O Manual do KAlarm
O Manual do KAlarm
Próxima

O Manual do KAlarm

David Jarvie

Desenvolvimento: David Jarvie
Tradução: Marcus Gama
Revisão 1.02.05 (2005-01-18)

É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".

O KAlarm é um agendador de mensagens de alarme pessoais, comandos e mensagens eletrônicas para o KDE.


Capítulo 1. Introdução
Introdução
Anterior
Próxima

Capítulo 1. Introdução

O KAlarm permite que você agende a exibição de mensagens de alarme pessoais, a reprodução de arquivos de som, a execução de comandos e o envio de mensagens eletrônicas.

No seu modo gráfico padrão, o KAlarm mostra a lista de alarmes pendentes, apresentando as suas horas e os seus detalhes. Você pode criar novos alarmes ou selecionar alarmes existentes para modificar ou remover. Poderá ainda, opcionalmente, ver os alarmes que expiraram.

Ao configurar um alarme, você poderá tanto digitar o texto da mensagem de alarme, indicar um arquivo de texto ou de imagem a mostrar, indicar um comando para ser executado ou introduzir uma mensagem eletrônica para ser enviada. Poderá também escolher a cor da mensagem de alarme, se deverá tocar um som, se ele deve ser repetido e se o alarme poderá ser cancelado se não puder ser disparado na hora determinada.

Os alarmes também podem ser agendados a partir da linha de comando, ou através de chamadas DCOP de programas.

Quando uma mensagem de alarme atinge a sua hora, é mostrada em cada uma das telas do KDE para garantir que você a veja. A janela da mensagem mostra a hora para a qual o alarme foi agendado. Tem normalmente uma opção de adiamento para lhe perguntar se o alarme deverá ser mostrado novamente mais tarde. Um exemplo de uma mensagem de alarme:


Mensagem de alarme

Quando o alarme tem atribuído um comando para executar ou uma mensagem eletrônica para enviar, o KAlarm não mostra nada.

O KAlarm pode rodar num de dois modos: “contínuo” (o padrão), onde ele roda na bandeja de sistema do KDE ou “sob demanda”, onde se executa quando for necessário (com a opção de mostrar um ícone na bandeja de sistema independente).

Este documento faz várias referências ao servidor de alarme. Esta é uma aplicação que roda em segundo plano, verificando os alarmes pendentes e dizendo ao KAlarm para mostrá-los quando chegar a hora.

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 2. Usando o KAlarm
Usando o KAlarm
Anterior
Próxima

Capítulo 2. Usando o KAlarm

Quando é executado sem parâmetros na linha de comando, o KAlarm inicia no modo gráfico e mostra a lista atual de alarmes pendentes.

Quando o KAlarm inicia no modo gráfico, verifica se o servidor de alarme está rodando. Se não estiver, o KAlarm o inicia.

Dica

Todas as caixas de contagem do KAlarm têm uma funcionalidade de aceleração. Para que a mudança de valores use incrementos mais elevados, mantenha a tecla Shift pressionada, enquanto clica nas caixas de contagem.



Lista de alarmes

A janela principal do KAlarm mostra a lista atual de alarmes pendentes, mostrando as suas horas, intervalos de repetição e textos de mensagens, os nomes dos arquivos a apresentar, os comandos a executar ou os assuntos das mensagens eletrônicas. (Para um alarme recorrente ou um alarme com uma lembrete, a hora apresentada é a sua próxima hora agendada). Um ícone que se encontra à esquerda de cada texto/arquivo/comando/assunto de e-mail do alarme indica o seu tipo.


Janela principal

Para um alarme repetitivo, a lista mostra a sua próxima hora de ativação e o seu intervalo básico de repetição (por exemplo1 Dia” para uma repetição diária, “3 Semanas” para uma repetição disparada na Segunda e na Quarta na terceira semana e o “Login” para um alarme que se repete depois do login).

Os alarmes poderão ser ordenados por data/hora, intervalo de repetição, cor ou texto clicando na barra de título da coluna apropriada. Para inverter o critério de ordenação, clique no título da coluna novamente.

Você poderá, opcionalmente, mostrar o tempo restante até que cada alarme dispare, em conjunto com ou em vez da hora agendada do alarme. Para mostrar ou ocultar a coluna da hora do alarme, selecione Ver->Mostrar Horas dos Alarmes. Para mostrar ou ocultar a coluna com o tempo que falta até disparar os alarmes, selecione a opção Ver->Mostrar a Tempo Até Os Alarmes. Pelo menos uma destas colunas é sempre visível.

Alarmes expirados

Por padrão, o KAlarm guarda os alarmes por um período limitado uma vez que eles tenham sido expirados ou removidos. (Mas observe que os alarmes que você remover são guardados somente se eles já tiverem sido disparados pelo menos uma vez.) Você pode controlar se o KAlarm guarda alarmes expirados, e por quanto tempo, no diálogo de Preferências.

Os alarmes expirados poderão ser mostrados na lista de alarmes selecionando a opção Ver->Mostrar os Alarmes Expirados. Para ocultá-los novamente, repita a ação.

Criando e manipulando alarmes
Criando e manipulando alarmes

Criando e manipulando alarmes

Criando um novo alarme

Para criar um alarme novo, execute uma das ações a seguir. Isto exibirá o diálogo de edição do alarme através do qual irá configurar o alarme.

  • Selecione Ações->Novo.

  • Clique com o botão direto do mouse no ícone da bandeja do sistema e escolha Novo no menu de contexto.

  • Clique com o botão do Meio do mouse no ícone da bandeja do sistema.

  • Clique com o botão direto do mouse na lista de alarmes e escolha Novo no menu de contexto.

  • Faça duplo-clique no espaço vazio abaixo do último item da lista de alarmes.

Em alternativa, você poderá criar alarmes novos pré-configurados a partir de várias fontes:

  • Para basear o seu alarme novo num modelo de alarmes, mostre o diálogo de edição do alarme tal como foi descrito acima e clique depois em Carregar Modelo. Selecione um modelo na lista que aparece e clique em OK. O diálogo de edição do alarme fica então pré-configurado com os detalhes do modelo selecionado, o qual você poderá editá-lo como desejar.

  • Para basear o seu alarme num existente, escolha o alarme existente e selecione a opção Ações->Copiar. Isto abre o diálogo de edição do alarme já preenchido com uma cópia dos detalhes do alarme selecionado.

  • Para criar um alarme novo que mostre uma mensagem de e-mail existente, arraste a mensagem do KMail para a janela principal do KAlarm ou para o seu ícone na bandeja do sistema. Isto abre o diálogo de edição do alarme com a mensagem de e-mail completa (com o rementente, o destinatário, etc.) como texto do alarme.

  • Para criar um novo alarme de e-mail para enviar uma cópia de uma mensagem eletrônica, arraste a mensagem do KMail para a janela principal do KAlarm ou para o seu ícone na bandeja do sistema. Então selecione a opção E-mail. O diálogo de edição do alarme é pré-configurado com a mensagem de e-mail completa exceto o remetente.

  • Arrastando um pedaço de texto para a janela principal do KAlarm ou para o ícone da bandeja de sistema será aberto diálogo de edição do alarme e configurado o texto do alarme.

  • Para criar um alarme de visualização de um arquivo, arraste um URL do mesmo para a janela principal do KAlarm ou para o ícone da bandeja do sistema. Isto abre o diálogo de edição do alarme e configura o nome do arquivo.

  • Você poderá criar automaticamente alarmes para os aniversários das pessoas que estejam no KAddressBook, tal como é descrito em Importando os aniversários do KAddressBook.

Modificando um alarme existente

Para modificar um alarme pendente já existente (os alarmes expirados não poderão ser corrigidos), faça uma das seguintes coisas:

  • Clique duas vezes no seu item na lista de alarmes.

  • Selecione-o, clicando no item respectivo na lista de alarme. Depois selecione a opção Ações->Editar.

  • Clique com o botão direto do mouse no seu item da lista de alarmes e escolha a opção Editar no menu de contexto.

Isto mostra o diálogo de edição do alarme.

Apagando/reativando um alarme

Para apagar um alarme, faça uma das seguintes operações:

  • Selecione um ou mais alarmes, clicando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção Ações->Remover.

  • Clique com o botão direto do mouse nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Remover do menu de contexto.

Quando você apaga um alarme ativo, ele é guardado como uma alarme expirado, contanto que ele tenha sido disparado pelo menos uma vez antes de ser removido, e contanto que alarmes expirados sejam armazenados. (Use o diálogo de Preferências para controlar se e por quanto tempo alarmes expirados são guardados.) Quando você remover um alarme expirado, ou uma alarme ativo que não será mais disparado, ele é removido permanentemente.

Você pode reativar um alarme ativo a partir da lista de alarmes expirados, contanto que ele ainda não tenha expirado. Para fazer isto, primeiro exiba os alarmes expirados, como descrito em Alarmes expirados. Então:

  • Selecione um ou mais alarmes, clicando nos suas entradas na lista de alarmes. Depois, escolha a opção Ações->Reativar.

  • Clique com o botão direto do mouse nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Reativar do menu de contexto.

Ativando/desativando um alarme

Veja a Ativando e desativando alarmes para mais detalhes, quer a nível individual quer como um todo.

Vendo um alarme

Para ver um alarme existente sem a possibilidade de modificá-lo, faça uma das seguintes ações:

  • Selecione-o, clicando no item respectivo na lista de alarme. Depois selecione a opção Ações->Ver.

  • Clique com o botão direto do mouse no seu item da lista de alarmes e escolha a opção Ver no menu de contexto.

Isto exibe o diálogo de edição do alarme num modo apenas para leitura.

Aceitando um alarme

Veja a seção da Janela da mensagem do alarme para ver como aceitar os alarmes.

Modelos de alarme

Se você deseja configurar com frequência alarmes semelhantes, você poderá criar um modelo de alarme para evitar ter que introduzir todos os detalhes do zero toda vez. Um modelo poderá conter todos os detalhes que um alarme possa conter, à partir da hora de início.

Por exemplo, você poderá desejar configurar um alarme para o lembrar de um programa de televisão cuja hora varia de semana para semana. O modelo iria conter todos os detalhes do alarme (o texto da mensagem, se deverá tocar um som, etc.), excetuando a data e hora. Depois, para criar o alarme, tudo o que teria que fazer seria clicar no diálogo de edição do alarme esse modelo e introduzir então a data e hora.

Configurando os modelos

Você poderá criar, modificar ou remover modelos com o diálogo de Modelos de Alarmes ou poderá ainda criar um novo modelo de alarme com base num alarme existente.

Para criar um novo modelo de alarme, execute uma das seguintes operações:

  • Exiba o diálogo de Modelos de Alarmes, selecionando a opção do menu Arquivo->Modelos... e clicando no botão Novo. Isto irá mostrar um diálogo de edição do modelo em branco.

  • Exiba o diálogo de Modelos de Alarmes, selecionando a opção do menu Arquivo->Modelos..., selecione um modelo existente e clique em Copiar. Isto abre o diálogo de edição do modelo já preenchido com uma cópia dos detalhes do modelo selecionado.

  • Selecione um alarme na lista e escolha a opção Ações->Criar um modelo. Isto abre o diálogo de edição dos modelos já preenchido com uma cópia dos detalhes do alarme selecionado.

Para modificar um modelo existente, exiba o diálogo de Modelos de Alarmes, selecionando a opção Arquivo->Modelos... e clicando em Editar. Isto irá mostrar o diálogo de edição do modelo, que é descrito abaixo.

Para remover os modelos existentes, exiba o diálogo de Modelos de Alarmes, selecionando a opção Arquivo->Modelos..., selecione um ou mais modelos e clique em Remover. É apresentada uma mensagem de confirmação para evitar remoções acidentais.

Diálogo de edição de modelo

O diálogo de edição de modelos é semelhante ao diálogo de edição de alarmes. Só os seguintes controles são diferentes:

  • Insira o nome do modelo no campo Nome do modelo. É o nome do modelo que é apresentado nas listas de seleção de modelos, por isso é melhor escolher um nome que o lembre da sua função. Cada nome de modelo deverá ser único.

