrc
. Detalhes de como habilitar este recurso são fornecidos em http://www.konqueror.org/faq.html#netrc
Se você especificar um número de porta no seu URL, como por exemplo http://intranet.corp.com:1080
, você poderá obter a mensagem de erro “Access to restricted port in POST denied” (Acesso negado a uma porta restrita no POST). Isto é feito por razões de segurança. Se você, de fato, precisar acessar um servidor nessa porta, basta adicionar uma linha
OverridePorts=ListaSeparadaPorVirgulasDosPortosPermitidos
no arquivo $KDEDIR/share/config/kio_httprc
ou no ~/.kde/share/config/kio_httprc
.Por exemplo,
OverridenPorts=23,15
(não deverá conter nenhum espaço incorporado).O Konqueror rejeitará as seguintes portas (a lista é codificada em kdelibs/kio/kio/job.cpp
):
1, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 25, 37, 42, 43, 53, 77, 79, 87, 95, 101, 102, 103, 104, 109, 110, 111, 113, 115, 117, 119, 123, 135, 139, 143, 179, 389, 512, 513, 514, 515, 526, 530, 531, 532, 540, 556, 587, 601, 989, 990, 992, 993, 995, 1080, 2049, 4045, 6000, 6667
Você pode fazer com que o Konqueror o auxilie a inserir um caminho ou URL na Barra de Localização habilitando um dos recursos de . Para fazer isto clique em uma área vazia da caixa de entrada de texto da Barra de Localização e selecione no menu instantâneo. Isto permitirá que você escolha entre as seguintes opções:
Você obterá o que você digitar.
Quando você digitar uma parte de um caminho ou URL, pressionar Ctrl+E completará a entrada se isto for possível fazer sem ambiguidade.
Conforme você digita na janela da Barra de Localização o Konqueror automaticamente extenderá o que você digita para completar um dos possíveis caminhos ou URL, destacando os caracteres que são adicionados. Continue a digitar se o que aparecer não é o que você deseja ou pressione Enter para aceitar.
Uma janela desdobrável aparecerá conforme você digita, mostrando as possíveis correspondências com o que você já digitou. Quando o caminho ou URL que você deseja aparecer na janela duplo clique nele com o botão do mouse. Você pode também usar as teclas Seta Acima e Seta Abaixo para selecionar uma opção e então pressionar Enter.
Isto é como o modo Automático exceto que ele somente extende o que você tiver digitado até o próximo símbolo / no caminho ou URL. Pressione Ctrl+E para aceitar a sugestão, Enter quando o caminho ou URL completa for mostrada.
Você deve experimentar estes modos diferentes e escolher o que melhor lhe atende.
O histórico das URLs recentemente visitadas que o Konqueror usa para a função de Complementação de Texto pode ser visualizado e editado na página Histórico do Painel de Navegação.
Apesar de você poder usar os favoritos do Konqueror para armazenar as localizações de seus próprios arquivos e pastas, eles são mais úteis quando você estiver surfando na Web, permitindo-lhe construir uma lista de sites úteis.
Para abrir o menu você pode dar um clique no menu ou usar o atalho Alt+F. Uma vez que a lista esteja visível, você pode navegar por ela com as teclas de seta ou com seu mouse, e então pressionar Enter ou clique para visitar a localização selecionada.
Para adicionar um novo ítem à lista use -> ou Ctrl+B ou clique num espaço em branco na página web ou visão da pasta e seleciona no menu instantâneo.
A lista de pode conter subpastas contendo outros favoritos, você pode criar estas pastas com ->. Para adicionar um favorito numa subpasta ao invés da lista principal de Favoritos, selecione a pasta dentro da lista e use o ítem desta pasta.
Você pode acessar seus favoritos a partir do Painel de Navegação.
A opção -> abre o Editor de Favoritos.
Ele mostra uma visão em árvore de seus favoritos e subpastas de favoritos. Com é comum para visões em árvore no KDE, subpastas são mostradas com um pequeno quadrado à esquerda do nome da pasta; se o quadrado contém um sinal de +, um clique nele expandirá a visão para mostrar o conteúdo da subpasta e o sinal de + mudará para -, clique no sinal de - irá colapsar a visão da subpasta.
