Copyright © 2000, 2001, 2002 Klaus-Dieter Möller
Copyright © 2003 Philip Rodrigues <phil@kde.org>
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O KmPlot é um desenhador de funções matemáticas para o ambiente de trabalho do KDE.
O KmPlot faz parte do projeto educacional do KDE: http://edu.kde.org/
Índice
O KmPlot é um desenhador de funções matemáticas para o ambiente do KDE. Ele tem um processador poderoso incorporado. Você poderá desenhar várias funções simultaneamente e combiná-las para criar funções novas.
O KmPlot suporta as funções paramétricas e as funções nas coordenadas polares. São suportados vários modos de grade. Os desenhos podem ser impressos com alta precisão na escala perfeita.
O KmPlot também oferece alguns recursos numéricos e visuais como:
Preenchimento e cálculo da área entre o desenho e o primeiro eixo
A pesquisa dos valores mínimos e máximos
Mudança dinâmica dos parâmetros da função
O desenho das funções derivadas e integrais
Na barra principal existe uma caixa de texto simples para inserir a expressão de uma função. Basta inserir:
x^2
e clicar em Enter. Isto irá desenhar o gráfico de y=x^2 no sistema de coordenadas. Insira outra expressão na caixa de texto do tipo 5*sin(x)
, para que seja adicionado outro gráfico. Clique nas linhas que acabou de desenhar. Repare que a mira fica agora com a cor do desenho e fica anexada ao mesmo. Você pode usar o mouse para mover a mira ao longo do desenho. Na barra de estado abaixo da janela, são mostradas as coordenadas da posição atual. Repare que, se o desenho tocar no eixo dos X, a raiz será apresenta na barra de estado também.
Clique com o mouse novamente, para que a mira seja separada do gráfico.
Vamos então fazer algumas alterações na função e mudar a cor do gráfico.
Você poderá editar todas as funções com o item do menu ->. Irá aparecer um diálogo que lista todas as funções. O KmPlot encontrou automaticamente um nome de função único para as suas expressões e completou a expressão com uma equação de função.
Selecione f(x)=x^2 na lista. Ao clicar duas vezes ou pressionar o botão será mostrado um diálogo. Aqui, você terá acesso a um conjunto de opções. Vamos mudar o nome da função e puxar o gráfico 5 unidades para baixo. Mude a equação da função para
parábola(x)=x^2-5
Selecione outra cor para o desenho, usando o botão . Finalmente, pressione , para que as suas alterações tenham efeito no sistema de coordenadas.
Todas as alterações poderão ser anuladas até que você pressione no diálogo Editar Gráficos.
O KmPlot lida com funções com nome, que poderão ser indicadas em termos de coordenadas Cartesianas (chamadas de “funções explícitas”), coordenadas polares ou como funções paramétricas. Para introduzir uma função, escolha ->. Você também poderá introduzir funções novas no campo de texto Equação da função na janela principal do KmPlot. Cada função que você indicar terá que ter um nome único (isto é, um nome que não seja já usado por nenhuma das funções existentes na lista). Será gerado um nome de função automaticamente se você não indicar nenhum.
Para mais informações sobre as funções do KmPlot, veja a Capítulo 5, Referência do KmPlot.
Para inserir uma função explícita (isto é, uma função no formato y=f(x)) no KmPlot, basta inserí-la no seguinte formato:
f
(x
)=expressão
Em que: O f
é o nome da função, e poderá ser qualquer sequência de letras e números que desejar, desde que não comece por nenhuma das letras 'x', 'y' ou 'r' (uma vez que estas são usadas para as funções paramétricas e polares).
O x
é a coordenada X, que pode ser usada na expressão que se segue ao sinal de igualdade. É de fato uma variável inútil, por isso você poderá usar qualquer nome de variável que desejar, embora o efeito será o mesmo.
A expressão
é a fórmula propriamente dita a ser desenhada, usando uma sintaxe apropriada para o KmPlot. Veja a “Sintaxe Matemática”.