  • No grupo Hora, selecione uma das seguintes opções:

    • Hora padrão se não quiser indicar nenhuma hora para ativação. Os alarmes baseados neste modelo irão usar a hora de ativação padrão para os alarmes novos.

    • Hora se desejar inserir uma hora em que o alarme será disparado.

    • A qualquer hora para indicar que o alarme só deverá ter uma data, sem nenhuma hora.

  • No grupo da Regra de Recorrência da página Recorrência, não é necessário escolher nenhum dia ou mês para as recorrências semanais ou anuais, respectivamente.

Importando aniversários do KAddressBook

Você poderá configurar os alarmes para os aniversários que estão registrados no KAddressBook, através da opção Arquivo->Importar Aniversários.... Isto exibe um diálogo que lhe permitirá escolher os aniversários para os quais deseja criar alarmes.

  • No grupo Texto do Alarme, você poderá configurar o texto a mostrar nas mensagens de alarmes dos aniversários. O texto da mensagem é criado através da combinação do texto do Prefixo seguido do nome da pessoa e do texto do Sufixo. Não é adicionado nenhum espaço, por isso lembre-se de incluir os espaços necessários no Prefixo e no Sufixo.

    Nota

    Se você alterar o texto do alarme, a lista de seleção dos aniversários será avaliada novamente.

  • Na lista Selecionar Aniversários, selecione as datas de aniversários para as quais deseja criar alarmes. Lembre-se que a lista só mostra os itens no KAddressBook que contêm um aniversário e que não têm já um alarme no formato definido atualmente no grupo do Texto do Alarme.

  • Os controles restantes são os mesmos que para os alarmes de Texto no diálogo de Edição do Alarme.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

O diálogo de edição do alarme
O diálogo de edição do alarme

O diálogo de edição do alarme

O diálogo de edição do alarme permite-lhe ver e editar um alarme.


Diálogo de edição do alarme

Ação do alarme

No grupo Ação, selecione o tipo de alarme:

  • Texto para inserir o texto da mensagem de alarme (que poderá conter várias linhas) no campo de texto. Defina as seguintes opções:

    • A opção Confirmar a recepção permite-lhe indicar se será notificado da confirmação quando fechar a janela da mensagem de alarme. Isto poderá ser usado como salvaguarda para uma confirmação acidental dos alarmes.

    • Assinale o Som se quiser ouvir um alarme sonoro quando a mensagem de alarme for apresentada. Por padrão, ele toca uma campainha; use o botão à direita para selecionar o arquivo de áudio a tocar. Para voltar a usar a campainha, clique no botão novamente. Para ver qual a sua seleção atual de som, passe o mouse por cima do botão até que apareça uma dica.

      Se tiver selecionado um arquivo de áudio para o tocar, existem mais opções para controlar o som:

      • Assinale o Repetir para que o som seja repetido continuamente durante o tempo em que o alarme é mostrado. (A janela da mensagem de alarme contém um botão para parar de tocar o som, no caso de precisar de silêncio mas deseje manter o alarme visível).

      • Assinale o Volume e ajuste a barra deslizante se quiser ajustar o volume com que o arquivo de áudio é tocado.

        Nota

        Sempre que possível, é usado o KMix para ajustar o volume. Isto garante que o volume com que o alarme é tocado não é afetado pelo volume de som do computador. Se o KMix não estiver rodando (ou for anterior ao KDE 3.1), o volume é configurado com base no volume atual em que o alarme dispara. Por isso, neste caso, o volume do alarme irá variar de acordo com as variações no volume de som.

        Dica

        Você poderá usar o botão Experimentar para testar o nível de som resultante.

    • Assinale Lembrete se quiser mostrar um lembrete antes do alarme principal e de cada uma das suas repetições (se existirem). Indique com que antecedência deseja, usando os controles abaixo da opção propriamente dita.

      Nota

      Você só poderá mostrar um lembrete antes de cada repetição de um alarme se as repetições forem configuradas com a página de Recorrência. Se o botão de Repetição Simples for usado em alternativa, será mostrado um lembrete apenas antes da primeira ocorrência.

      Se o alarme se repetir, assinale a opção Lembrete apenas para a primeira recorrência se desejar apenas um lembrete antes da primeira repetição do alarme. Se não estiver assinalada, o período do lembrete está limitado a ser menor que o intervalo de repetição.

    • Selecione a cor de fundo para a janela da mensagem do alarme. (A lista de seleção de cores poderá ser configurada no Diálogo de preferências.)

    • Use o botão do Fonte & Cor... para selecionar uma fonte ou uma cor de texto ou de fundo para a mensagem de alarme. Na janela para Escolher a Fonte e Cor do Alarme, assinale a opção Usar a fonte padrão para mostrar a mensagem com o fonte que estiver configurada por padrão no momento em que a mensagem for apresentada. (A fonte padrão pode ser configurada no Diálogo de preferências.) Para escolher uma fonte específica para a mensagem, desligue a opção Usar a fonte padrão.

    • Use o botão Ações Especiais... para especificar os comandos a executar antes ou depois da apresentação do alarme. No diálogo das Ações Especiais de Alarme:

      • No campo de Ação pré-alarme, insira um comando a executar antes de mostrar o alarme. Lembre-se que o KAlarm espera que o comando termine antes de mostrar o alarme.

      • No campo de Ação pós-alarme, insisra um comando a executar quando a janela do alarme é fechada.

      Veja a descrição dos alarmes de Comando abaixo para saber os detalhes com que os comandos são executados.

      Lembre-se que as ações especiais não são executadas se o alarme foi apresentado na hora em que você estava deslogado e são restauradas quando você se logar.

  • Arquivo para indicar o nome ou o URL de um arquivo de texto ou de imagem cujo conteúdo seja mostrado na janela da mensagem. Use o botão ao lado do campo de edição para aparecer uma janela de seleção de arquivos. Configure as opções usadas para os alarmes de texto acima.

  • Comando para inserir um comando a executar.

    Nota

    Esta opção não está disponível se o KDE estiver rodando em modo quiosque.

    • A opção Inserir um programa permite-lhe escolher se deseja inserir um comando de console ou um 'script'.

      Se esta opção estiver desabilitada, você pode inserir uma linha de comando shell a executar. O comando é passado para a linha de comando padrão (definida pela variável de ambiente SHELL) e pode incluir quaisquer opções, parâmetros, comandos via 'pipes', etc., sendo tudo permitido numa única linha de comando.

      Se esta opção for assinalada, você poderá introduzir o texto de um programa a executar. Lembre-se de incluir uma primeira linha do tipo #!/bin/bash para garantir que o interpretador de comandos correto é invocado.

    • Assinale a opção Executar numa janela de terminal para fazer com que o comando seja executado numa janela de terminal. Isto permitirá ver os resultados de terminal que o comando produz. Você poderá escolher o tipo de janela de terminal que será usada no diálogo de preferências.

  • Email para inserir uma mensagem de e-mail para enviar. Preencha os endereços dos destinatários, a linha do assunto da mensagem e o corpo da mesma nos três campos de texto. Use o botão ao lado do campo dos endereçados para mostrar o seu livro de endereços do KDE, no qual poderá selecionar os destinatários da mensagem. Os anexos poderão ser adicionados com o botão Adicionar.... Lembre-se que os arquivos anexados precisam existir quando o alarme for disparado; não é gravada nenhuma cópia no momento em que o alarme é configurado. Para remover um anexo, selecione-o na lista e clique no botão Remover.

    Configure as seguintes opções:

    • A caixa combinada De permite selecionar qual identidade do KMail usar como endereço eletrônico para remeter a mensagem. Esta opção somente aparece se seu endereço eletrônico De no Diálogo de preferências estiver configurado para Usar identidades do KMail. Caso contrário seu endereço eletrônico é pré-configurado no Diálogo de preferências, tornando esta opção inaplicável.

    • Assinale a opção Copiar o email para o próprio para enviar uma cópia implícita da mensagem para si próprio quando o alarme for disparado. O endereço de e-mail para o qual será enviada a cópia pode ser definido no Diálogo de preferências, sendo o valor padrão o seu endereço de e-mail, tal como está definido no Centro de Controle do KDE.

Adiamento

Se o alarme for recorrente e se foi adiado depois de ter sido mostrado pela última vez, o grupo Alarme Adiado mostra a hora para a qual o alarme foi adiado. O Modificar... mostra um diálogo que lhe permite alterar a hora do adiamento ou cancelá-lo.

Hora

No grupo da Hora, selecione

  • À data/hora para inserir a data e a hora em que o alarme deverá ser disparado. Assinale a opção A qualquer hora se quiser indicar apenas uma data para o alarme: neste caso, o alarme será disparado na primeira oportunidade a partir da hora do início do dia, na data indicada. (O Configurando o KAlarm descreve como configurar a hora do início do dia).

    Para um alarme não-repetitivo, a data/hora inserida aqui deverá se passar no futuro ou, se só indicar uma data, terá de ser hoje ou depois. Para um alarme repetitivo, não existem estas restrições uma vez que a data/hora de início será ajustada automaticamente para a primeira repetição que aconteça após à hora atual.

  • Tempo a partir de agora para indicar quanto tempo ficará à espera (em horas e minutos) até que o alarme seja disparado.

Cancelamento

As opções de cancelamento posterior determinam como um alarme é tratado após a sua hora agendada:

  • A opção Cancelar se atrasado determina o que acontece se o alarme não puder disparar à hora agendada.

    Assinale esta opção para cancelar o alarme, se não puder ser disparado dentro de um determinado período de tempo após a hora exata. O período de tempo é selecionado com as opções que aparecem, logo que você assinala a opção. Por exemplo, se indicar um período de 1 hora, o alarme será disparado à primeira oportunidade até uma hora após a hora exata mas, se não conseguir fazê-lo nesse período, será cancelado.

    Nota

    O atraso nos alarmes apenas de datas, isto é aqueles para os quais a opção A qualquer hora estiver selecionada, é calculado a partir da hora do início do dia da data agendada para o alarme.

    Deixe a opção desligada para disparar o alarme na primeira oportunidade, com início na hora agendada, independentemente de quão atrasada estiver.

    Nota

    Um alarme só poderá ser desencadeado enquanto você estiver logado e tanto o X como o servidor de alarme estiver em execução.

  • Assinale a opção Fechar automaticamente a janela após este período se quiser que a janela do alarme seja fechada automaticamente, se ainda estiver aberta quando passar o tempo até ao cancelamento posterior do alarme.

Recorrência

Especifique se o alarme deverá ser repetido com o botão Repetição Simples e a página de Recorrência. Esta página permite maior flexibilidade ao configurar uma recorrência mas, para as repetições simples, poderá ser descrita em termos de um conjunto de ocorrências com um intervalo fixo no meio e, nesse caso, o botão de Repetição Simples irá oferecer um diálogo mais simples.

Nota

Os lembretes são tratados de forma diferente, dependendo do método que é usado para configurar um alarme repetitivo. Se você usar o botão Repetição Simples, só será mostrado um lembrete antes da primeira ocorrência do alarme enquanto que, se usar a página de Recorrência, será mostrada um lembrete antes de cada recorrência.

Você poderá também usar o botão da Repetição Simples em conjunto com a página de Recorrência para configurar uma repetição dentro de outra. Neste caso, cada vez que o alarme disparar, tal como é indicado na página de Recorrência, em vez de ser disparado apenas uma vez, é repetido de acordo com o que foi indicado na sua repetição simples. Por exemplo, para configurar um alarme que se repete todas as horas do meio-dia às 6 da tarde de todas as Quintas-Feiras, você iria usar a página de Recorrência para configurar uma recorrência semanal de Quinta-Feira às 12:00 e a janela de Repetição Simples para indicar um intervalo de 1 hora com um número de repetições igual a 7 ou uma duração de 6 horas.

A característica básica de repetição do alarme é mostrada por conveniência na página do Alarme, ao lado do botão de Repetição Simples. O intervalo de recorrência, tal como está definido na página de Recorrência é mostrado primeiro, seguido do intervalo de repetição definido com o botão Repetição Simples.