Para selecionar um ítem na lista você pode dar um clique Seta acima e Seta abaixo para mover pela lista, Seta à direita para expandir uma subpasta e Seta è esquerda para colapsá-la.
nele, ou você pode navegar através da lista usando as teclasVocê pode mover um ítem para um local diferente na lista usando o Arrastar e Soltar ou métodos de e . A ordem em que os ítens aparecem no Editor de Favoritos é a ordem em que eles aparecerão na lista combinada . A opção -> pode ser usada para inserir linhas separadores na lista onde você desejar.
Uma nova subpasta pode ser criada no ponto selecionado da lista usando a opção no menu ou a partir do menu combinado que você obtém quando dá um clique num ítem na parte principal da janela, ou com Ctrl+N
Para mudar o nome de uma marcador ou pasta selecione-o e então pressione F2 ou escolha o ítem do menu ou do menu instantâneo que aparece quando você dá um clique no ítem. Da mesma maneira, você pode editar a URL pressionando F3 ou escolhendo o ítem de menu .
O Editor de Favoritos permite importar favoritos de uma variedade de outros navegadores para a lista de favoritos do Konqueror, colocando-os numa nova pasta ou substituindo todos os favoritos atuais. Para fazer isto selecione no menu . A opção -> pode ser usada para exportar favoritos do Konqueror para o navegador Netscape® ou Mozilla.
Se você usa com frequência o navegador Netscape® bem como o Konqueror, então ao invés de importar seus favoritos Netscape® para o Konqueror é melhor selecionar o ítem no menu . Se você fizer isto qualquer atualização dos marcadores do Netscape® serão automaticamente vistas pelo Konqueror.
Para selecionar qual subpasta dos favoritos será usada para manter os ítens da Barra de Favoritos selecione a subpasta e então escolha a partir do menu .
Se você está arrumando seus marcadores e esqueceu o que uma página web em particular é, você pode facilmente abrí-la a partir do Editor de Favoritos com um clique no ítem e selecionando no menu instantâneo. Se você apenas deseja verificar se a URL ainda é válida selecione ao invés da ação anterior.
Não esqueça de salvar suas mudanças com -> ou Ctrl+S antes de deixar o Editor de Favoritos.
O Painel de Navegação aparece como uma visão separada à esquerda da janela do Konqueror. Ele pode ser invocado com -> ou ligado e desligado com a tecla F9.
Ele contém um certo número de abas de páginas; clique
no ícone da aba para ver a página correspondente. Clique no ícone da página visível irá colapsar o Painel de Navegação de modo que somente as abas de ícones fiquem visíveis.Esta página mostra uma visão em árvore dos seus Favoritos. Clique
em um ítem para abrí-lo na visão principal.Esta página contém uma vicão em árvore do seu Histórico de Navegação. Clique Konqueror com um clique e selecionando no menu instantâneo.
em um ítem irá abrí-lo na visão principal, ou você pode abrí-lo em uma nova janela doVocê pode remover um ítem do histórico com um clique . Selecionar limpará todas as entradas do histórico.
sobre ele e selecionandoO menu instantâneo que você obtém quando dá um clique
numa entrada na página de Histórico também permite que você escolha se o histórico deve ser ordenado por nome ou por data.Selecionar neste menu instantâneo exibirá o módulo de controle da Barra Lateral de Histórico. Ele pode ser usado para configurar o tamanho máximo do seu histórico e um tempo após o qual os ítens do histórico serão automaticamente removidos. Você pode também configurar fontes diferentes para URLs novas e velhas. A caixa de verificação Dicas detalhadas controla como as informações são exibidas quando você paira o ponteiro do mouse sobre um ítem na página de histórico.
Esta página mostra uma visão em árvore das subpastas de sua pasta pessoal. Observe que pastas “ocultas” (aquelas cujo nome começam com ponto) não são exibidas. Clique em um ítem para abrí-lo na visão principal, ou clique para exibir um menu instantâneo que permite abrir a subpasta em uma nova janela ou em uma nova aba de página na visão principal.
Este página pretende mostrar uma visão em árvore das suas conexões de rede mais importantes, além das pastas locais que podem também ser incluídas. Novamente, você pode dar um clique
em um ítem para abrí-lo na visão principal ou clique para levantar um menu com uma grande variedade de possibilidades.As pastas mostradas na página Rede são manipuladas na pasta ~/.kde/share/apps/konqsidebartng/virtual_folders/remote/
, e você pode criar novas pastas da mesma maneira que em qualquer outra subpasta. Os ítens nestas pastas são tratados como arquivos .desktop
e podem ser criados com a opção -> do Konqueror.