Como exemplo, para desenhar o gráfico de 'y=x2+2x', insira o seguinte no diálogo de funções do KmPlot:
f(x)=x^2+2x
As funções paramétricas são aquelas em que as coordenadas 'x' e 'y' são definidas por funções separadas de outra variável, normalmente chamada de 't'. Para indicar uma função paramétrica no KmPlot, siga o procedimento usado para uma função explícita, mas defina antes o nome da função que descreve a coordenada X com a letra 'x', e a função que descreve a coordenada 'y' com a letra 'y'. Tal como acontece nas funções explícitas, você poderá usar qualquer nome de variável que desejar como parâmetro. Para desenhar uma função paramétrica, você precisa de ir a . Será gerado um nome de função automático se não indicar nenhum.
Por exemplo, suponha que deseja desenhar um círculo, que tem como equações paramétricas 'x=sen(t)', 'y=cos(t)'. No diálogo de funções do KmPlot, faça o seguinte:
Abra a janela dos gráficos paramétricos com a opção ->.
Insira um nome para a função, como por exemplo, circulo
, no campo Nome. Os nomes das funções do 'x' e do 'y' irão mudar de acordo com este nome: a função 'x' fica igual a xcirculo(t) e a de 'y' fica ycirculo(t).
Nos campos de 'x' e 'y', indique as equações apropriadas, isto é, xcirculo(t)=sin(t)
e ycirculo(t)=cos(t)
.
Você poderá definir mais algumas opções para o gráfico neste diálogo:
Se esta opção estiver selecionada, o gráfico não é desenhado, mas o KmPlot irá recordar a definição da função, para que possa usá-la para definir outras funções.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá alterar os valores máximo e mínimo do parâmetro 't' para o qual a função é desenhada, usando os campos mínimo e máximo.
Com esta opção, você poderá definir a espessura da linha desenhada na área do gráfico, em unidades de 0,1mm.
Clique no botão de cores e escolha uma no diálogo que aparece. A linha do desenho será desenhada nesta cor.
As coordenadas polares representam um ponto pela sua distância à origem (normalmente chamada de 'r'), e o ângulo que é feito por uma linha desde a origem até ao ponto em relação ao eixo dos X (normalmente representado pela letra grega 'theta'). Para indicar as funções em coordenadas polares, use o item do menu ->. No campo r, complete a definição da função, incluindo o nome da variável 'theta' a usar, por exemplo, para desenhar a espiral de Arquimedes, r=theta, insira:
(theta)=theta
para que a linha inteira seja “r(theta)=theta”. Lembre-se que você poderá usar qualquer nome para a variável 'theta', por isso, o “r(xpto)=xpto” teria produzido exatamente o mesmo resultado. As funções podem ser combinadas para produzir funções novas. Basta inserir as funções após o sinal de igualdade numa expressão, como se as funções fossem variáveis. Por exemplo, se você tivesse definido as funções f(x) e g(x), você poderia desenhar a soma de 'f' e 'g' com:
soma(x)=f(x)+g(x)
Repare que você só pode combinar funções do mesmo tipo, por exemplo uma função explícita não pode ser combinada com uma função polar.
Para mudar a aparência do gráfico de uma função na janela de desenho principal, selecione a função na janela correspondente e clique no botão . No diálogo que aparece, você poderá alterar a espessura da linha no campo de texto e a cor do gráfico da funçãoclicando no botão colorido à direita. Se você estiver editando uma função explícita, você irá ver um diálogo com três páginas. Na primeira, você irá indicar a equação da função. A página das Derivadas irá desenhar a primeira e segunda derivadas da função. Com a página Integral você irá desenhar o integral da função que é calculado com o método de Euler.
Outra forma de editar uma função é clicar com o botão direito no gráfico. No menu de contexto que aparece, escolha o
Para mais informações sobre o menu de contexto, veja “Menu de contexto”.