Diálogo de Repetição Simples

Assinale a opção Repetir a cada para definir uma repetição ou desligue-a para remover a repetição. Se a opção Repetir a cada estiver assinalada, defina a repetição da seguinte maneira:

  • Insira o intervalo de tempo entre as repetições nas opções ao lado de Repetir a cada. Selecione as unidades de tempo desejadas (por exemplo dias) e insira então o número de unidades.

  • Especifique o número de repetições ou a sua duração:

    • Selecione o Número de vezes para indicar quantas vezes o alarme será disparado, incluindo a ocorrência inicial. Por isso, por exemplo, para que o alarme ocorra mais 3 vezes após a sua primeira ocorrência, você deverá inserir aqui 4.

    • Selecione a Duração para indicar o período total durante o qual o alarme poderá repetir-se. Não precisa ser um múltiplo exato do intervalo de repetição; ele será arredondado automaticamente ao clicar em OK.

Nota

A duração de uma repetição simples é restringida se for usada em conjunto com uma recorrência configurada na página de Recorrência. Neste caso, de cada vez que o alarme repetir como está definido na página de Recorrência, todas as repetições simples ainda ativas que começaram na recorrência anterior são automaticamente canceladas. Isto evita a sobreposição de repetições simples para o mesmo alarme. A duração das repetições simples está deste modo restringida a ser menor que o maior intervalo entre recorrências.

Página de Recorrência

No grupo da Regra de Recorrência, indique o tipo de recorrência ou o período de tempo da seguinte forma:

  • Para disparar o alarme somente uma vez, selecione Sem recorrência.

  • Selecione No login para disparar o alarme sempre que você logar-se, até a hora final agendada. Depois, na sua hora final, será disparado uma última vez. (Lembre-se que um alarme repetido no login será também disparado de cada vez que você ativar os alarmes ou reiniciar o servidor de alarme.)

  • Para que o alarme se repita em intervalos regulares, selecione um dos tipos de períodos e insira depois no campo Recorrência a cada quantos períodos de tempo deverão passar entre cada repetição. Por exemplo, para repetir em cada quinzena, você poderá selecionar Diariamente e indicar um valor igual a 14 ou selecione Semanalmente e introduza um valor igual a 2. Dependendo do tipo de período de tempo selecionado, você poderá ter outras opções:

    • Para uma recorrência semanal, assinale cada dia da semana em que deseja ativar o alarme.

    • Para uma recorrência mensal, você poderá tanto indicar uma data fixa como uma posição (por exemplo a segunda Terça-Feira).

    • Para uma recorrência anual, tanto poderá escolher um dia fixo do mês ou uma posição dentro de um mês (por exemplo o último Sábado de Maio). Assinale cada mês do ano em que deseja ativar o alarme.

    Dica

    Para configurar um alarme diário para ocorrer apenas nos dias da semana, use uma recorrência semanal e assinale todos os dias da semana.

No grupo do Fim da Recorrência, configure a amplitude temporal de recorrência global da seguinte forma:

  • Selecione Sem fim para continuar as repetições indefinidamente.

  • Selecione Acabar ao fim de para indicar o número total de ocorrências do alarme.

  • Selecione Acabar em para indicar a data/hora até à qual o alarme será repetido.

Se você desejar excluir certas datas/horas da repetição que tenha configurado, indique-as no grupo Exceções. A lista de exceções (isto é, as datas/horas excluídas) é mostrada à esquerda. Para adicionar uma nova exceção, introduza uma data à direita e clique em Adicionar. Para alterar uma exceção, selecione-a na lista, insira a nova data à direita e clique em Modificar. Para remover uma exceção, selecione-a na lista e clique em Remover.

Outros controles

Clique no botão Carregar um Modelo para selecionar um modelo para preencher a janela, tal como descrito em Criar e manipular alarmes.

Clique no botão Testar para exibir o alarme e verificar se funciona corretamente. O alarme é executado da mesma forma como se tivesse sido agendado da forma normal.

Clique no botão OK quando todos os detalhes estiverem corretos para adicionar o alarme à lista agendada.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Janela de mensagem de alarme
Janela de mensagem de alarme

Janela de mensagem de alarme

Quando uma mensagem de alarme chega à sua hora, é mostrada em todas as telas do KDE e não pode ser coberta pelas janelas normais, para garantir que você a veja. A janela da mensagem mostra a hora para a qual o alarme foi agendado, para que você possa ver quando ela apareceu se estava ausente nessa hora. (Para as mensagens de lembrete, todavia, a data/hora mostrada é a do alarme principal ou da sua repetição, não é a hora da mensagem de lembrete, e o seu título é “Lembrete”).

As mensagens de alarmes ficam visíveis até que você as confirme, a menos que a opção Fechar automaticamente a janela após o período de cancelamento esteja assinalada no diálogo de Edição de Alarmes. No caso de um alarme recorrente, se permanecer alguma janela de mensagem de uma ocorrência anterior do alarme, a janela existente simplesmente aparece quando o alarme se repetir. Isto evita ter que confirmar várias cópias da mesma mensagem no caso de não desejar ou não conseguir confirmar uma mensagem na hora em que ela aparecer.

A janela da mensagem de alarme contém as seguintes opções:

  • Confirmar o alarme clicando o botão Fechar. Isto fecha a janela (depois de um pedido de confirmação, se você selecionou a opção Confirmar a recepção).

  • Mostrar as opções para adiar o alarme para mais tarde, clicando no botão Adiar.... Depois selecione a opção Adiar para a data/hora de modo a inserir a data e hora em que a mensagem deverá ser mostrada novamente ou selecione o Adiar durante o intervalo de tempo para indicar em que tempo a partir de agora (em horas e minutos) a mensagem deverá ser mostrada novamente. Depois, clique em Adiar para remeter a mensagem de alarme para mais tarde.

    Nota

    A hora para que o alarme será adiado deverá ser anterior à sua próxima ocorrência ou lembrete agendado. Por essa razão, o botão Adiar... na janela de mensagem do alarme e o botão OK na janela de adiamento ficam desativados um minuto antes da próxima ocorrência ou lembrete.

    Nota

    O botão Adiar... não está disponível para os alarmes que são apresentados após o login, devido ao fato da opção Repetir após login ter sido selecionada.

  • Parar de tocar o arquivo de som do alarme clicando no botão que mostra o símbolo para “parar de tocar”. Clicar nele, não terá efeito na janela da mensagem de alarme.

    Nota

    Este botão só aparece quando o alarme tem um arquivo de som especificado.

  • O botão que mostra o ícone do KAlarm oferece uma forma conveniente de ativar o KAlarm. Clicar nele não terá efeito na janela da mensagem de alarme.

A janela da mensagem de alarme pode ser mostrada de dois modos diferentes, dependendo das suas preferências. Você poderá escolher o modo no Diálogo de Preferências.

  • Como uma janela normal. Neste modo, o foco do teclado é feito pela janela da mensagem de alarme logo que ela aparece, por isso, se estiver digitando alguma coisa na hora, os seus eventos de teclado serão desviados para ela em vez de ser para a sua aplicação original.

  • Como uma janela não-modal. Neste modo, não há foco do teclado quando aparece a janela da mensagem de alarme, como tal não irá interferir com a sua digitação. Contudo, neste modo, a janela não tem barra de título, assim você não poderá movê-la.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Operação na bandeja do sistema
Operação na bandeja do sistema

Operação na bandeja do sistema

O KAlarm poderá ser executado como um ícone na bandeja do sistema do KDE. Este ícone permite a ativação com um clique do KAlarm e oferece tanto uma indicação do estado e o controle da monitoração dos alarmes. Uma janela normal do KAlarm indica que os alarmes estão a ser monitorados, enquanto que um ícone cinza indica que os alarmes não estão sendo monitorados.

Se você passar o cursor do mouse por cima do ícone da bandeja do sistema, aparece um resumo das primeiras mensagens de alarmes que irão ser ativados nas próximas 24 horas como uma dica. Você poderá desligar esa funcionalidade ou configurar o número de alarmes a mostrar e o seu formato no Diálogo de Preferências.

Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone da bandeja do sistema para ocultar ou mostrar a janela principal do KAlarm.

Clique com o botão direto do mouse no ícone da bandeja do sistema para mostrar o seu menu de contexto:

Ativar os Alarmes

Ativar a monitoração dos alarmes.

Veja a Ativação/desativação de alarmes para mais detalhes.

Alarmes Ativados

Desativa a monitoração dos alarmes.

Veja a Ativação/desativação de alarmes para mais detalhes.

Novo Alarme...

Abre o diálogo de edição de alarmes para criar um novo alarme.

Veja O diálogo de edição de alarmes para detalhes.

Configurar o KAlarm...

Mostra o diálogo de preferências do KAlarm.

O diálogo de preferências está descrito em Configurando o KAlarm. Ele inclui as opções relacionadas com o ícone da bandeja do sistema para o KAlarm.

Restaurar / Minimizar

Restaura ou minimiza a janela principal do KAlarm.

Esta opção só está disponível se o modo de execução for o “contínuo”. (Veja a seção Configurando o KAlarm para uma descrição dos modos de execução.)

Sair

Fecha o ícone de bandeja do sistema do KAlarm.

Somente no modo de execução “contínuo”, também fecha todas as janelas principais do KAlarm. Não tem efeito na monitoração dos alarmes pelo servidor de alarmes, se tiver desligada a opção Desativar os alarmes quando inativo no diálog de Preferências.

Mostrando o KAlarm na bandeja do sistema

Você precisa estar rodando o ambiente de trabalho do KDE para mostrar o KAlarm na bandeja do sistema. Se o KAlarm estiver rodando no modo “contínuo”, o ícone da bandeja do sistema fica sempre visível. Estas instruções só se aplicam no modo “sob demanda”. (Veja o Configurando o KAlarm para uma descrição dos modos de execução.)

Para mostrar o KAlarm na bandeja de sistema do KDE, selecione Ver->Mostrar na Bandeja do Sistema.

Para remover o KAlarm da bandeja do sistema do KDE, faça uma das seguintes operações:

  • Selecione Ver->Ocultar da Bandeja do Sistema.

  • Clique com o botão direto do mouse no ícone da bandeja do sistema e escolha a opção Sair do menu de contexto.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Atualizando os alarmes
Atualizando os alarmes

Atualizando os alarmes

No caso pouco provável de algum alarme não ter sido desencadeado quando deveria ter sido, você poderá atualizar a lista de alarmes e disparar os alarmes faltantes, selecionado a opção Ações->Atualizar os Alarmes.

O KAlarm volta a disparar os alarmes faltantes, reinicializando o servidor de alarmes, que é discutido na seção do Servidor de alarmes.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Ativando e desativando alarmes
Ativando e desativando alarmes

Ativando e desativando alarmes

Os alarmes poderão ser ativados ou desativados como um todo ou individualmente:

  • A “monitoração de alarmes” aplica-se aos alarmes como um todo. Quando esta está desativada, o servidor de alarmes deixa de verificar os alarmes e, assim, não irá disparar nenhum alarme. Quando a monitoração estiver ativa (a situação normal), todos os alarmes que não estiverem desativados individualmente irão disparar no momento apropriado.

  • Os alarmes poderão ser ativados ou desativados individualmente, independentemente do estado de monitoração do alarme. Assim, o estado de ativo/inativo dos alarmes individuais ficará inalterado ao desativar e depois ao ativar a monitoração de alarmes. Ao contrário da monitoração de alarmes, que poderia potencialmente ser desativada devido ao fato de o KAlarm não estar rodando ou o servidor de alarmes não estar funcionando, os alarmes individuais só poderão ser desativados usando os comandos do menu para fazer isso.

    O estado de ativo/inativo individual de um alarme é indicado pela sua cor na lista de alarmes (a cor é configurável na página de Fonte & Cor do diálogo de Preferências).

Para um alarme disparar, ele precisa estar ativo individualmente, assim como a monitoração terá que estar ativa.

Ativando a monitoração de alarmes

Se o modo de execução do KAlarm for o “contínuo” e se você tiver selecionado a opção Desativar os alarmes quando inativo no diálogo de preferências, é preciso garantir que o KAlarm esteja rodando para que a monitoração dos alarmes funcione.