A árvore da Pasta Raiz possui o caminho /
, e é a pasta base do seu sistema de arquivos local. Se você expandir a pasta “Raiz” você encontrará outra pasta chamada root
. Esta pasta vem do administrador do sistema ou Super-Usuário e é a pasta pessoal dele. Você também encontrará uma pasta chamada home
, na qual você será capaz de encontrar sua pasta “Pessoal” novamente.
Esta página fornece acesso rápido aos seguintes serviços:
O Navegador de CD de Áudio.
Dispositivos. Isto mostra suas partições de disco rígido, disquete e CD-ROM. Clique em um nome de dispositivo ou partição para montá-lo e exibir seu conteúdo na visão principal. Um dispositivo ou partição montada pode ser desmontada com um clique no nome do dispositivo e selecionando no menu instantâneo.
O Navegador LAN permite navegar por outras máquinas conectadas à sua Rede Local.
A árvore Navegador do Sistema de Impressão fornece um acesso rápido ao gerenciador de impressão do KDE,o Kprinter.
A configuração do Painel de Navegação pode ser mudada com um clique Botão de Configuração (o ícone superior na captura de tela anterior, ele pode não estar presente em sua configuração). Fazer isto traz um menu com as seguintes opções:
numa área vazia abaixo do ícone da aba inferior ou clique no ícone doEsta opção permite adicionar uma nova aba de página ao Painel de Navegação. A nova página pode conter a (um recurso de Plugin do Konqueror) ou uma nova visão em árvore de .
Selecionar esta opção divide o Painel de Navegação de modo que duas abas de páginas possam ser vistas ao mesmo tempo.
Esta opção permite escolher se os ícones da aba serão mostrados à esquerdo ou direita do Painel de Navegação.
Use esta opção para mostrar ou ocultar o ícone do Botão de Configuração.
Clique
em um ícone de aba exibe um menu com as seguintes opções:Somente disponível para páginas de pastas, esta opção permite mudar a URL (caminho) da pasta visualizada naquela página.
Para mudar o ícone da aba.
Para remover a aba de página do Painel de Navegação.
Quando você fechar o Konqueror as suas opções atuais do menu (como os itens , e o ) não são salvas automaticamente como opções por padrão; contudo, você poderá fazer com que o Konqueror recorde estas opções se selecionar -> para que a configuração atual fique a opção padrão a ser usada da próxima vez que o Konqueror for iniciado.
Mas você pode também especificar diferentes configurações do menu para uma pasta individual. Para fazer isto habilite a caixa no menu , mude as configurações do como desejar e então desabilite a caixa . Fazer isto cria um arquivo .directory
na pasta ativa para manter as configurações do da pasta. Use a opção -> para remover as configurações específicas da pasta (ou apenas exclua o arquivo .directory
).
Um bom uso deste recurso é caso você tenha uma pasta cheia de figuras. Você pode configurar esta pasta em particular para exibir miniaturas das figuras (selecionando e -> no menu ) quando você abrí-la, enquanto não exibe imagens como miniaturas em outras pastas.
O Konqueror pode salvar todo um conjunto de opções de configurações como um “Perfil de Visão”. Alguns perfis de visão são parte da instalação padrão do Konqueror, como o Navegador Web e Gerenciador de Arquivo, mas você também pode adicionar seus próprios perfis.
Para modificar um perfil de visão (digamos, o perfil Navegador Web), carregue-o com ->->, e muda as configurações do Konqueror como desejar. Agora selecione ->. No diálogo que aparecerá, você pode mudar o nome do perfil, o que criará um novo perfil com este nome, ou você pode manter o nome como está e modificar o perfil atual. Se você selecionar Salvar URLs no perfil, a URL atual será carregada quando você carregar este perfil. Esta função funciona de maneira semelhante à “Página Inicial” de muitos navegadores web. Se você deseja que o Konqueror inicie com uma janela vazia, insira about:blank
na barra de localização antes de salvar o perfil.