Ao clicar com o botão direito num gráfico de uma função ou num ponto de um gráfico paramétrico, irá aparecer um menu de contexto. No menu, existem sete itens disponíveis:
Esconde o gráfico selecionado. Os outros gráficos serão ainda exibidos.
Remove a função. Todos os seus gráficos irão desaparecer.
Mostra o diálogo de edição da função selecionada.
Para as funções do gráfico, estão também disponíveis os quatro itens a seguir:
Abre um diálogo, no qual você poderá encontrar o valor do Y correspondente a um valor do X específico. O gráfico selecionado ficará realçado na janela. Insira um valor de X no campo X e clique em (ou carregue em Enter). O valor de Y correspondente será então mostrado em Y.
Procura o valor mínimo do gráfico num determinado intervalo. O gráfico selecionado será realçado na janela que aparece. Insira os limites inferior e superior da região na qual deseja procura o mínimo e clique em . Os valores do X e do Y no mínimo serão mostrados.
Isto é o mesmo que o mas procura os valores máximos, em vez dos mínimos.
Desenha a área entre o gráfico e o eixo dos X. O gráfico selecionado ficará realçado na janela nova que aparece. Para mais informações sobre este recurso, veja “O Menu ”.
Para acessar ao diálogo de configuração do KmPlot, selecione a opção ->. Algumas configurações poderão também ser alteradas no menu .
As opções alteradas no diálogo de configuração do KmPlot tornam-se o padrão para o KmPlot, e só terão efeito quando for iniciado um desenho. As opções alteradas no menu terão efeito imediatamente, mas não persistem depois de sair do KmPlot.
Aqui você poderá definir as opções globais que serão gravadas automaticamente quando você sair do KmPlot. Na primeira página, você poderá definir a precisão do cálculo, o modo angular (radianos e graus), a cor de fundo e os fatores de ampliação e redução.
A segunda página permite-lhe definir as suas próprias constantes. O KmPlot grava as constantes no mesmo arquivo que o KCalc. Isto significa que você poderá criar uma constante no KmPlot, fechar o programa e carregá-la no KCalc e vice-versa. O KmPlot só suporta nomes de constantes que consistam numa letra maiúscula e, se você definir um nome de constante no KCalc que não tenha um caractere, o nome será truncado. P.ex., se você já tiver as constantes "abacaxi" e "bananas", no KCalc, eles irão mudar de nome para o "A" e o "B" no KmPlot.
Na página Coordenadas da opção de configuração Cores, você poderá modificar as cores dos eixos e a grade da área principal do KmPlot.
Na página Funções, você poderá alterar as cores usadas para os gráficos das dez funções permitidas no KmPlot.
Define o intervalo da escala do eixo dos X. Você poderá escolher um dos intervalos pré-definidos, ou selecionar um Personalizado para que possa definir o seu próprio intervalo. Observe que nas opções do Personalizado, você poderá usar as funções e constantes pré-definidas (veja em “Nomes de Funções e Constantes Pré-definidas”) como os extremos do intervalo (por exemplo, configure o mínimo: para 2*pi
). Você até poderá usar funções definidas por você para configurar os extremos do intervalo do eixo. Por exemplo, se você tiver definido uma função f(x)=x^2
, você poderá configurar o mínimo: para f(3)
, o que faria com que o limite inferior do intervalo ficasse igual a 9.
Define o intervalo para o eixo dos Y. Veja o “Eixo dos X” acima.
Define a largura das linhas que representam os eixos.
Define a espessura das linhas que representam os traços nos eixos.
Define o comprimento das linhas que representam os traços nos eixos.
Se estiver assinalado, os nomes (x, y) dos eixos são mostrados no desenho.
Você poderá definir o Estilo da Grade para uma das quatro opções:
Não é desenhada nenhuma linha de grade na área de desenho
Linhas contínuas formam um grade de quadrados na área de desenho.
São desenhadas algumas cruzes para indicar os pontos em que o 'x' e o 'y' possuem valores inteiros (por exemplo, (1,1), (4,2) etc).