Então, se a monitoração de alarmes estiver desativada no momento, faça uma das seguintes ações para ativar os alarmes:

  • Selecione Ações->Ativar Alarmes.

  • Clique com o botão direto do mouse no ícone da bandeja do sistema e escolha a opção Ativar os Alarmes no menu de contexto.

O servidor de alarmes é iniciado se necessário e os alarmes são monitorados até o momento do seu disparo.

Desativando a monitoração de alarmes

Existem várias formas de desativar a monitoração dos alarmes, o que impede o KAlarm de mostrar os outros alarmes até que volte a ativá-los, ou - assumindo que o servidor de alarmes esteja configurado para ser iniciado após o login - até à próxima vez que você logar-se.

Para desativar os alarmes, parando o servidor de alarmes, faça uma das seguintes ações:

  • Selecione a opção Ações->Alarmes Ativos.

  • Clique com o botão direto do mouse no ícone da bandeja do sistema e escolha a opção Alarmes Ativos no menu de contexto.

  • Se o modo de execução do KAlarm for o “contínuo” e se tiver selecionado a opção Desativar os alarmes quando inativo no diálogo de preferências, saia do KAlarm.

Para desativar os alarmes, parando o servidor de alarmes:

  • Selecione a opção Configurações->Controlar o Servidor de Alarmes.... Isto mostra a janela do Gerenciador de Serviços que lhe permite parar o servidor de alarmes.

Ativando e desativando os alarmes individualmente

Para ativar os alarmes individuais que estejam desativados no momento, faça uma das seguintes ações:

  • Selecione um ou mais alarmes, clicando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção Ações->Ativar.

  • Clique com o botão direto do mouse nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Ativar do menu de contexto.

Para desativar os alarmes individuais que estejam desativados no momento, faça uma das seguintes ações:

  • Selecione um ou mais alarmes, carregando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção Ações->Desativar.

  • Clique com o botão direto do mouse nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Desativar do menu de contexto.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Saindo do programa
Saindo do programa

Saindo do programa

Saia do KAlarm, fechando todas as suas janelas e o ícone da bandeja do sistema ou, se estiver rodando no modo “contínuo”, fechando todas as janelas de mensagens e selecionando a opção Arquivo->Sair ou o Sair do menu de contexto do ícone da bandeja de sistema.

O efeito da opção Arquivo->Sair ou do item do menu de contexto do ícone da bandeja do sistema Sair depende do modo de execução: no modo “sob demanda” ele oculta o ícone da bandeja do sistema, enquanto que no modo “contínuo”, sai do programa.

Dica

Se você tiver desligado a opção Desativar os alarmes quando inativo no diálogo de preferências, a saída do KAlarm não tem efeito no servidor de alarmes que, se já estiver ativo, irá continuar a monitorar os alarmes agendados e pedir a sua apresentação quando chegar a sua hora.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 3. Configurando o KAlarm
Configurando o KAlarm
Anterior
Próxima

Capítulo 3. Configurando o KAlarm

Para configurar a operação do KAlarm de acordo com o seu sistema e com as suas preferências pessoais, selecione a opção Configurações->Configurar o KAlarm.... Isto mostra o diálogo de configuração.

Geral

A seção Geral permite-lhe controlar o comportamento global do KAlarm:

  • Iniciar monitoração de alarmes no login: Isto inicia a monitoração de alarmes a partir do login na sessão do KDE, iniciando o servidor de alarmes. Observe que para que os alarmes sejam ativados, você precisa também de selecionar as opções apropriadas no grupo Modo de Execução.

    Atenção

    Esta opção deve sempre estar habilitada a menos que você não pretenda mais usar o KAlarm.

    Nota

    Esta opção é automaticamente selecionada sempre que o KAlarm é executado. Assim se você desabilitar esta opção e quiser evitar que o servidor de alarmes se execute no login, você precisa desabilitar esta opção toda vez que executar o KAlarm.

  • O grupo do Modo de Execução: Estas opções controlam o ícone da bandeja de sistema do KAlarm e permitem também algum controle sobre o uso dos recursos do sistema por parte do KAlarm, indicando se deve ou não executá-lo continuamente. Se a performance do sistema for relevante, a execução sob demanda sem mostrar o ícone da bandeja do sistema poderá ser desejável; rodar continuamente na bandeja do sistema irá usar mais recursos do sistema mas fornece o benefício de mostrar uma indicação ativada pelo alarme e torna a aplicação mais acessível. A execução do KAlarm sob demanda não afeta a execução dos alarmes, uma vez que é o servidor de alarmes e não o KAlarm que monitora a lista de alarmes e os disparam.

    • Rodar continuamente na bandeja do sistema: o KAlarm roda continuamente e o ícone da bandeja do sistema é sempre apresentado enquanto ele estiver rodando. Neste modo, fechar o ícone da bandeja do sistema fecha todas as janelas principais do KAlarm e, se não tiver nenhuma janela de mensagem visível, sai da aplicação. As opções disponíveis para este modo são:

      • Iniciar no início da sessão: Isto inicia o KAlarm na inicialização da sessão do KDE, após o login, para garantir que o KAlarm rode sempre, a menos que você termine-o manualmente.

      • Desativar os alarmes quando inativo: Selecionar esta opção, fará com que os alarmes sejam desativados sempre que o ícone da bandeja do sistema do KAlarm não estiver visível.

        • Avisar antes de sair: Quando os alarmes forem desativados enquanto o KAlarm não estiver rodando, a seleção desta opção pede-lhe uma confirmação se tentar terminar o KAlarm com a opção do ícone da bandeja do sistema Sair. Isto evita que os alarmes sejam desativados acidentalmente. Por razões de segurança, esta opção é reativada automaticamente sempre que mudar de modo de execução.

      Neste modo, se não existir nenhuma bandeja do sistema do KDE, o KAlarm roda continuamente em segundo plano e os alarmes ficam sempre ativos.

    • Rodar apenas sob demanda: o KAlarm só é executado quando um alarme for disparado, se você iniciá-lo manualmente ou enquanto o seu ícone na bandeja do sistema estiver visível. Neste modo, o ícone da bandeja do sistema pode ainda estar visível, mas fechar esse ícone não terá efeito em nenhuma janela do KAlarm.

      • Auto-iniciar o ícone da bandeja ao logar-se: Isto mostra o ícone do KAlarm na bandeja do sistema após o login. O KAlarm irá rodar até que este ícone seja fechado.

  • Início do dia para os alarmes por data: Define a hora do início do dia para o caso da ativação dos alarmes apenas por data, isto é os que têm a opção A qualquer hora selecionada. Quando chegar a data exata, estes alarmes serão ativados na primeira oportunidade que for possível durante as 24 horas, a ter início na hora do início do dia.

  • Se você tiver configurado repetições anuais para o 29 de Fevereiro, indique como estas repetições serão tratadas nos anos não-bissextos, selecionando uma das seguintes opções:

    • 28 de Fevereiro: o alarme irá ocorrer a 29 de Fevereiro nos anos bissextos e a 28 de Fevereiro nos outros anos.

    • 1 de Março: o alarme irá ocorrer a 29 de Fevereiro nos anos bissextos e a 1 de Março nos outros anos.

    • Não repetir: o alarme irá ocorrer a 29 de Fevereiro nos anos bissextos, mas será suprimido nos outros anos.

    Nota

    A alteração desta opção não irá provocar a reavaliação da próxima ocorrência dos alarmes existentes. Só irá afetar os alarmes novos ou os alarmes existentes, depois de terem sido disparados uma outra vez.

  • Confirmar as remoções dos alarmes: Especifique se será questionado para confirmar cada vez que desejar remover um alarme.

  • Grupo dos Alarmes Expirados: Estas opções controlam o armazenamento dos alarmes expirados.

    • Manter os alarmes depois de expirarem: Selecione esta opção para armazenar os alarmes que já expiraram. Desligue-a para não guardar nenhum registro dos alarmes, logo que estes tenham expirado.

    • Descartar os alarmes expirados ao fim de: Indique o número de dias durante os quais os alarmes expirados serão guardados após a sua última ativação.

    • Limpar os alarmes expirados: Este botão limpa todos os alarmes expirados que estejam armazenados. Isto não tem efeito nos alarmes que irão expirar a seguir; eles continuarão a ser guardados de acordo com as opções selecionadas.

  • Terminal para os Comandos de Alarme: Aqui poderá selecionar o tipo de janela de terminal que será usado para os alarmes de comandos a serem executados numa janela de terminal. Alguns dos aplicativos de janelas de terminais estão pré-configurados, por exemplo o xterm, o Konsole, ainda que só sejam visíveis os que estiverem instalados aqui. Você poderá ver as opções atuais do comando que são usadas por cada aplicativo, mostrando a ajuda de contexto para a sua opção respectiva.

    Se quiser usar outro aplicativo ou quiser usar um dos que se encontram listados, só que com opções do comando diferentes, selecione Outro e insira o comando para invocar a janela do terminal. Por padrão, o texto do comando do alarme será adicionado ao que inserir. Em alternativa, você poderá indicar onde o texto do comando do alarme será introduzido, usando um dos seguintes códigos:

    %c

    O texto do comando do alarme será substituído.

    %w

    O texto do comando do alarme será substituído, com um sleep adicionado.

    %C

    Um arquivo de comando temporário, contendo o texto do comando do alarme, será criado, sendo substituído o comando para executar o arquivo.

    %W

    Um arquivo de comando temporário, contendo o texto do comando do alarme, será criado com um sleep adicionado, sendo substituído o comando para executar o arquivo.

    Quando o alarme do comando for disparado, o seu texto de comando será rodeado de aspas antes de ser introduzido no comando da janela de terminal.

E-mail
E-mail

E-mail

A seção E-mail permite-lhe escolher as opções para enviar e endereçar os alarmes por e-mail:

  • Cliente de e-mail: Indique o cliente de e-mail que será usado para enviar os alarmes por e-mail:

    • KMail: Quando um alarme de e-mail é ativado, o e-mail é enviado utilizando o KMail como se segue:

      • Se o KMail estiver rodando no momento e for da versão 1.7 ou posterior, a mensagem é enviada automaticamente.

      • Se estiver rodando e for de uma versão anterior, a mensagem é adicionada à pasta A enviar do KMail para ser transmitida posteriormente.

      • Se o KMail não estiver rodando, irá aparecer uma janela de composição do KMail preenchida com os detalhes do e-mail, para lhe permitir enviar a mensagem manualmente.

    • Sendmail: Quando é disparado um alarme por e-mail, a mensagem é enviada automaticamente com o sendmail. Esta opção só irá funcionar se o seu sistema estiver configurado para usar o sendmail ou um agente de transporte de e-mail compatível com o sendmail, como o postfix ou o qmail.

  • Copiar mensagens enviadas para a pasta de itens enviados do KMail: Selecione esta opção se, toda vez que um alarme de e-mail for disparado, você deseja que uma cópia da mensagem transmitida seja guardada na pasta de itens enviados do KMail.

    Nota

    Esta opção não está disponível quando o KMail está selecionado como cliente de e-mail, uma vez que o KMail automaticamente faz isto.

  • Selecione seu endereço eletrônico a ser usado como endereço de remetente nos alarmes de e-mail:

    • Selecione De para inserir um endereço de e-mail.

    • Selecione a opção Usar o endereço do Centro de Controle para usar o endereço de e-mail configurado no Centro de Controle do KDE.

    • Selecione a opção Usar identidades do KMail para ser capaz de escolher na hora em que você configura um alarme de e-mail qual identidade de e-mail do KMail usar. A identidade padrão do KMail será usada para alarmes que já foram configurados antes de você selecionar esta opção.

  • Selecione seu endereço de e-mail a ser usado para enviar cópias de alarmes de e-mail para você mesmo quando a opção Copiar e-mail para você mesmo estiver selecionada:

    • Selecione Bcc para inserir um endereço de e-mail. Se as cópias estão sendo enviadas para sua conta no computador que o KAlarm está rodando, você pode simplesmente inserir seu nome de usuário aqui.

    • Selecione a opção Usar o endereço do Centro de Controle para usar o endereço de e-mail configurado no Centro de Controle do KDE.