Você pode criar um ícone na área de trabalho para iniciar o Konqueror com seu novo perfil. Primeiro crie um ícone na área de trabalho arrastando o ícone do Konqueror do menu para a área de trabalho e selecionando . Então dê um clique no novo ícone, selecione e mude o Nome do Programa na aba Executar para kfmclient
, sendo openProfile
MenuNovoPerfil
MeuNovoPerfil
o nome do perfil criado. Então na aba Geral mude o nome para algo como MeuNovoPerfil
e posicione o seu ícone como desejar.
Atualmente o Konqueror suporta plugins do Netscape® 4.x.
Selecionar ->-> fornecerá uma caixa de diálogo com duas abas de páginas, Procurar e Plugins.
A página Procurar controla como o KDE procura por novos plugins do Netscape®, se manualmente pressionando o botão ou automaticamente cada vez que o KDE inicia.
A procura é feita olhando pelas pastas listadas em Procurar Pastas por arquivos .so
contendo código de plugin. Ele examina cada um destes arquivos para procurar que tipos MIME o plugin suporta. Então cria definições de tipo MIME para o KDE na pasta ~/.kde/share/mimelnk
do usuário para tornar outros aplicativos cientes deles.
A página Plugins mostra os plugins do Netscape® que o KDE encontrou, e para cada plugin lista os tipos MIME e sufixos de nomes de arquivos que usa para reconhecê-los.
A caixa de diálogo também contém uma caixa de verificação Habilitar plugins globalmente que pode ser usada para habilitar ou desabilitar plugins que pode estar contidos em páginas HTML (eles podem ser considerados um risco para a segurança).
O pacote kdeaddons contém diversos plugins úteis que interagem com o Konqueror de várias maneiras. Eles serão explanados resumidamente abiaxo, e informações mais detalhadas podem ser obtidas dando uma olhada na seção no Centro de Ajuda do KDE.
Ele usa o site BabelFish da AltaVista para traduzir a página HTML atual para o idioma que desejar (por qualquer razão). Ele pode ser lançado com o ->
Ele é controlado pelo -> e permite escolher que tipos de arquivos ou ítens serão exibidos em uma pasta.
Selecionar -> abre uma nova janela que exibe o modelo de objeto do documento (do inglês DOM) da página HTML atual.
Ele é iniciado com ->->. Ele usa o validador HTML do W3C para validar a página atual, sendo muito útil ao criar páginas web.
Iniciado com ->->. Ele usa o validador CSS do W3C para validar a Folha de Estilo em Cascata da página atual.
Selecione -> para habilitar ou desabilitar algumas configurações HTML sem precisar acessar o diálogo .
No modo Gerenciador de Arquivo, você pode selecionar -> para criar uma página HTML com miniaturas de todas as imagens na pasta atual. Por padrão a página HTML é chamada images.html
e as miniaturas são colocadas em uma pasta nova thumbs
.
Selecione -> para obter um menu que permite mudar o string de Identificação do Navegador sem acessar o diálogo .
Invocada com ->, esta ferramenta cria um arquivo (.war
) contendo toda a página web visualizada incluindo as imagens. Clique no nome do arquivo para ver a página salva.
É um tocador de mídia simples, embutido como uma aba de página no Painel de Navegação. Você pode arrastar sons ou vídeos para esta página para tocá-los.
Como o resto do KDE, o Konqueror é altamente configurável, de modo que você possa ter a aparência e comportamento que melhor atenda suas necessidades e gosto pessoal.
Quando o KDE é recém instalado, a janela do Konqueror contém uma Barra de Menu, uma de Ferramentas, uma de Localização e possivelmente uma Barra de Favoritos,
Talvez você não precise de todas estas barras. Para ocultá-las, vá para o menu -> e desabilite as caixas desejadas. Para mostrar uma barra de ferramentas oculta, apenas habilite a caixa.
A Barra de Menu propriamente dita pode ser ligada ou desligada com a combinação de teclas de atalho Ctrl+M.
Na ponta esquerda de cada barra você pode ver algumas linhas verticais. Dando um clique botão achata” a barra, significando que ela ficou oculta, mas que pode ser rapidamente restaurada clicando nas linhas agora horizontais. Você pode também arrastar uma barra para uma nova posição com estas linhas.
do mouse sobre elas, você “Se você der um clique
numa Barra de ferramentas, você obterá um menu para configurar esta barra. Você pode escolher a orientação, posição do texto e tamanho do ícone.Os ícones mostrados em várias barras pode ser mudados usando a opção ->, que traz o diálogo Configurar Barras de ferramentas. As Barras de ferramentas Principal e Extra são divididas em seções, como a Barra de ferramentas Principal <Konqueror>, Barra de ferramentas Principal <khtmlpart> e Barra de ferramentas Extra <khtmlsettingsplugin>. O número e tipo destas seções dependerão se o Konqueror está no modo Navegador Web ou Gerenciador de Arquivo e se você possui plugins do Konqueror instalados.