São desenhadas grades de raio e ângulo constantes na área de desenho.
A opção Largura da linha é usada para definir a espessura das linhas da grade.
Para cada eixo, você poderá definir a Escala e a Impressão de um traço. A opção Escala seleciona quantas unidades cada um dos traços dos eixos terão de diferença (e, deste modo, quão longe serão desenhadas as linhas da grade); a opção de Impressão seleciona o comprimento de um traço quando é mostrado na tela ou impresso. Desta forma, estas opções podem ser usadas para alterar o tamanho do gráfico na tela ou na página. Por exemplo, se duplicar a configuração da Impressão, mantendo a mesma Escala, resultará num gráfico duplicado de altura ou de largura.
Algumas regras de sintaxe que deverão ser seguidas:
nome(var1[, var2])=termo [;extensões]
O nome da função. Se o primeiro caractere for um “r”, o analisador irá assumir que você está usando coordenadas polares. Se o primeiro caractere for um “x” (como por exemplo “xfuncao”), o processador irá ficar à espera de uma segunda função com um “y” inicial (neste caso, “yfuncao”) para definir a função de forma paramétrica.
A variável da função
O “parâmetro de grupo” da função. Deverá estar separado da variável da função por uma vírgula. Você poderá usar o parâmetro do grupo para, por exemplo, desenhar um conjunto de gráficos de uma função. Os valores do parâmetro podem ser selecionados manualmente ou você poderá optar por ter um índice deslizante que controle um parâmetro. Ao alterar o valor da barra, o valor do parâmetro respectivo irá alterar também. A barra poderá ser configurada para um inteiro entre 0 e 100.
A expressão que define a função.
Todas as funções e constantes pré-definidas que o KmPlot conhece podem ser mostradas escolhendo a opção ->. Elas são:
Devolve o quadrado e a raiz quadrada de um número, respectivamente.
Devolve o exponencial e o logaritmo natural de um número, respectivamente.
Devolve o logaritmo de base 10 de um número.
Devolve o seno e o seno inverso (arco-seno) de um número, respectivamente. Repare que o argumento do seno e o valor devolvido pelo arco-seno são em radianos.
Devolve o coseno e o coseno inverso (arco-coseno) de um número, respectivamente. Os valores envolvidos estão em radianos.
Devolve a tangente e a tangente inversa (arco-tangente) de um número, respectivamente. Os valores envolvidos estão em radianos.
Devolve o seno hiperbólico e o seno inverso hiperbólico (arco-seno hiperbólico) de um número, respectivamente.
Devolve o coseno hiperbólico e o coseno inverso hiperbólico (arco-coseno hiperbólico) de um número, respectivamente.
Devolve a tangente hiperbólica e a tangente inversa hiperbólica (arco-tangente hiperbólica) de um número, respectivamente.
Devolve o seno e o seno inverso (arco-seno) de um número, respectivamente. Repare que o argumento do seno e o valor devolvido pelo arco-seno são em radianos.
Devolve o coseno e o coseno inverso (arco-coseno) de um número, respectivamente. Os valores envolvidos estão em radianos.
As constantes que representam o π (3,14159...) e o 'e' (2,71828...), respectivamente.
Estas funções e constantes e ainda todas as funções definidas pelo usuário poderão ser usadas para determinar também a configuração dos eixos. Veja a “A Configuração dos Eixos”.
Uma extensão para uma função é especificada inserindo um ponto e vírgula, seguido pela extensão, após a definição da função. A extensão pode ser tanto escrita na caixa de Edição Rápida ou usando o método Parser addFunction do DCOP. Nenhuma extensão está disponível para funções paramétricas, mas N e D[a,b] funcionam com funções polares também. Por exemplo:
f(x)=x^2; A1
mostrará o gráfico y=x2 com sua primeira derivada. As extensões suportadas estão descritas abaixo: A função será armazenada mas não desenhada. Assim ela pode ser usada como qualquer outra função pré-definida ou definida pelo usuário.