  • Notificar quando os e-mails remotos ficam em espera: Selecione esta opção para mostrar uma notificação, sempre que um alarme por e-mail deixa uma mensagem em espera para ser enviada para um sistema remoto. Isto pode ser útil se, por exemplo, você tiver uma ligação telefônica ou se a mensagem fica em espera na pasta do KMail caixa de saída, de modo que possa garantir que você faça tudo o que é necessário para enviar de fato a mensagem.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Ver
Ver

Ver

A seção Ver permite-lhe controlar alguns aspectos da aparência do KAlarm:

  • Grupo da Lista de Alarmes: Estas opções controlam a informação que é mostrada inicialmente na lista de alarmes, quando o KAlarm é iniciado. (Logo que o KAlarm tenha iniciado, use o menu Ver para alterar os dados apresentados.)

    • Mostrar a hora do alarme: Selecione esta opção para mostrar a data e a hora em que cada alarme será disparado a seguir.

    • Mostrar a hora final do alarme: Selecione esta opção para mostrar a quantidade de tempo que resta até que haja uma próxima ocorrência do alarme. O período de tempo é mostrado em dias (se for aplicável), horas e minutos.

  • Grupo da Dica da Bandeja do Sistema: Estas opções controlam a informação que é apresentada na dica que aparece, sempre que o cursor do mouse pára em cima do ícone da bandeja do sistema do KAlarm.

    • Mostrar os alarmes das próximas 24 horas: Quando estiver selecionada a opção, é mostrado um resumo dos primeiros alarmes que irão ser disparados nas próximas 24 horas.

    • Número máximo de alarmes a mostrar: Desligue esta opção para mostrar todos os alarmes das próximas 24 horas. Selecione-a para definir o número máximo de alarmes que serão exibidos.

    • Mostrar a hora do alarme: Selecione esta opção para mostrar a hora para a qual cada alarme está agendado.

    • Mostrar a hora até ao alarme: Selecione esta opção para mostrar o período de tempo que falta até à próxima ocorrência de cada alarme. O período de tempo é definido em horas e minutos.

      • Prefixo: Especifica um símbolo ou texto a mostrar à frente do período de tempo até ao alarme, para o distinguir da hora para a qual foi agendado o alarme.

  • As janelas de mensagens têm uma barra de título e capturam o teclado: Esta opção controla se as janelas das mensagens de alarmes são modais ou não, isto é se capturam os eventos do teclado logo que aparecem. Veja a seção da Janela das mensagens de alarme para mais detalhes.

  • Mostrar os alarmes expirados: Selecione esta opção para mostrar inicialmente os alarmes expirados na lista de alarmes, quando o KAlarm for iniciado. (Logo que o KAlarm tenha iniciado, veja a opção do menu Ver->Mostrar os Alarmes Expirados para alterar o que é apresentado.)

  • Intervalo de atualização do ícone da bandeja: Defina a frequência com que o ícone do KAlarm na bandeja do sistema é atualizado para refletir se os alarmes são monitorados no momento. Isto envolve a verificação se o servidor de alarmes está rodando.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Fonte & Cor
Fonte & Cor

Fonte & Cor

A seção do Fonte & Cor permite-lhe configurar a aparência padrão das mensagens de alarmes e as cores a serem usadas na lista de alarmes:

  • Selecione o fonte e cor de fundo padrões a usar para a apresentação das mensagens de alarme.

  • Edite a lista de seleção de cores que é apresentada quando você clicar na lista de cores de fundo:

    • Adicionar cor...: Mostra uma janela de seleção de cores que lhe permite escolher uma cor para adicionar à lista.

    • Remover cor: Remove a cor que é apresentada atualmente na lista da Cor de fundo da lsita. O item da Cor personalizada não pode ser removido da lista e, quando é apresentado, fica desativado.

  • Selecione a cor a usar na lista de alarmes para mostrar os alarmes desativados.

  • Selecione a cor a usar na lista de alarmes para mostrar os alarmes expirados.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Editar
Editar

Editar

A seção Editar permite-lhe escolher os valores padrão para as opções no diálogo de edição de alarmes:

  • Configura a cor de texto usada para mostrar os alarmes expirados na lista de alarmes.

  • Configura os estados padrão para as opções Cancelar se atrasado, Confirmar a recepção, Fechar automaticamente a janela após este período e Copiar o e-mail para o próprio.

  • Configura as opções padrão do som. Observe que poderá ser indicado um arquivo de som padrão, mesmo que o Som esteja desligado ou a Campainha esteja ativada.

  • Mudar o tipo de recorrência padrão.

  • Configura as unidades dos períodos padrões dos lembretes.

  • Configura as ações padrões de apresentação especiais dos alarmes.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 4. Operação com a linha de comando
Operação com a linha de comando
Anterior
Próxima

Capítulo 4. Operação com a linha de comando

Quando são fornecidos parâmetros na linha de comando, o KAlarm não mostra a lista de alarmes agendados, tal como foi descrito acima em Usando o KAlarm. As opções da linha de comando específicas do KAlarm poderão ser usadas para efetuar as seguintes operações:

  • agendar um novo alarme

  • controlar o servidor de alarmes

  • controlar o modo de apresentação do KAlarm

  • obter ajuda

As opções adicionais da linha de comando são oferecidas em primeiro lugar para permitir aos outros programas interagirem com o KAlarm. Elas estão descritas no capítulo do Guia do Programador do KAlarm.

A linha de comando só poderá conter as opções que se apliquem a uma operação do KAlarm. Se quiser efetuar várias operações, terá que invocar o KAlarm várias vezes com um conjunto único de opções a cada vez.

Agendar um novo alarme

As seguintes opções são usadas para agendar um novo alarme:

OpçãoDescrição
-a, --ack-confirmPede uma confirmação quando a mensagem de alarme for recebida.
-A, --attach URLEspecifica o nome ou o URL de um arquivo que deverá ser anexado à mensagem de e-mail. Esta opção poderá ser repetida tantas vezes quantas as necessárias. O --mail terá de ser fornecido com esta opção.
--auto-closeFecha automaticamente a janela do alarme depois de ter expirado o período do --late-cancel. O --late-cancel deverá ser indicado com esta opção.
-b, --beepToca uma campainha audível quando a mensagem for apresentada. O --play e o --play-repeat não poderão ser indicados com esta opção.
--bccEnvia uma cópia invisível para si próprio. O --mail necessita ser indicado com esta opção.
-c, --color, --colour corIndica a cor de fundo da mensagem com o nome da cor no Qt™ ou com o código hexadecimal 0xRRGGBB.
-C, --colorfg, --colourfg corIndica a cor do texto da mensagem com o nome da cor no Qt™ ou com o código hexadecimal 0xRRGGBB.
-d, --disableDesativa o alarme. Não irá disparar até que seja ativado manualmente.
-e, --exec linha de comandoIndica um comando a executar. Se for fornecida, esta opção deverá ser a última opção da linha de comando do KAlarm. Todos os parâmetros subsequentes e as opções são interpretados como formando a linha de comando a executar. O --file e o --mail não podem ser indicados com esta opção. O --ack-confirm, o --beep, o --color e o --colorfg são ignorados com esta opção.
-f, --file URLIndica o nome ou o URL de um arquivo de texto ou de imagem cujo conteúdo irá formar a mensagem de alarme. O --exec e o --mail não poderão ser indicados e a mensagem não deverá estar presente com esta mensagem.
-f, --file URLA linha do assunto da mensagem de e-mail. O --mail deverá ser indicado com esta opção.
-i, --interval períodoIndica o intervalo entre repetições do alarme. As horas/minutos são indicados no formato nHnM, em que o n é um número, por exemplo 3H30M. Os outros períodos de tempo são indicado no formato nX, em que o n é um número e o X é uma das seguintes letras: Y ('years' - anos), M ('months' - meses), W ('weeks' - semanas), D ('days' - dias). É obrigatório se o --repeat ou o --until forem indicados. Se o --recurrence for passado, o Y (anos) e o M (meses) não são permitidos.
-l, --late-cancel períodoCancela o alarme se não puder ser disparado dentro do período indicado após a hora exata. O período é definido no mesmo formato que foi descrito para o --reminder. O valor padrão do período é 1 minuto.
-L, --loginDispara o alarme sempre que você se loga. O --interval, o --repeat e o --until não podem ser fornecidos com esta opção.
-m, --mail endereçoEnvia uma mensagem de e-mail para o endereço indicado. Esta opção pode ser repetida tantas vezes quantas as necessárias. O --exec e o --file não podem ser indicados com esta opção. O --ack-confirm, o --beep, o --color e o --colorfg são ignorados com esta opção.
-p, --play URLIndica o nome ou o URL de um arquivo de áudio a ser tocado logo que a mensagem de alarme seja apresentada. O --play-repeat e o --beep não podem ser indicados com esta opção.
-P, --play-repeat URLIndica o nome ou o URL de um arquivo de áudio a ser tocado repetidamente enquanto a mensagem de alarme estiver visível. O --play e o --beep não podem ser indicados com esta opção.
--recurrence especificaçãoIndica o alarme a repetir. Especifique a repetição com a sintaxe do iCalendar (definida no RFC2445), por exemploFREQ=MONTHLY;COUNT=4;INTERVAL=3;BYDAY=-1MO”. O --until não pode ser indicado com esta opção.
-r, --repeat contagemDefine o número de vezes que o alarme deverá ser disparado ou, se for indicada uma repetição com a opção --recurrence, o número de vezes que o alarme deverá ser disparado cada vez que o --recurrence o ativa (isto é uma repetição dentro de uma recorrência). Se o --recurrence não estiver presente, indique -1 para repetir o alarme indefinidamente. O --interval deverá ser, e o --until não, fornecido com esta opção.
-R, --reminder períodoMostra um alarme de lembrete no período de tempo antes do alarme principal e de cada uma das suas repetições (se houverem). As horas/minutos são indicados no formato nHnM, em que o n é um número, por exemplo 3H30M. Os outros períodos de tempo são indicado no formato nX, em que o n é um número e o X é uma das seguintes letras: W ('weeks' - semanas), D ('days' - dias). Esta opção não pode ser usada com o --exec, o --mail ou o --reminder-once.
--reminder-once períodoMostra um lembrete uma única vez, durante o período de tempo indicado antes da primeira recorrência do alarme. Não será mostrado nenhum lembrete antes das recorrências subsequentes (se existirem). Esta opção não pode ser indicada com a --exec, a --mail ou a --reminder.
-S, --subject assuntoA linha do assunto da mensagem de e-mail. O --mail deverá ser indicada com esta opção.
-t, --time data/horaDispara o alarme na data ou data/hora indicadas. Indique uma data sem hora no formato aaaa-mm-dd; indique uma data e hora no formato [[[aaaa-]mm-]dd-]hh:mm (sempre que forem omitidos, os campos da data usam os valores do dia de hoje).
-v, --volume percentagemDefine o volume do áudio para tocar o arquivo de áudio. Esta opção só poderá ser usada quando o --play ou o --play-repeat forem também usados.
-u, --until data/horaRepete o alarme até à data ou data/hora indicadas. Indique uma data sem hora no mesmo formato que é usado no --time. O --interval deverá ser usado, enquanto que o --repeat e o --recurrence não poderão ser usados, com esta opção.
mensagemO texto da mensagem a mostrar ou, se o --mail for indicado, o corpo da mensagem de e-mail.

Tanto deverá ser usado um texto de mensagem, o --file ou o --exec; exceto nos casos acima indicados, todas as opções são opcionais.

Aqui estão dois exemplos alternativos que mostram uma mensagem em várias linhas com um fundo vermelho às 22 horas, no dia 27 deste mês:

% kalarm -c red -t 27-22:00 "Lembre-se de\nPARAR"
% kalarm -c 0xFF0000 -t 27-22:00 "Lembre-se de \nPARAR"
Outras opções
Outras opções

Outras opções

As opções a seguir são usadas para reiniciarlizar ou parar o servidor de alarmes, ou para controlar o modo de apresentação do KAlarm.

Veja a seção do Servidor de alarmes para uma discussão sobre como reiniciar e parar o servidor de alarmes.

