Copyright © 1999-2000 Jonathan Singer
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O KHexEdit é um editor de hexadecimal para o ambiente do KDE.
Índice
O KHexEdit é um editor para os dados brutos dos arquivos binários. Ele inclui as funcionalidades de procura e substituição, favoritos, várias opções de configuração, o suporte para arrastar e soltar, assim como outras funcionalidades poderosas.
Digite khexedit
numa linha de comando ou selecione o item no menu no .
As opções normais da linha de comando para o Qt™ e o KDE estão disponíveis e podem ser listadas digitando khexedit
. --help
As outras opções da linha de comando são:
- abre o arquivo indicado<arquivo>
--offset
<posição>
salta para a posição <posição>
no arquivo aberto.
A janela principal do KHexEdit possui os seguintes componentes: a barra de menu, a barra de ferramentas, a coluna de posição, a janela de edição de dados, o campo de texto, a barra de procura, o campo de conversão e a barra de estado.
Quando um documento está aberto, os bytes são mostrados no formato hexadecimal na janela de edição de dados. Os dados podem ser editados, cortados, copiados, colados arrastados e soltos como acontece com o texto normal num editor ou num processador de texto. O cursor marca a posição atual. Clicar na tecla de Insert muda entre o modo de sobreposição e o de inserção de texto. Os dados também poderão ser mostrados em octal, binário ou em decimal, escolhendo o formato desejado no menu .
A coluna de posição à esquerda indica a posição de um byte no arquivo. O campo de texto à direita mostra a codificação em ASCII do arquivo. A posição do cursor e a edição na janela de edição de dados são refletidas no campo de texto. Este pode também ser editado, e essas alterações são refletidas na janela de edição de dados.
A barra de pesquisa permite ao usuário procurar por um determinado valor -- seja hexadecimal, octal, binário, decimal ou texto.
O campo de conversão mostra o valor do byte na posição do cursor numa variedade de bases. Ele também mostra o valor de todos os tipos de dados padrão que começam no cursor.
Podem ser abertos vários documentos ao mesmo tempo mas somente um poderá estar ativo. Use o menu para selecionar qual documento estará ativo.
Repare que a maioria dos comandos do menu também possuem um atalho do teclado.
Abre um novo arquivo.
Abrir um arquivo existente.
Insere um arquivo existente no documento atual.
Escolhe o arquivo a abrir numa lista com os últimos arquivos abertos.
Retorna o documento editado para o último estado salvo.
Salva o documento.
Salva o documento com um nome novo.
Fecha o documento atual.
Imprime o documento atual.
Exporta o documento selecionado ou um pedaço do mesmo.
Abre um diálogo com estas opções:
Texto simples, tabela de HTML, texto formatado (RTF) ou vetor em C. Use a página Opções para selecionar os detalhes para um vetor em C ou uma tabela em HTML.
O arquivo para o qual os dados serão exportados
Seleciona quais os dados a exportar -- o documento inteiro, a parte selecionada ou o intervalo entre duas posições indicadas.
Pára a operação atual
Configura os privilégios de escrita:
Quando estiver assinalado, as alterações não poderão ser feitas no arquivo apresentado.
Quando estiver desligado, os bytes em particular poderão ser alterados mas o número total de bytes não.
Abre a uma janela adicional do KHexEdit
Fecha a janela atual do KHexEdit
Fecha todas as janelas do KHexEdit
Desfaz a última ação.
Refaz a última ação desfeita.
Corta o texto selecionado atualmente e copia-o para a área de transferência.
Copia o texto selecionado para a área de transferência.
Insere o texto cortado ou copiado a partir da área de transferência.
Algumas variantes do e do :
: Copia os bytes selecionados como caracteres em ASCII.
.
Seleciona o documento inteiro.
Deseleciona o documento inteiro.
Procura um padrão especificado no documento. Poderão ser procurados padrões em hexadecimal, decimal, octal, binário ou em texto.
As opções da janela permitem-lhe indicar o ponto inicial, a direção e o intervalo da busca.
Procura a próxima instância do padrão do .
Procura a instância anterior do padrão do .
Substitui o padrão de procura com outro padrão diferente.
Move o cursor para uma posição indicada.
Introduz uma sequência específica de bytes.
As opções da janela permitem-lhe definir o tamanho do padrão, o seu formato (hexadecimal, decimal, octal, binário ou texto) e o ponto de inserção.