O gráfico da derivada da função será desenhado adicionalmente com a mesma cor mas com espessura menor de linha.
O gráfico da segunda derivada da função será desenhado adicionalmente com a mesma cor mas com espessura menor de linha.
Configura o domínio para o qual a função será exibida.
Fornece um conjunto de valores do parâmetro de grupo para o qual a função será exibida. Por examplo: f(x,k)=k*x;P[1,2,3]
desenhará as funções f(x)=x, f(x)=2*x and f(x)=3*x. Você pode também usar funções como argumentos para a opção P.
Por favor observe que você pode fazer todas estas operações usando o diálogo do editor de função também.
O KmPlot usa uma forma comum de expressar as funções matemáticas, por isso você não deverá ter problemas ao usá-las. Os operadores que o KmPlot compreende são, por ordem decrescente de precedência:
O símbolo de acento circunflexo efetua uma potência. por exemplo, o 2^4
devolve 16.
Os símbolos do asterisco e da barra efetuam a multiplicação e a divisão. por exemplo, 3*4/2
devolve 6.
O sinal de mais e de menos efetuam a soma e a subtração. por exemplo, 1+3-2
devolve 2.
Repare na precedência, que significa que, se os parênteses não forem usados, a potência é efetuada antes da multiplicação/divisão, que por sua vez é efetuada antes da soma/subtração. Por isso, 1+2*4^2
devolve 33 e não, por exemplo, 144. Para alterar isto, use os parênteses. Para usar o exemplo acima, o valor ((1+2)*4)^2
irá devolver 144.
Por padrão, as funções definidas explicitamente são desenhadas para a área inteira de desenho no eixo dos X. Você poderá definir outro intervalo no diálogo de edição da função. Em cada ponto do eixo dos X, o KmPlot calcula um valor da função. Se a área de desenho contiver o ponto resultante, ele estará ligado ao último ponto desenhado por uma linha.
As funções paramétricas são desenhadas para os valores dos parâmetros desde 0 até 2π. Você poderá também definir o intervalo do gráfico para a função.
Enquanto o cursor do mouse estiver por cima da área de desenho, este cursor muda para uma mira. As coordenadas atuais podem ser vistas nas interseções com os eixos de coordenadas e também na barra de estado no fundo da janela principal.
Você poderá seguir os valores de uma função mais precisamente, clicando em cima ou próximo de um gráfico. A função selecionada é mostrada na barra de estado, na coluna da direita. A mira irá ser capturada então e poderá ficar da mesma cor do gráfico. Se o gráfico tiver a mesma cor que o fundo, a mira ficará com a cor invertida do fundo. Ao mover o mouse ou ao pressionar os cursores para a Esquerda ou para a Direita, a mira irá seguir a função e você irá ver os valores atuais do X e do Y. Se a mira estiver próxima do eixo dos Y, o valor da raiz é mostrado na barra de estado. Você poderá mudar de função com os cursores para Cima e para Baixo. Ao clicar uma segunda vez em qualquer lado da janela ou ao pressionar qualquer tecla sem ser de navegação, você irá abandonar este modo de seguimento.
Repare que o seguimento só é possível com as funções indicadas explicitamente. As coordenadas são sempre mostradas de acordo com um sistema de coordenadas cartesiano. Nem as funções paramétricas nem as funções indicadas em coordenadas polares, nem mesmo as derivadas, poderão ser registradas desta forma.
Inicia um novo diagrama limpando o sistema de coordenadas e o processador de função.
Abre um documento existente.
Salva o documento.
Salva o documento com um novo nome.
Envia o diagrama para uma impressora ou um arquivo.
Sai do KmPlot.
Mostra a janela de Configurações de Cores. Veja a Capítulo 4, Configurando o KmPlot.
Mostra a janela do Sistema de Coordenadas. Veja a Capítulo 4, Configurando o KmPlot.
Mostra a janela de Configurações da Escala. Veja a Capítulo 4, Configurando o KmPlot.