OpçãoDescrição
--resetReinicia o servidor de alarmes.
--stopPara o servidor de alarmes.
--trayMostra o KAlarm como um ícone na bandeja do sistema do KDE.

Por exemplo, para reiniciar o servidor de alarmes:

% kalarm --reset


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Opções de ajuda
Opções de ajuda

Opções de ajuda

As seguintes opções de ajuda são comuns a todos os programas do KDE:

OpçãoDescrição
--helpMostra um texto breve de ajuda das opções.
--help-qtMostra várias opções genéricas usadas pelo Qt™.
--help-kdeMostra várias opções genéricas usadas pelo KDE.
--help-allMostra todas as opções.
--authorMostra os nomes e endereços de e-mail dos autores do KAlarm.
-v, --versionMostra as versões usadas da biblioteca Qt™, do KDE e do KAlarm.
--licenseMostra informações sobre a licença.


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 5. Servidor de alarmes
Servidor de alarmes
Anterior
Próxima

Capítulo 5. Servidor de alarmes

O servidor de alarmes, o KAlarmd, monitora o arquivo do calendário do KAlarm à procura dos alarmes cuja hora esteja prestes a chegar. Quando ele concluir que chegou a hora de disparar um determinado alarme, ele diz ao KAlarm para mostrá-lo ou executá-lo ou para cancelá-lo, se já passou a sua hora e ele não estiver configurado para tocar após a sua hora.

O servidor de alarmes roda em segundo plano, sem nenhuma interface de usuário. Ele poderá ser controlado da forma que é descrita abaixo.

Iniciando, reiniciando e parando o servidor de alarmes

O servidor de alarmes é normalmente iniciado na inicialização da sessão do KDE (a menos que use a janela do Gerenciador de Serviços para desativar a inicialização automática) e roda continuamente até que você encerre a sessão. Se por alguma razão não estiver rodando, a monitoração dos alarmes não irá ocorrer e o KAlarm não irá mostrar ou executar nenhum alarme.

Iniciando o servidor de alarmes

Para iniciar o servidor de alarmes, você poderá tanto rodar o KAlarm no seu modo gráfico padrão (isto é sem usar nenhum parâmetro da linha de comando além do --tray), ativar os alarmes com o menu do ícone da bandeja do sistema do KAlarm, reiniciar o servidor tal como é descrito abaixo, ou você pode rodar o servidor de alarmes diretamente a partir da linha de comando:

% kalarmd

Reiniciando o servidor de alarmes

Também é possível reiniciar o servidor de alarmes sem pará-lo. A reinicialização faz com que o servidor de alarmes leia novamente a lista das mensagens agendadas do arquivo de calendário e reinicialize os dados relacionados com o KAlarm.

Porque eu precisaria reiniciar o servidor de alarmes? Não é uma ocorrência muito provável mas, se por alguma razão, o KAlarm não foi capaz de se executar quando o servidor de alarmes lhe indicou para disparar um alarme, este alarme nunca será mostrado ou executado até que o servidor de alarmes seja reinicializado ou reiniciado.

Dica

A reinicialização inicia o servidor de alarmes se ele não estiver já em execução.

Para reinciar o servidor de alarmes, você pode tanto usar a opção do menu Ações->Atualizar os Alarmes ou digitar o seguinte comando:

% kalarm --reset

Parando o servidor de alarmes

Parar o servidor de alarmes irá impedir as monitorações posteriores das mensagens de alarmes agendadas, até que o servidor seja reiniciado.

Para interromper o servidor de alarmes, digite o seguinte comando:

% kalarm --stop
Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 6. Guia de Programador do KAlarm
Guia de Programador do KAlarm
Anterior
Próxima

Capítulo 6. Guia de Programador do KAlarm

O KAlarm oferece uma interface para permitir às outras aplicações solicitarem as seguintes funções:

  • agendar um novo alarme

  • disparar ou cancelar um alarme já agendado

  • cancelar um alarme já agendado

  • disparar um alarme já agendado

Cada uma das funções acima está implementada através de uma chamada de DCOP e através da linha de comando. As chamadas do DCOP deverão ser usadas preferencialmente se o KAlarm já estiver em execução.

Interface DCOP

As chamadas de DCOP descritas neste documento estão todas implementadas no objeto de DCOP do KAlarm request. A interface está definida no arquivo kalarmiface.h.

Nota

No KAlarm versão 1.2, a interface de DCOP foi completamente revisada para permitir uma chamada mais simples das funções e para estar mais em conformidade com a configuração-padrão de DCOP do KDE. A interface antiga de DCOP ainda é usada por razões de compatibilidade, mas será removida no futuro.

cancelEvent
cancelEvent

Nome

cancelEvent — cancela um alarme já agendado.

Sinopse

void cancelEvent(const QString& arquivoCalendario, const QString& idEvento)

Parâmetros

arquivoCalendario

Indica o URL do arquivo de calendário que contém o evento a ser cancelado.

idEvento

Indica o identificador único do evento a ser cancelado, tal como está armazenado no arquivoCalendario.

Descrição

O cancelEvent() é uma chamada de DCOP para cancelar o alarme indicado. O KAlarm apaga o alarme do arquivo de calendário sem mostrá-lo ou executá-lo.

Nota

O parâmetro arquivoCalendario só é usado para a verificação da integridade: se o URL não se referir ao arquivo de calendário padrão do KAlarm, o pedido será ignorado.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

triggerEvent
triggerEvent

Nome

triggerEvent — dispara um alarme já agendado.

Sinopse

void triggerEvent(const QString& arquivoCalendario, const QString& idEvento)

Parâmetros

arquivoCalendario

Indica o URL do arquivo de calendário que contém o evento a ser disparado.

idEvento

Indica o identificador único do evento a ser disparado, tal como está armazenado no arquivoCalendario.

Descrição

O triggerEvent() é uma chamada de DCOP para disparar o alarme indicado (independentemente da hora para que foi agendado). O KAlarm obtém o alarme do arquivo de calendário e depois mostra-o ou executa-o.

Se o alarme já tiver sido disparado, o KAlarm irá então remover todas as ocorrências agendadas do alarme até à hora atual e, se não existirem mais repetições do alarme, ele é removido do arquivo do calendário. Se ainda não chegou a sua hora, as suas ocorrências agendadas são deixadas sem alterações.

Nota

O parâmetro arquivoCalendario só é usado para a verificação da integridade: se o URL não se referir ao arquivo de calendário padrão do KAlarm, o pedido será ignorado.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

handleEvent
handleEvent

Nome

handleEvent — dispara ou cancela um alarme já agendado.

Sinopse

void handleEvent(const QString& arquivoCalendario, const QString& idEvento)

Parâmetros

arquivoCalendario

Indica o URL do arquivo de calendário que contém o evento a ser apresentado/executado ou cancelado.

idEvento

Indica o identificador único do evento a ser apresentado/executado ou cancelado, tal como está armazenado no arquivoCalendario.

Descrição

O handleEvent() é uma chamada de DCOP para apresentar/executar ou cancelar o alarme indicado. O KAlarm obtém o alarme do arquivo de calendário e depois determina a ação a tomar, dependendo se o alarme já foi disparado ou não.

  • Se ainda não chegou a hora do alarme, não acontece nada.

  • Se chegou a hora do alarme, ele atua como se segue. Se a opção de cancelamento em caso de atraso estiver ativa e o alarme estiver atrasado, isto é a hora agendada para o alarme já passou além do período de cancelamento posterior, o KAlarm não mostra nem executa o alarme; caso contrário, o KAlarm mostra ou executa o alarme. Se não existirem mais repetições do alarme agendadas, o KAlarm remove então o alarme do arquivo de calendário.

Nota

O parâmetro arquivoCalendario só é usado para a verificação da integridade: se o URL não se referir ao arquivo de calendário padrão do KAlarm, o pedido será ignorado.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

scheduleMessage
scheduleMessage

Nome

scheduleMessage — agenda uma nova mensagem de alarme.

Sinopse

bool scheduleMessage(const QString& mensagem,
                     const QString& dataHora,
                     int cancelamentoPosterior,
                     int opcoes, 
                     const QString& fundo, 
                     const QString& texto, 
                     const QString& fonte, 
                     const KURL& urlAudio, 
                     int lembrete, 
                     const QString& recorrencia,
                     int intervaloRepeticaoSimples, 
                     int numeroRepeticaoSimples)
bool scheduleMessage(const QString& mensagem, 
                     const QString& dataHora, 
                     int cancelamentoPosterior, int opcoes, 
                     const QString& fundo, 
                     const QString& texto, 
                     const QString& fonte, 
                     const KURL& urlAudio, 
                     int lembrete, 
                     int tipoRecorrencia, 
                     int intervaloRecorrencia, 
                     int numeroRecorrencias)
bool scheduleMessage(const QString& mensagem, 
                     const QString& dataHora, 
                     int cancelamentoPosterior, 
                     int opcoes, 
                     const QString& fundo, 
                     const QString& texto, 
                     const QString& fonte, 
                     const KURL& urlAudio, 
                     int lembrete, 
                     int tipoRecorrencia, 
                     int intervaloRecorrencia, 
                     const QString& dataHoraFim)

Parâmetros

mensagem

Indica o texto da mensagem a agendar.

dataHora

Indica a data agendada, ou data e hora, que a mensagem será apresentada. Para um alarme apenas de data, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DD” (tal como é devolvido pelo QDate::toString(Qt::ISODate)). Para um alarme com data e hora, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DDTHH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QDateTime::toString(Qt::ISODate)) ou em “HH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QTime::toString(Qt::ISODate)). Se não for indicada nenhuma data, é usada a data de hoje. Lembre-se que o valor dos segundos é ignorado.

lateCancel

Faz com que o alarme seja cancelado se não puder ser disparado dentro do número de minutos indicado após a hora agendada para o alarme. Se o valor for igual a 0, o alarme não será cancelado, independentemente de quão atrasado estiver.

opções

Indica o OU lógico das opções desejadas para o alarme. Os bits das opções são os que estão definidos na classe KAlarmIface do kalarmiface.h. Repare que nem todos os bits de opções se aplicam aos alarmes de mensagens.

fundo

Define a cor de fundo para mostrar a mensagem. O texto poderá estar no formato “#RRGGBB” (tal como é devolvido pelo QColor::name()) onde o RR, GG and BB são valores de dois dígitos hexadecimais para o vermelho, verde e azul. Em alternativa, o texto poderá ser um nome da base de dados de cores do X, por exemplored” ou “steelblue”. Configure o texto como vazio para indicar a cor de fundo padrão.

texto

Define a cor do texto para mostrar a mensagem. O formato do texto é o mesmo que o do bgColor ou, em alternativa, poderá ser vazio para usar a cor de texto padrão.

fonte

Define a fonte usada para mostrar a mensagem. O formato do texto é o devolvido pelo QFont::toString(). Coloque o texto vazio para usar a fonte padrão para as mensagens, no momento em que a mensagem for apresentada.

urlAudio

Indica o nome ou URL do arquivo de áudio a ser tocado quando for mostrada a mensagem. Coloque o valor vazio se não for para tocar nenhum arquivo de áudio.

lembrete

Indica o número de minutos de avanço em relação ao alarme principal e a cada uma das suas repetições (se existirem) no qual será mostrado um alarme de lembrete. Indique 0 se não for necessário nenhum lembrete.

recorrência

Indica uma recorrência normal para o alarme, usando a sintaxe do iCalendar que está definida no RFC2445. Por exemplo, “FREQ=MONTHLY;COUNT=4;INTERVAL=3;BYDAY=-1MO” deverá indicar 4 repetições trimestrais na última Segunda-Feira do mês). Para um alarme não repetitivo, indique uma cadeia de caracteres vazia.

recorrência

Define o tipo de recorrência do alarme. Os valores permitidos são o MINUTELY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY, YEARLY. Estes estão definidos na classe KAlarmIface em kalarmiface.h. As recorrências mensais são do tipo do dia do mês e as recorrências anuais são do tipo da data do ano, com a data obtida, em ambos os casos, a partir do parâmetro dataHora.

intervaloRecorrencia

Indica o número de períodos (minutos/dias/semanas/meses/anos, tal como é indicado no tipoRecorrencia) entre repetições do alarme.

numeroRecorrencias

Indica o número de vezes que o alarme deverá ser repetido. Indique -1 para repetir o alarme indefinidamente.

dataHoraFim

Define a data ou data/hora final para as recorrências do alarme. Se o dataHora incluir uma hora, este parâmetro também precisa incluir uma hora; se o dataHora contiver apenas uma data, este parâmetro deverá também conter uma data.

intervaloRepeticaoSimples

Indica o número de minutos entre repetições simples do alarme. Indique 0 no caso de não desejar uma repetição simples.

numeroRepeticoesSimples

Define o número de repetições simples do alarme, incluindo a ocorrência inicial.