Se o Repetir o padrão estiver assinalado, o padrão indicado será repetido até atingir o valor definido no Tamanho.
As primeiras cinco opções selecionam o formato apresentado na janela de edição de dados: hexadecimal, decimal, octal, binário ou texto. Quando é selecionada a visualização em texto, o campo de texto extra não é apresentado.
Alterna a apresentação da coluna de posição.
Alterna a apresentação do campo de texto.
Quando definido, todas as posições são mostradas e interpretadas como números em decimal em vez de hexadecimal.
Quando assinalado, os dígitos em hexadecimal dos dados são mostrados em maiúsculas.
Quando assinalado, os dígitos em hexadecimal no campo de posição são mostrados em maiúsculas.
Seleciona a codificação usada para a visualização no campo de texto. As codificações alternativas como o EBCDIC e o ASCII de 7 bits podem ser usadas. Codificações adicionais podem ser adicionadas pelo usuário (embora ainda não estejam implementadas).
Marca uma localização dentro do documento.
Poderão ser marcados vários favoritos para um único documento. Cada documento tem o seu próprio conjunto de favoritos e o conjunto apropriado é mostrado no fundo do menu de quando um documento é selecionado. Seleccione um favorito para ir para ele.
Limpa um favorito existente na posição atual do cursor. Será aberta uma janela com a lista dos favoritos disponíveis; selecione o que deseja alterar.
Remove um favorito existente. Será aberta uma lista com os favoritos disponíveis; selecione nela o favorito que deseja remover.
Limpa a lista de favoritos.
Move o cursor para o próximo favorito.
Move o cursor para o favorito anterior.
Localiza o texto em ASCII nos dados. O tamanho mínimo do texto, a distinção de maiúsculas ou minúsculas e o padrão de correspondência podem ser indicados.
Efetua uma operação binária nos dados. A operação (E, OU, ROTAÇÃO...) e o operando podem ser indicados na janela. As opções a marcar na janela permitem que a operação seja limitada a determinados bytes ou à região antes ou depois do cursor.
Abre uma lista com valores e os seus equivalentes em ASCII e introduz o valor selecionado no cursor.
Insira um valor em qualquer um dos campos e veja o seu equivalente em hexadecimal, decimal, octal, binário ou texto. Uma opção permite a visualização do valor no cursor alternativamente.
Mostra a frequência da ocorrência de valores no documento.
Alterna a visibilidade da barra de ferramentas abaixo do menu.
Alterna a visibilidade da barra de estado
Alterna a visualização da localização completa do arquivo na barra do título
Muda a visibilidade das páginas para todos os documentos atuais. O seletor de página pode ser visível acima ou abaixo da janela de edição, ou poderá estar oculto. Você poderá achar as páginas mais úteis do que o menu de documentos para mudar de um para outro.
Muda a visibilidade do campo de conversão de valores. Pode estar incorporado na janela principal, passar a uma janela flutuante ou ser oculto.
Muda a visibilidade da barra de procura de valores. Pode estar visível acima ou abaixo da janela de edição, ou ainda estar oculta.
Salva o estado atual das opções.
Altera estas opções:
Tamanho da linha e da coluna (em bytes). Eles podem ser definidos separadamente para diferentes modos. Um número fixo de bytes por linha, bloquear a coluna no fim de linha. As linhas de grade entre as linhas e as colunas. A largura dos campos separadores, o espaçamento e as margens.
A taxa de intermitência e a forma do cursor. O comportamento do cursor quando a janela deixa de estar em primeiro plano.
O nome da fonte, o estilo e o tamanho. O caractere usado para mostrar os caracteres não visíveis no campo de texto.
Todas as cores no KHexEdit poderão ser personalizadas, incluindo as linhas e colunas pares e ímpares, os favoritos, os separadores e as linhas de grade. A única exceção é a cor da seleção, que utiliza a configuração do Centro de Controle do KDE.
A abertura do último, ou de todos os últimos documentos recentes na inicialização. A reposição da posição do cursor. A ativação da proteção de escrita por padrão. A criação de uma cópia de segurança ao salvar os arquivos. A gravação da lista dos “Documentos Recentes” ao sair. A lista dos “Documentos Recentes” pode também ser limpa nesta janela.