Mostra a janela de Configurações de Fontes. Veja a Capítulo 4, Configurando o KmPlot.
Mostra tanto os valores positivos e negativos do X como do Y na grade.
Mostra os valores positivos e negativos do Y, mas só os valores positivos de X na grade.
Mostra somente os números positivos em X ou em Y.
Abre o diálogo para criar um novo gráfico de uma função. Veja em Capítulo 3, Usando o KmPlot.
Abre o diálogo para criar um novo gráfico paramétrico. Veja em Capítulo 3, Usando o KmPlot.
Abre o diálogo para criar um novo gráfico polar. Veja em Capítulo 3, Usando o KmPlot.
Mostra o diálogo das funções. Nele, você poderá adicionar, editar e remover funções. Veja em Capítulo 3, Usando o KmPlot.
Os primeiros cinco itens do menu alteram o modo de ampliação.
Desativa o modo de ampliação ou redução.
Permite ao usuário desenhar um retângulo. Os valores mínimos e máximos serão as coordenadas do retângulo.
Os valores mínimos e máximos irão ficar mais próximos uns dos outros e o ponto selecionado do gráfico ficará centrado.
Os valores mínimos e máximos irão ficar mais distantes uns dos outros e o ponto selecionado do gráfico ficará centrado.
O ponto selecionado no gráfico ficará centrado.
A escala será adaptada às funções trigonométricas. Isto funciona tanto para os radianos como para os graus.
Ativa ou desativa a visualização da barra de ferramentas. Por padrão, ela está ativa.
Ativa ou desativa a visibilidade da barra de estado no fundo da janela principal do KmPlot. Por padrão, ela está ativa.
Personaliza as combinações de teclas para o KmPlot.
Personaliza as barras de ferramentas do KmPlot.
Configura o KmPlot. As opções disponíveis estão descritas em Capítulo 4, Configurando o KmPlot.
Este menu contém algumas ferramentas para as funções que poderão ser úteis:
Permite ao usuário obter o valor do Y a partir de um determinado valor do X. Atualmente, só são suportadas as funções dos gráficos. Indique um valor ou expressão no campo de texto em "X:". Na lista abaixo, são mostradas todas as funções disponíveis. Clique no botão "Calcular" para procurar o valor de Y da função. O resultado será mostrado no campo do valor Y.
KmPlot possui um menu padrão como descrito abaixo, e adicionalmente:
Abre uma janela contendo uma listagem com os nomes de funções e constantes que o KmPlot conhece.
As entradas padrão do KDE no menu são:
Invoca a ajuda do KDE, iniciando a ajuda do KmPlot.
Muda o cursor do mouse para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Clicando nos itens do KmPlot você irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) explicando a função do item.
Abre a janela para Reportar Falhas onde você pode relatar uma falha ou “sugerir” uma funcionalidade.
Isto irá mostrar a versão da aplicação e as informações do autor.
Isto mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
Um novo recursos do KDE 3.4 é você poder criar programas para o Kmplot com o DCOP. Por exemplo, se quiser definir uma nova função f(x)=2sin x+3cos x
, definir a espessura do traço como sendo igual a 20 e depois desenhá-la, poderá digitar num console:
dcop kmplot-PID Parser addFunction "f(x)=2sin x+3cos x" Como resultado, o número do ID da função nova será devolvido, ou então -1 se a função não puder ser definida.
>dcop kmplot-PID Parser setFunctionFLineWidth 20 ID Este comando configura a espessura do traço da função com o ID indicado como sendo igual a 20.
>dcop kmplot-PID View drawPlot Este comando atualiza a janela, de modo a que função se torne visível.
A seguir, veremos uma lista com as funções disponíveis:
Carrega o arquivo url
.
Devolve 'true' se foram feitas alterações.
Abre o diálogo de edição de cores.
Abre o diálogo de edição do sistema de coordenadas.
Abre o diálogo de edição da escala.
Abre o diálogo de edição de fontes.