Para mudar os atalhos de teclado usados pelo Konqueror selecione ->. Isto lançará uma caixa de diálogo como a mostrada abaixo.
Procure na caixa combinada pela ação que deseja adicionar ou mudar as teclas de atalho e selecione-a com um clique Nenhum, Padrão ou Personalizado ou clicando no grande botão na área Atalho para Ação Selecionada.
no nome. Você então será capaz de mudar o atalho selecionando o botão de opçãoSe você selecionar a opção Definir Atalho e selecionar depois o Avançado, a janela abaixo será mostrada:
Escolha se você deseja mudar o atalho Primário ou o Alternativo e então pressione a combinação de teclas que deseja tornar como atalho, por exemplo Ctrl+Shift+S. Se a caixa Auto-Fechar estiver habilitada o diálogo se encerrará tão logo você insira a combinação de teclas, caso contrário ele permanecerá ativo até você pressionar ou . Clicar no pequeno ícone preto com uma cruz branca sobre ele limpará o atalho.
Você pode adicionar seus próprios menus instantâneos ao Konqueror de modo que uma combinação de teclas faça com que o menu apareça e então pressionando uma segunda tecla, ou usando as teclas Seta acima e Seta abaixo e pressionando Enter, selecione um ítem do menu.
Para fazer isto adicione um atalho Personalizado para cada uma das ações que você deseja que apareça no menu e no diálogo Definir Atalho habilite a caixa Modo de Teclas múltiplas, pressione a combinação de teclas que você deseja para levantar seu novo menu e então, separadamente, pressione a tecla que escolherá para o ítem específico do menu.
Selecionar -> trará uma caixa de diálogo que você pode usar para controlar a maioria dos aspectos do comportamento do Konqueror. Ela contém diversas seções que são selecionadas pelo clique num dos ícones da parte esquerda da caixa de diálogo.
Pressionar o botão lhe fornecerá instruções detalhadas sobre como usar cada uma destas seções, ou você pode usar o recurso O Que é Isso?.
As combinações de teclas mostrada neste capítulo são as padrões. Elas podem, é claro, serem mudadas.
Existem alguns atalhos úteis que não são mostrados em nenhum dos menus:
Ajusta o foco para a caixa de entrada de texto na Barra de Localização.
Ativa a próxima aba de página.
Ativa a aba de página anterior.
Observe que algumas entradas no menu somente aparecem quando elas são aplicáveis ao arquivo que estiver atualmente aberto no Konqueror. Por exemplo, o ítem -> somente aparecerá quando você estiver vendo o conteúdo de um diretório.
Abre outra janela do Konqueror.
Abre outra aba do Konqueror, contendo uma página em branco.
Abre outra janela do Konqueror, duplicando a atual.
Abre uma pasta ou arquivo inserido seu caminho (por exemplo /home/marcus
ou /home/marcus/acesso.txt
) numa caixa de diálogo simples.
Envia um email contendo um link para a localização atual.
Envia um email contendo o arquivo selecionado como um anexo.
Somente se aplica se você estiver visualizando uma página web com uma imagem de fundo. Abre a caixa de diáloo Salvar Como para permitir-lhe salvar a imagem de fundo para seu próprio computador.
Somente se aplica se você estiver visualizando um documento ou página web, usa a caixa de diálogo Salvar Como... para permitir-lhe salvar uma cópia para seu próprio computador.
Semelhante ao mas para uso com um site web que usa quadros.
Imprime.
Imprime o quadro selecionado de uma página Web.
Abre a página web que você está visualizando no Konqueror com o Netscape®/Mozilla.
Fecha esta instância do Konqueror.
A maioria dos ítens do menu da Barra de Menu podem também ser acessados dando um clique botão do mouse numa área livre de uma visão.
Algumas vezes permite-lhe reverter uma ação errada.
Coloca o(s) ítem(ns) selecionado(s) na área de transferência. Se você então fizer um o(s) ítem(ns) será(ão) movido(s) da localização original para a nova.