A cópia automática, após a seleção, para a área de transferência. A inicialização no modo de inserção, em vez do modo de sobreposição. A necessidade de confirmação para voltar ao início ou ao fim da linha nas procuras. Os saltos do cursor para o byte mais próximo quando se move no modo binário. A ocorrência de um som ao digitar dados ou quando ocorre um erro fatal. A apresentação dos favoritos na coluna de posição e nos campos de edição. A notificação quando o número de páginas imprimíveis excede um limite pré-definido. O número máximo de execuções do Desfazer.
Invoca a ajuda do KDE, iniciando a ajuda do KHexEdit.
Muda o cursor do mouse para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Clicando nos itens do KHexEdit você irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) explicando a função do item.
Abre a janela para Reportar Falhas onde você pode relatar uma falha ou “sugerir” uma funcionalidade.
Isto irá mostrar a versão da aplicação e as informações do autor.
Isto mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
A barra de ferramentas contém ícones para os seguintes comandos:
(Exceto para o Arrastar documento e para Alternar a proteção de escrita, todos se comportam de forma idêntica ao comando do menu).
Arrastar o documento -- Clique neste botão e arraste para um arquivo de texto ou para uma nova janela do KHexEdit.
Novo
Abrir
Reverter
Salvar
Imprimir
Procurar
Procurar Próximo
Procurar Anterior
Cortar
Copiar
Colar
Desfazer
Refazer
Cancelar Operação
Ajuda
..e à direita da barra de ferramentas..
Alternar a proteção de escrita - muda entre os modos apenas para leitura e o de leitura/escrita.
A barra de procura é usada para localizar um determinado valor no documento. Insira um valor no campo, selecione a representação desejada (hexadecimal, octal, binária, decimal ou texto) e clique no botão . Clique no botão Para trás para procurar para trás, a partir do cursor, ou assinale o Ignorar a capitalização para uma procura de texto sem distinção de maiúsculas ou minúsculas. Clique no botão à direita da barra (X) para ocultar a barra de procura; vá para no menu de para restaurá-la.
O campo de conversão mostra os valores dos vários tipos de dados no byte selecionado. Para os tipos de 8 bits, mostra o valor do byte sob o cursor; para os tipos maiores, mostra o valor que começa nesse byte. A coluna mais à direita mostra as várias codificações do byte atual. As opções no campo de conversão são:
Quando está assinalado, faz com que os tipos com vários bytes seja calculados usando o método 'little-endian' usado pelos processadores x86 e Alpha. Neste esquema, o primeiro byte representa a parte menos significativa do valor. (0a 4e = 0x4e0a = 19978). Quando estiver desligado, os tipos de vários bytes são calculados com o método 'big-endian' usado pelos processadores PowerPC e Sparc. (0a 4e = 0x0a4e = 2638)
Quando assinalado, faz com que os tipos sem sinal sejam mostrados em hexadecimal, em vez de ser em decimal.
Indica o número de bits usados para calcular os valores nos campos acima.
A barra de estado mostra a seguinte informação:
Quando não estiver nada selecionado, este campo mostra a opção de codificação usada. (Veja em -> para mais informações sobre a codificação). O ponto de início e o tamanho da seleção são mostrados.
Um !
nesta zona indica que o arquivo foi modificado.
Indica se os valores introduzidos pelo teclado são introduzidos na posição do cursor (INS) ou se sobrepõem os dados que começam no cursor (SOB). Use a tecla Insert para alternar entre os dois modos.
Mostra o tamanho total do documento atual.
Indica a posição do cursor no documento.
Indica se a janela de edição de dados está mostrando os valores em hexadecimal, octal, binário, decimal ou texto. Mude de modos com o menu Ver.
Indica se o documento pode ser editado (RW) ou se está apenas aberto para leitura (R). Mude entre modos com o botão do lado direito da barra de ferramentas ou com o comando no menu .
KHexEdit
Direitos Autorais do Programa 1999-2000 Espen Sand (espensa AT online.no)
Contribuições:
Leon Lessing (leon AT irlabs.com)
Craig Graham (c_graham AT hinge.mistral.co.uk)
Dima Rogozin (dima AT mercury.co.il)
Edward Livingstone-Blade (sbcs AT bigfoot.com)
Direitos Autorais da Documentação 2000 Jonathan Singer (jsinger AT leeta.net)
Tradução de Marcus Gama(marcus_gama AT uol.com.br)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O KHexEdit faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O KHexEdit pode ser encontrado no pacote kdeutils no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para compilar e instalar o KHexEdit sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de KHexEdit:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o KHexEdit usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team