Abre o diálogo de edição de constantes.
Abre o diálogo para novos gráficos de funções.
Abre o diálogo para novos gráficos paramétricos.
Abre o diálogo para novos gráficos polares.
Mostra/oculta a janela do índice deslizante do parâmetro número 1.
Mostra/oculta a janela do índice deslizante do parâmetro número 2.
Mostra/oculta a janela do índice deslizante do parâmetro número 3.
Mostra/oculta a janela do índice deslizante do parâmetro número 4.
Salva as funções (abre o diálogo de gravação se for um arquivo novo).
O mesmo que a opção -> do menu.
Abre o diálogo de edição de gráficos.
Abre o diálogo de impressão.
Abre o diálogo de exportação.
Abre o diálogo de configuração.
Mostra uma lista com as funções matemáticas pré-definidas.
Sistema de Coordenadas I.
Sistema de Coordenadas II.
Sistema de Coordenadas III.
O mesmo que escolher a opção -> do menu.
O mesmo que escolher a opção -> do menu.
O mesmo que escolher a opção -> do menu.
O mesmo que escolher a opção -> do menu.
Adiciona uma nova função com a expressão texto
. Se a expressão não contiver nenhum nome de função, ele será gerado automaticamente. É devolvido o número de ID da função nova ou então -1 se a função não pôde ser definida.
Remove a função com o número de ID id
. Se a função não puder ser removida, é devolvido 'false', caso contrário 'true'.
Atribui a expressão da função texto
à função cujo identificador é id
. Devolve 'true' se for bem sucedido, caso contrário devolve 'false'.
Devolve o número de funções (as funções paramétricas contam como duas).
Devolve uma lista com todas as funções.
Devolve o número identificador da função texto
ou -1 se o nome da função texto
não foi encontrado.
Calcula o valor x
da função com o ID id
ou devolve 0.0 se o id
não existe.
Devolve 'true' se a função com o ID id
for visível, caso contrário devolve 'false'.
Devolve 'true' se a primeira derivada da função com o ID id
estiver visível, caso contrário 'false'.
Devolve 'true' se a segunda derivada da função com o ID id
estiver visível, caso contrário 'false'.
Devolve 'true' se o integral da função com o ID id
estiver visível, caso contrário 'false'.
Mostra a função com o ID id
se o visivel
for igual a 'true'. Se este valor for 'false', a função ficará escondida. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'
Mostra a primeira derivada da função com o ID id
se o visivel
for igual a 'true'. Se este valor for 'false', a função ficará escondida. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Mostra a segunda derivada da função com o ID id
se o visivel
for igual a 'true'. Se este valor for 'false', a função ficará escondida. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Mostra o integral da função com o ID id
se o visivel
for igual a 'true'. Se este valor for 'false', a função ficará escondida. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Devolve a expressão da função com o ID id
. Se a função não existir, é devolvida uma cadeia de caracteres vazia.
Devolve a cor da função com o ID id
.
Devolve a cor da primeira derivada da função com o ID id
.
Devolve a cor da segunda derivada da função com o ID id
.
Devolve a cor do integral da função com o ID id
.
Muda a cor da função com o ID id
para cor
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário será devolvido 'false'.
Muda a cor da primeira derivada da função com o ID id
para cor
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário será devolvido 'false'.
Muda a cor da segunda derivada da função com o ID id
para cor
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário será devolvido 'false'.
Muda a cor da integral da função com o ID id
para cor
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário será devolvido 'false'.
Devolve a espessura do traço da função com o ID id
. Se a função não existir, será devolvido 0.
Devolve a espessura do traço da primeira derivada da função com o ID id
. Se a função não existir, será devolvido 0.
Devolve a espessura do traço da primeira derivada da função com o ID id
. Se a função não existir, será devolvido 0.
Devolve a espessura do traço do integral da função com o ID id
. Se a função não existir, será devolvido 0.