Copia o ítem(ns) selecionado(s) para a área de transferência.
Cola o(s) ítem(ns) da área de transferência para a pasta atualmente visualizada.
Permite-lhe renomear um arquivo ou pasta sem ter que abrir a caixa de diálogo .
Move o(s) ítem(ns) selecionado(s) para a pasta Lixo.
Remove o(s) ítem(ns) selecionado(s).
Copia o(s) ítem(ns) selecionado(s) para outra pasta.
Move o(s) ítem(ns) selecionado(s) para outra pasta.
Cria um atalho para uma aplicação, um URL, um dispositivo de Disquete ou CD-ROM, ou ainda pode criar uma nova pasta ou documento de texto ou em HTML. Veja a seção de Criar Novo... para mais detalhes.
Abre a caixa de diálogo Editar Tipo de Arquivo
Abre a caixa de diálogo Editar Propriedades
Contém algumas opções para mudar os ítens selecionados na janela do Konqueror:
Juntamente com os comandos , e Seleção, fornece uma maneira fácil e poderosa de selecionar múltiplos arquivos.
Isto levanta uma caixa de diálogo simples onde você pode inserir um nome de arquivo usando os coringas * e ?, por exemplo inserir *.hmtl
selecionará todos os arquivos terminados com .html
enquanto ?a*
selecionará todos os arquivos que contenham a letra 'a' como segundo caracter em seu nome.
Desseleciona arquivos ou pastas através de um diálogo semelhante ao usado pelo .
Desseleciona todos os arquivos ou pastas selecionados.
Inverte a seleção atual.
Seleciona todo o texto numa página de HTML ou o texto que esteja sendo visualizado atualmente, para que possa então e o mesmo num editor de texto.
Procura uma seqüência de texto numa página de texto ou de HTML que você esteja vendo neste momento.
Procura a próxima ocorrência da seqüência de texto na página de texto ou de HTML.
Vai para um determinado número de linha numa página texto que esteja visualizando.
Seleciona o modo de visão , , , ou .
Se uma pasta selecionada contiver um arquivo index.html
, ela será aberta como uma página web ao invés de mostrar a pasta como uma lista de arquivos.
Trava na localização atual.
Destrava todas as visões.
Encadeia a visão atual com outras numa janel de visão múltipla.
Recarrega.
Para o carregamento (particularmente útil quando navegando na web).
Seleciona o tamanho dos ícones usados ao visualizar uma pasta no Modo em Ícones.
Escolhe uma ordem na qual os ítens serão apresentados na janela quando no modo de Visão em Ícone ou Multicolunas.
Escolhe se a ordenação no modo de Visão em Árvore, Lista Detalhada ou Texto é sensível à caixa.
Vê o texto fonte do documento.
Só está disponível se você estiver vendo um documento ou página de HTML.
Vê o texto fonte do quadro
Somente se aplica se você estiver visualizando um site web que usa quadros. Semelhante ao .
Vê as informações do documento, como título, URL e cabeçalhos HTTP usados na obtenção do documento.
Só está disponível se você estiver vendo uma página de HTML.
Tells you whether the current browser connection is secured with SSL and lets you bring up the Cryptography Configuration... dialog box. clicking on the Menubar padlock icon does the same thing.
Configura a codificação
Permite-lhe escolher a codificação de caracteres usada para mostrar as páginas de HTML. A é normalmente a melhor opção.
Permite-lhe optar por mostrar as miniaturas das imagens, dos arquivos de texto ou das páginas HTML em vez dos ícones normais nos modos de Ícones ou Multi-Colunas.
Mostra arquivos ocultos (iniciados com ponto).
Permite escolher quais detalhes do arquivo e pasta serão mostrados nas visões em Árvore, Lista Detalhada e Texto.
Seleciona uma cor de fundo para o modo Gerenciador de Arquivo.
Seleciona uma imagem de fundo para o modo Gerenciador de Arquivos.
Sobe um nível na hierarquia de pastas.
Volta à visão anterior.
Você só pode ir para frente se você tiver voltado.
Vai para sua pasta de arquivos particular.
Abre a pasta contendo seus aplicativos.
Abre sua pasta de Lixo
numa janela separada.
Abre a pasta Modelos
numa janela separada.