Descrição

O scheduleMessage() é uma chamada de DCOP para agendar a mensagem de alarme fornecida para a data e hora indicadas. Ela possui três formas. A forma mais geral permite a indicação de uma recorrência arbitrária para ser especificada - use também estas para os alarmes não-repetitivos. As outras formas oferecem um acesso conveniente a um conjunto restrito de tipos de recorrências de alarmes, uma para uma quantidade de repetições e a outra até uma hora de fim.

Se a hora agendada (incluindo as repetições) já tiver passado, o KAlarm mostra imediatamente a mensagem ou (a menos que o cancelamentoPosterior esteja ativo e indique que já é muito tarde para mostrar o alarme), ignora o pedido. Se a hora agendada (ou a da repetição) for no futuro, o KAlarm adiciona a mensagem de alarme ao arquivo do calendário para mostrar posteriormente.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

scheduleFile
scheduleFile

Nome

scheduleFile — agendar um novo alarme que mostra o conteúdo de um arquivo de texto ou de imagem.

Sinopse

bool scheduleFile(const KURL& URL,
                  const QString& dataHora,
                  int cancelamentoPosterior,
                  int opcoes,
                  const QString& fundo,
                  const KURL& urlAudio,
                  int lembrete,
                  const QString& recorrencia,
                  int intervaloRepeticaoSimples, 
                  int numeroRepeticoesSimples)
bool scheduleFile(const KURL& URL,
                  const QString& dataHora,
                  int cancelamentoPosterior,
                  int opcoes,
                  const QString& fundo,
                  const KURL& urlAudio,
                  int lembrete,
                  int tipoRecorrencia,
                  int intervaloRecorrencia,
                  int numeroRecorrencias)
bool scheduleFile(const KURL& URL,
                  const QString& dataHora,
                  int cancelamentoPosterior,
                  int opcoes,
                  const QString& fundo,
                  const KURL& urlAudio,
                  int lembrete,
                  int tipoRecorrencia,
                  int intervaloRecorrencia,
                  const QString& dataHoraFim)

Parâmetros

URL

Indica o nome ou o URL de um arquivo de texto ou imagem cujo conteúdo seja apresentado na mensagem a ser agendada.

dataHora

Indica a data agendada, ou data e hora, a que o arquivo será apresentado. Para um alarme apenas de data, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DD” (tal como é devolvido pelo QDate::toString(Qt::ISODate)). Para um alarme com data e hora, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DDTHH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QDateTime::toString(Qt::ISODate)) ou em “HH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QTime::toString(Qt::ISODate)). Se não for indicada nenhuma data, é usada a data de hoje. Lembre-se que o valor dos segundos é ignorado.

lateCancel

Faz com que o alarme seja cancelado se não puder ser disparado dentro do número de minutos indicado após a hora agendada para o alarme. Se o valor for igual a 0, o alarme não será cancelado, independentemente de quão atrasado estiver.

opções

Indica o OU lógico das opções desejadas para o alarme. Os bits das opções são os que estão definidos na classe KAlaramIface do kalarmiface.h. Repare que nem todos os bits de aplicam aos alarmes de arquivos.

fundo

Define a cor de fundo para mostrar o arquivo. O texto poderá estar no formato “#RRGGBB” (tal como é devolvido pelo QColor::name()) onde o RR, GG and BB são valores de dois dígitos hexadecimais para o vermelho, verde e azul. Em alternativa, o texto poderá ser um nome da base de dados de cores do X, por exemplored” ou “steelblue”. Configure o texto vazio para indicar a cor de fundo padrão.

urlAudio

Indica o nome ou URL do arquivo de áudio a ser tocado quando for mostrado o arquivo. Configure o valor null se não for para tocar nenhum arquivo de áudio.

lembrete

Indica o número de minutos de avanço em relação ao alarme principal e a cada uma das suas repetições (se existirem) no qual será mostrado um alarme de lembrete. Indique 0 se não for necessário nenhum lembrete.

recorrência

Indica uma recorrência normal para o alarme, usando a sintaxe do iCalendar que está definida no RFC2445. Por exemplo, “FREQ=MONTHLY;COUNT=4;INTERVAL=3;BYDAY=-1MO” deverá indicar 4 repetições trimestrais na última Segunda-Feira do mês). Para um alarme não repetitivo, indique uma cadeia de caracteres vazia.

recorrência

Define o tipo de recorrência do alarme. Os valores permitidos são o MINUTELY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY, YEARLY. Estes estão definidos na classe KAlarmIface em kalarmiface.h. As recorrências mensais são do tipo do dia do mês e as recorrências anuais são do tipo da data do ano, com a data obtida, em ambos os casos, a partir do parâmetro dataHora.

intervaloRecorrencia

Indica o número de períodos (minutos/dias/semanas/meses/anos, tal como é indicado no tipoRecorrencia) entre repetições do alarme.

numeroRecorrencias

Indica o número de vezes que o alarme deverá ser repetido. Indique -1 para repetir o alarme indefinidamente.

dataHoraFim

Define a data ou data/hora final para as recorrências do alarme. Se o dataHora incluir uma hora, este parâmetro também precisa incluir uma hora; se o dataHora contiver apenas uma data, este parâmetro deverá também conter uma data.

intervaloRepeticaoSimples

Indica o número de minutos entre repetições simples do alarme. Indique 0 no caso de não desejar uma repetição simples.

numeroRepeticoesSimples

Define o número de repetições simples do alarme, incluindo a ocorrência inicial.

Descrição

O scheduleFile() é uma chamada de DCOP para agendar o arquivo de texto ou de imagem para a data e hora indicadas. Além de indicar o nome ou URL de um arquivo e omitir a cor do texto, a sua utilização é idêntica à do scheduleMessage - veja a descrição dessa função para mais detalhes.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

scheduleCommand
scheduleCommand

Nome

scheduleCommand — agenda um novo alarme que executa um determinado comando.

Sinopse

bool scheduleCommand(const QString& linhaComando,
                     const QString& dataHora,
                     int cancelamentoPosterior,
                     int opcoes,
                     const QString& recorrencia,
                     int intervaloRepeticaoSimples, 
                     int numeroRepeticoesSimples)
bool scheduleCommand(const QString& linhaComando,
                     const QString& dataHora,
                     int cancelamentoPosterior,
                     int opcoes,
                     int tipoRecorrencia,
                     int intervaloRecorrencia,
                     int numeroRecorrencias)
bool scheduleCommand(const QString& linhaComando,
                     const QString& dataHora,
                     int cancelamentoPosterior,
                     int opcoes,
                     int tipoRecorrencia,
                     int intervaloRecorrencia,
                     const QString& dataHoraFim)

Parâmetros

linhaComando

Indica a linha de comando cuja execução será agendada.

dataHora

Indica a data agendada, ou data e hora, a que o comando será executado. Para um alarme apenas de data, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DD” (tal como é devolvido pelo QDate::toString(Qt::ISODate)). Para um alarme com data e hora, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DDTHH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QDateTime::toString(Qt::ISODate)) ou em “HH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QTime::toString(Qt::ISODate)). Se não for indicada nenhuma data, é usada a data de hoje. Lembre-se que o valor dos segundos é ignorado.

lateCancel

Faz com que o alarme seja cancelado se não puder ser disparado dentro do número de minutos indicado após a hora agendada para o alarme. Se o valor for igual a 0, o alarme não será cancelado, independentemente de quão atrasado estiver.

opções

Indica o OU lógico das opções desejadas para o alarme. Os bits das opções são os que estão definidos na classe KAlarmIface do kalarmiface.h. Repare que nem todos os bits se aplicam aos alarmes de comandos.

recorrência

Indica uma recorrência normal para o alarme, usando a sintaxe do iCalendar que está definida no RFC2445. Por exemplo, “FREQ=MONTHLY;COUNT=4;INTERVAL=3;BYDAY=-1MO” deverá indicar 4 repetições trimestrais na última Segunda-Feira do mês). Para um alarme não repetitivo, indique uma cadeia de caracteres vazia.

recorrência

Define o tipo de recorrência do alarme. Os valores permitidos são o MINUTELY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY, YEARLY. Estes estão definidos na classe KAlarmIface em kalarmiface.h. As recorrências mensais são do tipo do dia do mês e as recorrências anuais são do tipo da data do ano, com a data obtida, em ambos os casos, a partir do parâmetro dataHora.

intervaloRecorrencia

Indica o número de períodos (minutos/dias/semanas/meses/anos, tal como é indicado no tipoRecorrencia) entre repetições do alarme.

numeroRecorrencias

Indica o número de vezes que o alarme deverá ser repetido. Indique -1 para repetir o alarme indefinidamente.

dataHoraFim

Define a data ou data/hora final para as recorrências do alarme. Se o dataHora incluir uma hora, este parâmetro também precisa incluir uma hora; se o dataHora contiver apenas uma data, este parâmetro deverá também conter uma data.

intervaloRepeticaoSimples

Indica o número de minutos entre repetições simples do alarme. Indique 0 no caso de não desejar uma repetição simples.

numeroRepeticoesSimples

Define o número de repetições simples do alarme, incluindo a ocorrência inicial.

Descrição

O scheduleCommand() é uma chamada de DCOP para agendar o comando de console para ser executado na data e hora indicadas. Além de indicar uma linha de comando e de omitir a cor do texto e o parâmetro do arquivo de áudio, a sua utilização é idêntica à do scheduleMessage - veja a descrição dessa função para mais detalhes.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

scheduleEmail
scheduleEmail

Nome

scheduleEmail — agenda um novo alarme que envia uma mensagem de e-mail.

Sinopse

bool scheduleEmail(const QString& De,
                   const QString& enderecos,
                   const QString& assunto,
                   const QString& mensagem,
                   const QString& anexos,
                   const QString& dataHora,
                   int cancelamentoPosterior,
                   int opcoes,
                   const QString& recorrencia,
                   int intervaloRepeticaoSimples, 
                   int numeroRepeticoesSimples)
bool scheduleEmail(const QString& De,
                   const QString& enderecos,
                   const QString& assunto,
                   const QString& mensagem,
                   const QString& anexos,
                   const QString& dataHora,
                   int cancelamentoPosterior,
                   int opcoes,
                   int tipoRecorrencia,
                   int intervaloRecorrencia,
                   int numeroRecorrencias)
bool scheduleEmail(const QString& De,
                   const QString& enderecos,
                   const QString& assunto,
                   const QString& mensagem,
                   const QString& anexos,
                   const QString& dataHora,
                   int cancelamentoPosterior, 
                   nt opcoes,
                   int tipoRecorrencia,
                   int intervaloRecorrencia,
                   const QString& horaFim)

Parâmetros

De

A identidade do KMail a ser usada como remetente do e-mail Se estiver vazio, o endereço do remetente do e-mail será o configurado nas preferências de E-mail do KAlarm.

enderecos

Uma lista separada por vírgulas de endereços de e-mail dos destinatários.

assunto

Indica a linha de assunto da mensagem de e-mail.

mensagem

Indica o conteúdo da mensagem do e-mail.

anexos

Uma lista separada por vírgulas de URLs de arquivos a enviar como anexos dos e-mails.

dataHora

Indica a data agendada, ou data e hora, a que a mensagem de e-mail será enviada. Para um alarme apenas de data, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DD” (tal como é devolvido pelo QDate::toString(Qt::ISODate)). Para um alarme com data e hora, o texto deverá estar no formato “AAAA-MM-DDTHH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QDateTime::toString(Qt::ISODate)) ou em “HH:MM[:SS]” (tal como é devolvido pelo QTime::toString(Qt::ISODate)). Se não for indicada nenhuma data, é usada a data de hoje. Lembre-se que o valor dos segundos é ignorado.