Configura a espessura do traço da função com o ID id
como sendo igual a espessuraTraco
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Configura a espessura do traço da primeira derivada da função com o ID id
como sendo igual a espessuraTraco
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Configura a espessura do traço da segunda derivada da função com o ID id
como sendo igual a espessuraTraco
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Configura a espessura do traço do integral da função com o ID id
como sendo igual a espessuraTraco
. Será devolvido 'true' se a função existir, caso contrário 'false'.
Devolve uma lista com todos os valores de parâmetros da função com o ID id
.
Adiciona o valor do parâmetro novo_parametro
à função com o ID id
. Será devolvido 'true' se a operação foi bem sucedida, caso contrário 'false'.
Remove o valor do parâmetro remover_parametro
da função com o ID id
. Será devolvido 'true' se a operação foi bem sucedida, caso contrário 'false'.
Devolve o valor mínimo do intervalo do gráfico da função com o ID id
. Se a função não existir ou se o valor mínimo não estiver definido, será devolvida uma cadeia de caracteres vazia.
Devolve o valor máximo do intervalo do gráfico da função com o ID id
. Se a função não existir ou se o valor máximo não estiver definido, será devolvida uma cadeia de caracteres vazia.
Configura o valor mínimo do intervalo do gráfico da função com o ID id
como sendo igual a min
. Será devolvido 'true' se a função existir e se a expressão for válida, caso contrário será devolvido 'false'.
Configura o valor máximo do intervalo do gráfico da função com o ID id
como sendo igual a max
. Será devolvido 'true' se a função existir e se a expressão for válida, caso contrário será devolvido 'false'.
Devolve o ponto em X inicial do integral da função com o ID id
. Se a função não existir ou se a expressão do ponto X não estiver definida, será devolvida uma cadeia de caracteres vazia.
Devolve o ponto em Y inicial do integral da função com o ID id
. Se a função não existir ou se a expressão do ponto Y não estiver definida, será devolvida uma cadeia de caracteres vazia.
Configura o ponto inicial em X do integral da função com o ID id
como sendo igual a x
. Será devolvido 'true' se a função existir e a expressão for válida, caso contrário será devolvido 'false'.
Configura o ponto inicial em Y do integral da função com o ID id
como sendo igual a y
. Será devolvido 'true' se a função existir e a expressão for válida, caso contrário será devolvido 'false'.
Se o KmPlot estiver atualmente desenhando a função, esse procedimento irá parar.
Volta a desenhar todas as funções.
Se você quiser contribuir para o KmPlot sinta-se à vontade para mandar uma mensagem de e-mail para o (kd.moeller AT t-online.de)
ou para o (f_edemar AT linux.se)
.
KmPlot
Direitos autorais do programa 2000-2002 Klaus-Dieter Möller (kd.moeller AT t-online.de)
Contribuições
CVS: Robert Gogolok (mail AT robert-gogoloh.de)
Passagem da GUI para o KDE 3 e Tradução: Matthias Messmer (bmlmessmer AT web.de)
Vários melhoramentos: Fredrik Edemar (f_edemar AT linux.se)
Direitos autorais da documentação 2000--2002 por Klaus-Dieter Möller (kd.moeller AT t-online.de)
.
Documentação extendida e atualizada para o KDE 3.2 por Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
.
Documentação extendida e atualizada para o KDE 3.3 por Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
e por Fredrik Edemar (f_edemar AT linux.se)
.
Documentação extendida e atualizada para o KDE 3.4 por Fredrik Edemar (f_edemar AT linux.se)
.
Tradução de Marcus Gama(marcus_gama AT uol.com.br)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O KmPlot faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O KmPlot pode ser encontrado no pacote kdeedu no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
O KmPlot faz parte do projeto educacional do KDE: http://edu.kde.org/
O KmPlot tem a sua própria página pessoal no SourceForge. Você poderá encontrar nela arquivos com versões mais antigas do KmPlot como, por exemplo, para o KDE 2.x
Para compilar e instalar o KmPlot sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de KmPlot:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o KmPlot usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team