Abre sua pasta Autostart
numa janela separada.
Exibe um submenu mostrando as URLs que você mais visitou. Selecionar uma delas fará com que o Konqueror abra a URL.
Veja a seção Usando Favoritos neste manual para uma descrição completa destes ítens de menu.
Adiciona a seleção atual aos seus favoritos.
Cria uma pasta de favoritos contendo links para todas as URLs atualmente abertas nas abas do Konqueror.
Abre o Editor de Favoritos.
Cria uma nova pasta em sua pasta de Favoritos.
Executa um programa inserindo seu nome numa caixa de diálogo simples.
Abre uma janela de terminal do Konsole.
Abre o aplicativo KFind.
Se você tiver plugins do Konqueror instalados, existirão entradas adicionais no menu . Veja o capítulo Plugins do Konqueror para mais detalhes.
Veja também a seção Salvando Configurações e Perfis.
Mostra/Oculta a barra de menu.
Abre um submenu de onde você pode escolher entre exibir ou ocultar as diversas barras de ferramentas.
Muda o Konqueror para o modo de tela cheia, no qual a janela do Konqueror ocupa toda a tela, e não exibe as decorações típicas de janela. Para sair do modo de tela cheia, clique no ícone Sair do Modo de Tela Cheia na barra de ferramentas, ou pressione Ctrl+Shift+F.
Salva as propriedades de Visão para a pasta atual. Se isto estiver selecionado, um arquivo .directory
será gravado no diretório atual armazenando as configurações que você usou por último para ver o diretório. Estas configurações serão então carregadas quando você abrir o diretório no Konqueror.
Remove as configurações armazenadas na pasta pelo .
Carrega as configurações associadas com um perfil de visão específico.
Salva as configurações atuais no perfil de visão atual.
Permite mudar um perfil de visão existente ou criar um novo.
Permite ver e mudar atalhos de teclado do Konqueror, que são associações entre ações como e teclas ou combinações de teclas como Ctrl+V. Se você fizer isto, tome o cuidado para não duplicar um atalho já existente.
Permite configurar as Barras de Ferramentas Principal, Extra e de Localização. Veja a seção Mudando Barras.
Permite configurar o Gerenciador de Arquivo, Associações de Arquivos, Navegador, Atalhos Internet, Cookies, Proxies, Criptografia, Agente do Usuário, ou Barras de Ferramentas apresentando a caixa de diálogo apropriada.
Exibe a caixa de diálogo de verificação ortográfica, na qual você pode mudar as configurações associadas com verificação ortográfica no Konqueror.
Separa a Visão em Esquerda/Direita.
Separa Visão em Topo/Base.
Remove a Visão Ativa.
Abre uma nova aba de página vazia.
Abre uma aba de página duplicada.
Mostra a aba de página atual numa nova instância do Konqueror.
Fecha a aba de página atual.
Move a aba atual uma posição à esquerda na lista de abas.
Move a aba atual uma posição à direita na lista de abas.
Abre uma visão de um pequeno terminal de texto na parte inferior da janela principal.
Alterna a exibição do painel de navegação do Konqueror. Veja Capítulo 7, O Painel de Navegação.
Vê este documento.
Desenha um ponto de interrogação (?) ao lado do ponteiro do mouse, e clicando num ítem da janela como o botão Parar fará com que uma explanação sumária do ítem seja exibida. Veja Dicas e O Que é Isso?.
Revisita as páginas introdutórias que você obtém quando o Konqueror é iniciado pela primeira vez.
Relata um erro.
Exibe algumas informações resumidas sobre o número de versão do Konqueror, autores e contrato de licença.
Mostra algumas informações sobre a versão do KDE que você está executando.