lateCancel

Faz com que o alarme seja cancelado se não puder ser disparado dentro do número de minutos indicado após a hora agendada para o alarme. Se o valor for igual a 0, o alarme não será cancelado, independentemente de quão atrasado estiver.

opções

Indica o OU lógico das opções desejadas para o alarme. Os bits das opções são os que estão definidos na classe KAlarmIface do kalarmiface.h. Repare que nem todos os bits se aplicam aos alarmes por e-mail.

recorrência

Indica uma recorrência normal para o alarme, usando a sintaxe do iCalendar que está definida no RFC2445. Por exemplo, “FREQ=MONTHLY;COUNT=4;INTERVAL=3;BYDAY=-1MO” deverá indicar 4 repetições trimestrais na última Segunda-Feira do mês). Para um alarme não repetitivo, indique uma cadeia de caracteres vazia.

recorrência

Define o tipo de recorrência do alarme. Os valores permitidos são o MINUTELY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY, YEARLY. Estes estão definidos na classe KAlarmIface em kalarmiface.h. As recorrências mensais são do tipo do dia do mês e as recorrências anuais são do tipo da data do ano, com a data obtida, em ambos os casos, a partir do parâmetro dataHora.

intervaloRecorrencia

Indica o número de períodos (minutos/dias/semanas/meses/anos, tal como é indicado no tipoRecorrencia) entre repetições do alarme.

numeroRecorrencias

Indica o número de vezes que o alarme deverá ser repetido. Indique -1 para repetir o alarme indefinidamente.

dataHoraFim

Define a data ou data/hora final para as recorrências do alarme. Se o dataHora incluir uma hora, este parâmetro também precisa incluir uma hora; se o dataHora contiver apenas uma data, este parâmetro deverá também conter uma data.

intervaloRepeticaoSimples

Indica o número de minutos entre repetições simples do alarme. Indique 0 no caso de não desejar uma repetição simples.

numeroRepeticoesSimples

Define o número de repetições simples do alarme, incluindo a ocorrência inicial.

Descrição

O scheduleEmail() é uma chamada de DCOP para agendar o envio da mensagem de e-mail na data e hora indicadas. Além de indicar o cabeçalho e o conteúdo da mensagem de e-mail e de omitir a cor do texto e o parâmetro do arquivo de áudio, a sua utilização é idêntica à do scheduleMessage - veja a descrição dessa função para mais detalhes.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Interface de linha de comando
Interface de linha de comando

Interface de linha de comando

As opções da linha de comando são disponibilizadas para permitir aos outros programas (como o servidor de alarmes) iniciarem o KAlarm se ainda não estiver rodando, para que possam disparar ou cancelar os alarmes agendados ou ainda para agendar alarmes novos. A razão para usar as opções da linha de comando para este fim é que, se o KAlarm fosse iniciado sem nenhum parâmetro de linha de comando e lhe fossem então enviados pedidos de DCOP, ele iria iniciar no seu modo gráfico padrão, o que é claramente indesejável para um pedido entre programas.

Nota

Os programas deverão verificar primeiro se o KAlarm já está rodando; se estiver, então aí deverão usar chamadas de DCOP para efetuar essas operações.

As opções da linha de comando para agendar um alarme novo são as descritas no capítulo sobre a Operação com a linha de comando. As opções para disparar e cancelar os alarmes agendados são as seguintes:

Nota

Os usuários normais poderão também, se o desejarem, usar estas opções da linha de comando (assumindo que podem passar a informação dos parâmetros necessários).

OpçãoDescrição
--calendarURL urlUsa o arquivo do calendário com o URL indicado. Esta opção só é usada para a verificação de integridade: se o URL não fizer referência ao arquivo de calendário padrão do KAlarm, o pedido será ignorado.
--cancelEvent idEventoCancela o evento com o identificador indicado.
--triggerEvent idEventoDispara o evento com o identificador indicado. A ação tomada é a mesma da chamada de DCOP triggerEvent().
--handleEvent idEventoDispara ou cancela o evento com o identificador indicado. O KAlarm determina a ação a tomar da mesma forma que é usada na chamada de DCOP handleEvent().

O --cancelEvent, o --triggerEvent e o --handleEvent são mutuamente exclusivos. O --calendarURL é opcional, mas só pode ser usado com uma das três opções referidas.

Exemplos:

% kalarm --triggerEvent KAlarm-387486299.702 --calendarURL file:/home/zaphod/hydra.ics
% kalarm --cancelEvent KAlarm-388886299.793


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 7. Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Anterior
Próxima

Capítulo 7. Perguntas e Respostas

Este documento pode ter sido atualizado depois da sua instalação. Você pode encontrar a última versão em http://docs.kde.org/current/kdepim/.

7.1. O que é o servidor de alarmes?
7.2. Que arquivos de configuração o KAlarm utiliza?
7.3. Quais os arquivos de configuração que o servidor de alarmes usa?
7.4. Em que formato os alarmes são guardados?
7.5. Quais são os nomes das aplicações KAlarm e do servidor de alarmes?
7.1.

O que é o servidor de alarmes?

O servidor de alarmes é uma aplicação que roda em segundo plano, monitorando os alarmes e dizendo ao KAlarm para dispará-los quando chegar a sua hora.

7.2.

Que arquivos de configuração o KAlarm utiliza?

O arquivo $KDEHOME/share/config/kalarmrc contém as suas preferências do KAlarm.

O arquivo do calendário que guarda os seus alarmes pendentes é o $KDEHOME/share/apps/kalarm/calendar.ics, a menos que seja indicado um arquivo diferente no arquivo de preferências com a entrada Calendar na seção General.

O arquivo do calendário que guarda os seus alarmes expirados é o $KDEHOME/share/apps/kalarm/expired.ics, a menos que seja indicado um arquivo diferente no arquivo de preferências.

O arquivo do calendário que guarda os seus modelos de alarmes é o $KDEHOME/share/apps/kalarm/template.ics, a menos que seja indicado um arquivo diferente no arquivo de preferências.

Os detalhes dos alarmes que estão visíveias atualmente são guardados no arquivo de calendário $KDEHOME/share/apps/kalarm/displaying.ics.

7.3.

Quais os arquivos de configuração que o servidor de alarmes usa?

O arquivo $KDEHOME/share/config/kalarmdrc guarda as suas preferências do servidor de alarmes.

7.4.

Em que formato os alarmes são guardados?

Os arquivos de calendário nos quais o KAlarm guarda seus alarmes são arquivos texto cujo formato está definido pelo documento RFC2445 - Especificação de Objeto Base para Agenda e Calendário da Internet (iCalendar). Este é o formato padrão usado por todos aplicativos do kdepim. O KAlarm usa algumas propriedades não-padrão no componente Alarme, de acordo com o RFC2445: X-KDE-KALARM-TYPE, X-KDE-KALARM-FONTCOLOR, X-KDE-KALARM-VOLUME, X-KDE-KALARM-KMAILID.

7.5.

Quais são os nomes das aplicações KAlarm e do servidor de alarmes?

O nome da aplicação KAlarm é kalarm, e o nome da aplicação do servidor de alarmes é kalarmd.

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Capítulo 8. Créditos e Licença
Créditos e Licença
Anterior
Próxima

Capítulo 8. Créditos e Licença

KAlarm

Direitos autorais do programa 2001, 2002, 2003, 2004 David Jarvie

Autores do servidor de alarmes:

  • Preston Brown

  • David Jarvie

  • Cornelius Schumacher

Direitos autorais da documentação 2001, 2002, 2003, 2004 David Jarvie

Tradução de Marcus Gama

Os agradecimentos vão para o autor da aplicação KAlarm do KDE1, o Stefan Nikolaus , que permitiu gentilmente o uso do KAlarm nesta aplicação do KDE2/KDE3.

Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.

Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Apêndice A. Instalação
Instalação
Anterior
Próxima

Apêndice A. Instalação

Como obter o KAlarm

O KAlarm faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.

O KAlarm pode ser encontrado no pacote kdepim no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.

O KAlarm está disponível para o KDE2 e como pacote autônomo para o KDE3 em http://www.astrojar.org.uk/linux/kalarm.html

Requisitos
Requisitos

Requisitos

O KAlarm precisa das bibliotecas padrão do KDE instaladas (o pacote kdelibs). Para compilar o código-fonte, também precisa dos pacotes de desenvolvimento do Qt™ e das kdelibs. O pacote de desenvolvimento do X11, se estiver presente, é usado para aumentar a possibilidade do KAlarm funcionar no KDE sem uma bandeja do sistema.

O KAlarm usa cerca de 12 Mb e o servidor de alarmes usa aproximadamente 2,5 Mb de memória para rodar, mas isto poderá variar de acordo com a sua plataforma e configuração.

Você poderá encontrar uma lista das alterações no arquivo ChangeLog ou em http://www.astrojar.org.uk/linux/kalarm.html.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Compilação e instalação
Compilação e instalação

Compilação e instalação

Se não conseguir encontrar um pacote binário adequado, irá necessitar de compilar você mesmo o KAlarm a partir dos arquivos de código. Obtenha o pacote do código-fonte kdepim-x.x.tar.bz2 ou o kalarm-x.x.tar.bz2 (ou algo do género), dependendo se deseja instalar o kdepim ou apenas o KAlarm. Descomprima-o numa nova pasta com um comando do tipo tar xvfj pacote.tar.bz2 e entre na pasta que foi criada.

Para compilar e instalar o KAlarm sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de KAlarm:

% ./configure
% make
% make install

Uma vez que o KAlarm usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.

Nota

Se tiver mais de uma versão do KDE instalada (por exemplo, o KDE2 e o KDE3), isso poderá fazer com que o KAlarm seja instalado na pasta errada do KDE. Se necessário, você poderá indicar a pasta do KDE como um parâmetro do ./configure. Por exemplo, se o seu KDE estiver instalado em /opt/kde2:

./configure --prefix=/opt/kde2

Atenção

Se você instalar o KAlarm em uma pasta diferente da que o KDE está instalado, ele não rodará corretamente a menos que você torne esta localização conhecida para o KDE. Para fazer isto, você deve prefixar a variável de ambiente KDEDIRS com a localização do KAlarm, toda vez que for iniciar o KDE.

Por exemplo, se o KDE estiver instalado em /opt/kde, KDEDIRS deve normalmente estar configurado para /etc/opt/kde:/opt/kde. Se você instalar o KAlarm em /usr/local, você deve configurar o KDEDIRS para /usr/local:/etc/opt/kde:/opt/kde antes de iniciar o KDE.

A versão autônoma do KAlarm tem uma opção de configuração especial que lhe permite selecionar quais os idiomas da documentação instalar, indicando um código do idioma ou uma lista de códigos de idiomas como parâmetro do ./configure. Por padrão, é instalada a documentação em todas os idiomas disponíveis. Está disponível uma lista com os idiomas da documentação incluídas no pacote, em conjunto com os seus códigos, no arquivo DOC-LANGUAGES. Lembre-se que isto não fará efeito na escolha das traduções das interfaces do usuário que são instaladas. Por exemplo, para instalar apenas a documentação em Francês e Português Brasileiro:

./configure --enable-doc-language="fr pt_BR"

Observe que esta opção não tem efeito em qual tradução de interface com o usuário será instalada.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Configuração
Configuração

Configuração

Não é necessária nenhuma configuração em especial para configurar o KAlarm para rodar no ambiente de trabalho do KDE. Logo que tenha executado o KAlarm pela primeira vez, o servidor de alarmes irá iniciar sempre que você iniciar uma sessão, para poder monitorar os alarmes agendados.

Para rodar o KAlarm num ambiente de trabalho não-KDE, o requisito principal é garantir que o servidor de alarmes é rodado automaticamente sempre que você iniciar uma sessão. Você poderá obter instruções mais detalhadas no arquivo INSTALL que é distribuído com o KAlarm.



Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Anterior
Próxima
Principal


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team

Próxima
 


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team