12.1. | Eu posso executar o Konqueror a partir de outro gerenciador de janelas? |
Basta instalar o Qt™, as 'kdelibs' e o 'kdebase', e você poderá lançar o Konqueror a partir do seu gerenciador de janelas favorito. Ele deverá funcionar perfeitamente, mas se isso não acontecer (os programadores do KDE não testam esse caso com freqüência), comunique ao http://bugs.kde.org e tente executar o kdeinit antes de executar o Konqueror ; normalmente isto ajuda. | |
12.2. | Onde o Konqueror mantém todos os seus dados de configuração? |
Geralmente na pasta
Qualquer configuração específica de visualização de pasta é colocada em arquivos | |
12.3. | Como limpar o histórico de arquivos? |
Existem dois “históricos”:
| |
12.4. | Como habilitar, desabilitar ou limpar a cache do navegador? |
Se você selecionar no diálogo exibido selecionando ->, você será apresentado a uma caixa de diálogo que lhe permite desabilitar a cache, limpá-la ou configurar seu tamanho, e mudar a política de cache. | |
12.5. | Como eu posso mudar os valores de tempo limite usados pelo Konqueror durante a navegação web? |
No Centro de Controle, na página ->. | |
12.6. | Como eu configuro minha página “inicial” - a página carregada na inicialização? |
Inicie o Konqueror com o ícone de Navegador Web do painel. Abra a página que você deseja carregar em qualquer nova janela do “Navegador Web” e selecione no menu . Todas as novas janelas do Konqueror que forem iniciadas com o ícone Navegador Web do painel, ou a partir do menu , e novas abas, agora iniciarão nesta página. NotaIsto não muda o comportamento do botão Casa na barra de ferramentas do Konqueror, que continuará a acessar a URI definida no módulo de configuração do Konqueror. Você pode acessar este módulo do Konqueror, através de ->+Comportamento. Por padrão ela está configurada para Para fazer com que o Konqueror inicie sem nenhuma página carregada, use | |
12.7. | Eu não consegui encontrar a resposta para minha pergunta aqui. |
Dê uma olhada em http://www.konqueror.org/faq.html ou http://www.konqueror.org/konq-java.html. |
Direitos de cópia do programa Konqueror 1999-2003, os desenvolvedores do Konqueror:
(faure AT kde.org)
desenvolvedor (partes, biblioteca I/O) e mantenedor
(hausmann AT kde.org)
desenvolvedor (framework, partes)
(michael.reiher AT gmx.de)
desenvolvedor (framework)
(welk AT fokus.gmd.de)
desenvolvedor
(neundorf AT kde.org)
desenvolvedor (visões em lista)
(brade AT kde.org)
desenvolvedor (visões em lista, biblioteca I/O)
(knoll AT kde.org)
desenvolvedor (motor de renderização HTML)
(koivisto AT iki.fi)
desenvolvedor (motor de renderização HTML)
(mueller AT kde.org)
desenvolvedor (motor de renderização HTML)
(pmk AT post.com)
desenvolvedor (motor de renderização HTML, JavaScript)
(bastian AT kde.org)
desenvolvedor (motor de renderização HTML, biblioteca I/O)
(koss AT napri.sk)
desenvolvedor (biblioteca I/O)
(zipzippy AT sonic.net)
desenvolvedor (biblioteca I/O)
(coolo AT kde.org)
desenvolvedor (biblioteca I/O)
(rich AT kde.org)
desenvolvedor (suporte à mini-aplicativos Java™)
(dima AT mercury.co.il)
desenvolvedor (suporte à mini-aplicativos Java™)
(wynnw AT calderasystems.com)
desenvolvedor (suporte ao gerenciador Java™2 e outras melhorias importantes no suporte à mini-aplicativos)
(porten AT kde.org)
desenvolvedor (JavaScript)
(schimmi AT kde.org)
desenvolvedor (suporte à plugin do Netscape®)
(pfeiffer AT kde.org)
desenvolvedor (framework)
(staikos AT kde.org)
desenvolvedor (suporte ao SSL)
(adawit AT kde.org)
desenvolvedor (biblioteca I/O, suporte à Autenticação)
(tackat AT kde.org)
Gráficos / ícones
(weis AT kde.org)
Autor do kfm
(kde AT jowenn.at)
desenvolvedor (framework do painel de navegação)
(binner AT kde.org)
programador (coisas diversas)
Direitos de cópia da documentação 2000-2003
Erwan Loisant (erwan AT loisant.org)
Pamela Roberts (pamroberts AT blueyonder.co.uk)
Atualização da documentação para o KDE 3.2 por Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
.
Tradução de Marcus Gama (marcus.gama AT gmail.com)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O Konqueror é parte do pacote kdebase que é uma parte essencial do KDE.
Para instruções sobre como obter o KDE, por favor veja em http://www.kde.org.
Para mais informações sobre o Konqueror você deve visitar o http://www.konqueror.org.
Tradução de Marcus Gama(marcus.gama AT gmail.com)
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team